Ir ao conteúdo

HD SSD 40 Gb para WIN e HD Caviar Blue para o resto

Daniel D. Rodrigues

Posts recomendados

Postado

Tenho a intenção de montar um novo PC de alto desempenho. Tive a idéi de comprar um HD SSD de 40 Gb por uns R$400,00 (Link do Mercado Livre) para instalar o Windows e demais programas, exceto jogos. Como eu tenho uma partição aqui de 46 Gb pro Windows e programas, que usa apenas 26 Gb, então acho que deve dar.

Aí pensei em comprar dois HD Caviar Blue de 320 Gb cada (R$140 cada) e fazer um RAID 0 de 640 Gb pra instalar arquivos de leitura (MP3, vídeo, docs) e jogos.

Vocês acham que o sistema ganha com isso? A ideia é boa?

Eu penso em gastar até R$700 com armazenamento. Tem alguma outra sugestão? Eu quero velocidade. Porque HD é gargalo né...

--- EDIT ---

É melhor 4x Caviar Blue em Raid 0 ou um SSD + 2x Raid 0?

Postado
Tenho a intenção de montar um novo PC de alto desempenho. Tive a idéi de comprar um HD SSD de 40 Gb por uns R$400,00 (Link do Mercado Livre) para instalar o Windows e demais programas, exceto jogos. Como eu tenho uma partição aqui de 46 Gb pro Windows e programas, que usa apenas 26 Gb, então acho que deve dar.

Aí pensei em comprar dois HD Caviar Blue de 320 Gb cada (R$140 cada) e fazer um RAID 0 de 640 Gb pra instalar arquivos de leitura (MP3, vídeo, docs) e jogos.

Vocês acham que o sistema ganha com isso? A ideia é boa?

Eu penso em gastar até R$700 com armazenamento. Tem alguma outra sugestão? Eu quero velocidade. Porque HD é gargalo né...

--- EDIT ---

É melhor 4x Caviar Blue em Raid 0 ou um SSD + 2x Raid 0?

Você vai gastar 400 reais apenas para inicializar o win mais rápido, não vai ter espaço para instalação de muitas coisas então, tudo que instalar no caviar blue vai rodar dentro da velocidade que esse hd suporta e independente de a unidade primária ser ssd. Aconselho a comprar um hd caviar black de 1tb com essa grana na versão sata 3 (6gb sec) e uma placa mãe compatível ou até mesmo um caviar black sata 2.

Postado
Você vai gastar 400 reais apenas para inicializar o win mais rápido, não vai ter espaço para instalação de muitas coisas então, tudo que instalar no caviar blue vai rodar dentro da velocidade que esse hd suporta e independente de a unidade primária ser ssd. Aconselho a comprar um hd caviar black de 1tb com essa grana na versão sata 3 (6gb sec) e uma placa mãe compatível ou até mesmo um caviar black sata 2.

Mas DOIS Caviar Blue em RAID 0 não roda melhor que UM Caviar Black?

Postado

Roda sim amigo, eu particularmente, iria com 4xCaviar Blue.

O preco dos SSD aqui no brasil é muito alto ainda, nao vale a pena, na minha opiniao, eu tenho aqui 2xCavier Green de 1tb e tenho um read de 180mb/s, sendo que o read na maioria dos SSD é de 200mb/s

agora imagine 4xcaviar blue(que é melhor que o green) em raid0, vai dar de 10 a 0 no SSD.

Alem do mais, com 4x caviar blue você tera mt mais espaço de armazenagem!

Postado

Se ligar dois hds iguais para fazer RAID certamente ficará muito rápido, mas, não é tanto assim não, é significativa a performance mas dois caviar blue em RAID vs caviar black sata 3 ainda aposto minha moeda no sata 3.

Depois outra, o SSD é rápido mais ainda tem alto custo certo? Isso por que ele se mostrou rápido porém ainda é muito cedo para falar de confiabilidade. Creio que se um SSD for tão confiável quanto os HDs tem sido, em 1 ou 2 anos ousaria dizer que substituiria o hd, visto que na verdade, fabricar um dispositivo SSD é muito mais fácil que um HD, só é caro por que ainda não tem grande demanda.

Mas resumindo, qualquer das opções que escolher vai deixar tudo muito rápido, eu particularmente prefiro um caviar black ou até mesmo fazer raid em 2 caviar black do que 2 ou 4 caviar blue ou um ssd.

Acho até, que com 2 caviar black sata 3, fica uma velocidade tremenda e um custo bem menor.

Postado
Se ligar dois hds iguais para fazer RAID certamente ficará muito rápido, mas, não é tanto assim não, é significativa a performance mas dois caviar blue em RAID vs caviar black sata 3 ainda aposto minha moeda no sata 3.

Depois outra, o SSD é rápido mais ainda tem alto custo certo? Isso por que ele se mostrou rápido porém ainda é muito cedo para falar de confiabilidade. Creio que se um SSD for tão confiável quanto os HDs tem sido, em 1 ou 2 anos ousaria dizer que substituiria o hd, visto que na verdade, fabricar um dispositivo SSD é muito mais fácil que um HD, só é caro por que ainda não tem grande demanda.

Mas resumindo, qualquer das opções que escolher vai deixar tudo muito rápido, eu particularmente prefiro um caviar black ou até mesmo fazer raid em 2 caviar black do que 2 ou 4 caviar blue ou um ssd.

Acho até, que com 2 caviar black sata 3, fica uma velocidade tremenda e um custo bem menor.

É claro que um raid0 de caviar black sata 3 seria melhor, mas ele nao possui uma placa-mãe que suporte sata 3, a placa dele só suporta sata 2, logo um raid0 com 4xcaviar blue ou black, seria a melhor opcao em termos de perfomance.

Postado
É claro que um raid0 de caviar black sata 3 seria melhor, mas ele nao possui uma placa-mãe que suporte sata 3, a placa dele só suporta sata 2, logo um raid0 com 4xcaviar blue ou black, seria a melhor opcao em termos de perfomance.

Ele não precisa possuir uma placa que suporte sata 3, basta um adaptador... A ECS já tem pra venda um adaptador que pluga no pci ex 1x, essa plaquinha tem um chip controlador sata 3 que permite chegar a 6gbs, eu não sei mas me parece que funciona em qualquer placa mãe, em todo caso, obviamente outros fabricantes já devem ter esse produto, basta pesquisar.

Postado

Na verdade eu vou usar numa ECS A890GXM-A que suporta SATA 3 sim.

Vou desistir dos SSDs, vou de RAID 0 mesmo, só preciso escolher o HD. A questão pra mim é velocidade, porque espaço não preciso. Pra mim 320 Gb tá bom demais. Na verdade acho que gostaria de no máximo uns 500 Gb, pra poder ripar muitos filmes e guardar no micro, pois não gosto de mídias, faço tudo pelo PC (música, vídeo etc).

Eu tinha escolhido esse aqui:

Western Digital Caviar Blue (WD3200AAJS, cada: 320 Gb, 8 Mb cache, SATA2, 7200 rpm)

Porque tá por R$140,00.

Se tivesse de capacidade menor que 320 pra botar logo 4x HDs melhor, só tenho receio de que os de capacidade menor não tenham tanto desempenho assim.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...