Ir ao conteúdo

Faz alguma diferença dividir em alto falantes específicos para cada frequencia ?

Posts recomendados

Postado

Faz alguma diferença dividir em alto falantes específicos para cada frequencia , ou seja um tweeter, um subwoofer, em vez de usarum falante coaxial ou triaxial? eu obtenho mais qualidade do que um triaxial dividindo o som apenas em subwoofer e tweeter?se é a coisa , numtriaxial temos 3 falantes , um para baixo, outropara medios e outros para agudos, certo? e se eu for usar um sistema individual para cada frequencia uso u sub woofer para graves , um tweeters para medios , e um super tweeter para mais agudos , certostem alguma diferença se eu usar um triaxial , que seria um 3 em 1 ?:huh:

• Coordenador
Postado

Colega Light Knider, por mim, isso é só uma questão de espaço!, não tem muita diferença não!...

Aguarde outras opiniões!...

Postado

Gosto pessoal: Geralmente esses falantes responde bem ao médios e agudos, ai faz diferença um sub. Twteer separado só se for de papel, mas ai pra mim já é preciosismo.

• Membro VIP
Postado
Faz alguma diferença dividir em alto falantes específicos para cada frequencia , ou seja um tweeter, um subwoofer, em vez de usarum falante coaxial ou triaxial? eu obtenho mais qualidade do que um triaxial dividindo o som apenas em subwoofer e tweeter?se é a coisa , numtriaxial temos 3 falantes , um para baixo, outropara medios e outros para agudos, certo? e se eu for usar um sistema individual para cada frequencia uso u sub woofer para graves , um tweeters para medios , e um super tweeter para mais agudos , certostem alguma diferença se eu usar um triaxial , que seria um 3 em 1 ?:huh:

Bom pra mim faz diferença, imagina se você colocar um capacitor de 2,2 X 250V num woofer de 15" o som ia ficar horrível ou se ligar um amplificador só para graves num driver de corneta ele vai tocar 30 segundo e ja vai queimar, se fosse um falante pra tocar tudo não teria, woofer, subwoofer, mid-bass, tweeter, midrange, etc; bom na verdade existe um falante que consegui repoduzir todas as frequência (na verdade ele tenta mais não consegui fazer 100%) esses falante são chamado de full-range.

Ele são um falante comum com um cone de papel na frente que parece um tweeter, mais a qualidade dele é inferior a um coaxial, etc; o unico bom dele é o custo que é baixo ele é indicado para som ambiente, igreja, bar, etc; esses tipo de lugar que não precisa de muita qualidade de som.

Fostex-FE206E-Speakers.jpg

E a diferença de um coaxial ou triaxial para um kit duas vias tem sim, e kit você percebe a diferença quando você instala o tweeter no lugar certo ou na porta virado pra você ou em cima do painel.

Com o Kit os medios ficão mais fieis, mais qualidades principalmente instalado com amplificador.

Três em um seria a junção do woofer, midrange e tweeter.

speakers-glossary-3way.jpg

por favor, não comparem esses mids com um subwoofer de verdade

você nunca vai ter o SPL de um sub num mid

Depende se colocar os dois com a mesma potencia e colocar o sub pra tocar só graves e o mid recebendo só medio ambos recebendo a mesma potencia e os dois falante com a mesma sensibilidade e tamanho do cone vai ficar o mesmo spl; é claro que o mid não vai conseguir fazer o carro vibrar porque ele não foi feito para isso.

Abs Frederico

Postado
Ele são um falante comum com um cone de papel na frente que parece um tweeter

Na verdade esse "cone" é um difusor. Freqüencias mais baixas tendem a ser direcionais e o difusor tenta espalhá-lo pelo ambiente ;)

Postado
Bom pra mim faz diferença, imagina se você colocar um capacitor de 2,2 X 250V num woofer de 15" o som ia ficar horrível ou se ligar um amplificador só para graves num driver de corneta ele vai tocar 30 segundo e ja vai queimar, se fosse um falante pra tocar tudo não teria, woofer, subwoofer, mid-bass, tweeter, midrange, etc; bom na verdade existe um falante que consegui repoduzir todas as frequência (na verdade ele tenta mais não consegui fazer 100%) esses falante são chamado de full-range.

Ele são um falante comum com um cone de papel na frente que parece um tweeter, mais a qualidade dele é inferior a um coaxial, etc; o unico bom dele é o custo que é baixo ele é indicado para som ambiente, igreja, bar, etc; esses tipo de lugar que não precisa de muita qualidade de som.

Fostex-FE206E-Speakers.jpg

E a diferença de um coaxial ou triaxial para um kit duas vias tem sim, e kit você percebe a diferença quando você instala o tweeter no lugar certo ou na porta virado pra você ou em cima do painel.

Com o Kit os medios ficão mais fieis, mais qualidades principalmente instalado com amplificador.

Três em um seria a junção do woofer, midrange e tweeter.

speakers-glossary-3way.jpg

Depende se colocar os dois com a mesma potencia e colocar o sub pra tocar só graves e o mid recebendo só medio ambos recebendo a mesma potencia e os dois falante com a mesma sensibilidade e tamanho do cone vai ficar o mesmo spl; é claro que o mid não vai conseguir fazer o carro vibrar porque ele não foi feito para isso.

Abs Frederico

Oi pessoal !

Sobre esse vibrar ...aqui em casa tem uma caixa amplificada que eu pensava que era 400 watts rms mas é pmpo:p,mas ela ficava sempre em cima de uma mesa que era pequena só cabia ela em cima, e diz a lenda que uma vez o som tava tão alto que ela caiu lá de cima:eek:,isso é possível ?Se com a mesma spl e potência um tweeter não vibra, isto está mais relacionando com o que?com quantos watts ou spl um woofer de 12 vibraria tanto ?

Valeu Abraços !

• mês depois...
Postado
Oi pessoal !

Sobre esse vibrar ...aqui em casa tem uma caixa amplificada que eu pensava que era 400 watts rms mas é pmpo:p,mas ela ficava sempre em cima de uma mesa que era pequena só cabia ela em cima, e diz a lenda que uma vez o som tava tão alto que ela caiu lá de cima:eek:,isso é possível ?Se com a mesma spl e potência um tweeter não vibra, isto está mais relacionando com o que?com quantos watts ou spl um woofer de 12 vibraria tanto ?

Valeu Abraços !

Um tweeter tem 3 polegadas no maximo, a vibração dele é muito pequena em comparação a um subwoofer de 15 polegadas por exemplo, o espaço percorrido pelo cone do subwoofer de 15 polegadas é muito maior do que a do tweeter

Teste com seu braço, mecha ele para cima e para baixo rapidamente, veja o efeito disso no resto do seu corpo, agora faça o mesmo com o seu dedo, é basicamente a mesma coisa, é por isso que um woofer vibra, um subwoofer vibra mais ainda e um tweeter quase nao vibra

ps. quanto mais baixa a frequencia maior e mais lento é a distancia percorrida pelo cone e quanto maior a frequencia menor e mais rápido é esse trajeto, por isso o subwoofer vai vibrar mais que o woofer

Postado

depende onde Você vai ultiliza-los,se for num carro ,por exemplo,pode usar um triaxial,mas se for em som grande,temos que usar um crossover e potências separadas e alto-falantes específicos;)

valeu!!!!!

• 3 semanas depois...
Postado

isso chama-se divisão de frequencias,no audio profissional usavamos o crossover,atualmente usamos processadores digitais, o ganho tanto de potencia como de qualidade é evidente,se possível tente dividir em pelo menos 4 tipos de frequencias,grave até 100 hz médio grave até uns 1 khz, médios até uns 4 khz e os agudos até os 20 khz ,é claro que essas frequencias podem se comportar de maneira diferente a cada hambiente por isso,deve se fazer antes um alinhamento do sistema e verificar se as caixas estão com resposta plana.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!