Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle por Bluetooth


NiseLemos

Posts recomendados

Oi gente!

Estou querendo montar um circuito de um carrinho com um controle por computador via Bluetooth, porém eu não encontro nada falando de circuitos parecidos. Como eu faço um transmissor e um receptor? Quanto a parte eletrônica está tranquilo.

:confused:

Se alguém já tiver a programação do microcontrolador também ajuda...:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NiseLemos, você vai precisar de bastante conhecimento em eletrônica pra fazer isso, sem falar do conhecimento do hardware do PC e programação em Assembly e C ANSI...

Eu tenho um robo que tem essa funcionalidade, inclusive ele tem uma câmera que eu consigo ver por onde ele está indo.

Mas pra você ter uma ideia, esse robo utiliza um Freescale com núcleo ARM9, linux embarcado e por aí vai.

Eu sei que dá pra fazer isso até com um microcontrolador de 8 bits, mas aí vai exigir mais conhecimento ainda...

Não estou querendo te desanimar, mas você tem uma longa estrada para percorrer. Espero que você já tenha traçado boa parte dela, porque eu ainda estou derrapando nas curvas. hehehe

Abraços,

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou mesmo decidida a fazer esse carrinho. Vai ser difícil, é verdade, mas ninguém aprende fazendo só o que é fácil ^_^... A parte de eletrônica e mecânica é mais tranquila pra mim, alguns professores meus vão até me ajudar com isso, mas eu nunca mexi com Bluetooth, esse é o problema... x.x

Será que não teria como você dar algumas dicas ou sites que ensinam...

brigadinha...:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso.. é simples.. Não é complicado não. A parte da comunicação pelo menos. A parte do controle do carrinho vai depender da complexidade do que voce quer. Mas serio a comunicação é bem simples com o equipamento certo.

Veja esse link: LINK

O que esse modulo faz é criar uma conexão serial através da porta bluetooth. porém para o usuario essa conexão é transparente. O que voce enviar no modulo via serial, voce recebe no outro lado via seria. As unicas restições são que a solda é SMD e que o modulo funciona em 3.3V. Fora isso é bem simples. Ele é reconfiguravel usando comandos AT.

Existem alguns desses que ja vendem em par, que ja são configurados para criarem uma ponte serial. Nesse caso, voce realmente nem vai diferenciar entre uma porta serial e uma conexão bluetooth. Teoricamente ele tambem tem uma porta USB nele. Eu nunca usei essa porta.

Se você quiser implementar o modulo bluetooth inteiro que nem o gracula falou dai ja passa um pouco dos meus conhecimentos atuais. Nunca implementei um.

Outro problema obviamente é o preço. Esse site eu so mandei como exmplo. Ate na Sparkfun voce acha um exemplo dele. O problema no caso é que apesar do peçco dele ser relativamente baixo, o frete normalemnte mata, e os impostos.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é LVTTL (3.3V) voce precisaria de um MAX3232 para conecta-lo ao computador. Sim ele é bem util hehe. Ainda mais para pessoas que nem eu. Eu ate implementaria na mão um modulo bluetooth. O que eu me enroscaria seria o projeto da antena. Admito que nunca projetei uma. Pra fazer uma bem feita o casamento de impedancias tem que sair direitinho.. e isso não me arrisco haha. como você fez?

Se alguem precisar de um par desses ja configurado eu tenho um sobrando em casa. O que me mato nesse par foi que eu comprei eles do meu fornecedor na china junto com uns Quickswitches para montar um cartão com interface PCI e acabei levando uma facada da receita haha. E eu nem tinha como pedir revisão porque eu precisava dos CIs com urgencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...