Ir ao conteúdo

Processadores para Autocad

DHENNY

Posts recomendados

Postado

Boa Noite!Gostaria de saber qual o melhor processador para o autocad,o Core i5 ou o AMD Phenom II Quad Core P 920.Eles estão nos modelos dv4-2080 e o dv6-3080 da HP.Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Boa Noite!Gostaria de saber qual o melhor processador para o autocad,o Core i5 ou o AMD Phenom II Quad Core P 920.Eles estão nos modelos dv4-2080 e o dv6-3080 da HP.Obrigado.

Boa tarde, amigo!

Não tenho certeza absoluta se a versão do autocad que você usa já possui trabalho multi-tarefa. Se possuir, especificamente para o autocad o AMD se sairá melhor, pois são núcleos reais e isto traz mais robustez na divisão de tarefas. Caso não seja, então o intel será uma melhor opção, pois seu clock é mais elevado(ele tem 2.26 contra 1.6 do AMD) e ainda tem o turbo, que apesar de aumentar pouco (de 2.26 para 2.53Ghz) já é alguma diferença.

Nas demais aplicações do windows você sentirá mais velocidade, neste caso, com o intel.

Abraços.

Postado

Muito obrigado.Hausak, pela resposta ,que já me ajudou.Não possuo o autocad ainda pois o notebbok será para uma estudante de desenho industrial,provavelmente não será a versão mais recente,porque seria muito cara.porém sua resposta me foi muito útil.

muito obrigado,amiga Dhenny:)

• 2 meses depois...
Postado

já vi o pessoal perguntar muito sobre tais programas e são poucos os testes, porém, como já afirmaram corretamente acima, quanto mais otimizado é o programa para usar de modo eficiente mais núcleos os processadores multinucleares estão ganhando desempenho crescente.

tanto que os X6 em alguns testes alcançam o i7-980X e, em outros, ficam pouca coisa atrás do i7-975EE e ainda ganhando do i7-860

X6 tem ótimo custo benefício apresentando ganho crescente com aplicaçoes otimizadas.

pesquisa ae q acha.

Postado

Para essas coisas é sempre melhor procurar nos fórum do fabricante do software, neste caso a Autodesk.

Um exemplo:

http://forums.autodesk.com/t5/Hardware/New-Computer-Specs/m-p/2757275

Pelo visto AutoCAD usa apenas um núcleo do CPU para quase tudo, exceto para rendering.

Postado
pois é na render q os testes enfocam, talvez pra outras coisas nao há o q fazer e os antigos processadores monocore já são suficientes faz tempo

Por que antigos CPUs single-core já são suficientes faz tempo? AutoCAD agora é um programa leve? Se o programa não usa mais de um núcleo então ele é automaticamente um programa leve que não precisa de mais desempenho?

Se a maior parte do AutoCAD, que é um programa pesado, é single-threaded, e rendering não é o que a maioria dos usuários de AutoCAD passam a maior parte do tempo fazendo, então isso mostra que o objetivo desse gráfico, que foca apenas em rendering, é ajudar a vender computador (como ocorre na maioria dos sites de "reviews").

Postado
Por que antigos CPUs single-core já são suficientes faz tempo? AutoCAD agora é um programa leve? Se o programa não usa mais de um núcleo então ele é automaticamente um programa leve que não precisa de mais desempenho?

Se a maior parte do AutoCAD, que é um programa pesado, é single-threaded, e rendering não é o que a maioria dos usuários de AutoCAD passam a maior parte do tempo fazendo, então isso mostra que o objetivo desse gráfico, que foca apenas em rendering, é ajudar a vender computador (como ocorre na maioria dos sites de "reviews").

rapaz, nao é q eu me lembrei de ter usado há muito tempo um autocad num pc meu q já foi jogado no lixo faz uns anos, e sabe qual era a máquina? Pentium 166@200MHz-MMX com 16MiB EDO (video ATI Range3D com 2MiB EDO VRAM).

pois é, instalou e rodou, claro q o programa na época devia ser bem compativel com os equipamentos q tinhamos e eu só dei uma olhada, achei meio complexo e chato pra caramba, ele traçava umas linhas do objeto q se pretendia desenhar com uma pancada de parâmetros q nem me recordava, achei tão massante q nem me lembrava mais q fuçei nesse troço :lol:

então é possivel q eles otimizassem muito pouco dessa parte leve do programa (ele nao renderizava a imagem, era um tipo de arame ou linhas formando o objeto), então qualquer processador de 2GHz (ou um pouco menos) vai ter bom desempenho, a menos de alguns parametros a mais q tenham feito ou aquela coisa de estarem desenvolvendo um software numa plataforma potente sem verificar se está otimizado pode comprometer o desempenho em outras máquinas, por exemplo se estiverem desenvolvendo ele num processador de 4GHz com uma placa de video 4x mais rápida q as do mercado por ai, então vamo ter problemas, mas no geral nao é lá essas coisas nao, pelo menos a versao antiga nao era estão absurda assim e já dava pra executar uma tarefa e tanto, era famoso e raro ver alguém dominando o autocad mesmo pelos engenheiros, inclusive um cara q conheci tava querendo aprender autocad e era engenheiro formado.

bem q eu achei esse programa semelhante a um antigo q usei quando me forneceram o cdrom dele, mas eu nao lembrava se o nome era esse mesmo, olha só. :rolleyes:

Postado

Compare o tamanho dos projetos que eram feitos num CPU de 166MHz e 16MB de RAM com o que é possível num CPU de 3GHz e 8GB de RAM. E creio que o AutoCAD também tenha evoluído nos últimos 15 anos...

E ao autor do tópico: pegue um notebook com uma tela razoavelmente grande e com CPU de 2GHz ou mais. Dentre os que você listou, o com Phenom tem tela maior mas o CPU tem apenas 1.6GHz, enquanto o outro tem tela menor mas um i5 2.26GHz que seria mais rápido em quase tudo.

Dependendo do seu caso, um segundo monitor seria mais interessante para o AutoCAD do que os detalhes do processador.

EDIT: A Whipthread faz o AutoCAD usar apenas o segundo núcleo, e o segundo núcleo é usado apenas para display (ou seja, mal é usado).

Postado
Multi-CPU and multithreading systems are used by AutoCAD also for other operations, e.g. for the mental ray rendering (2007 and higher), background publishing, xref loading, or for background loading of .NET Framework.

As outras operações são, via de regra, bem menos demoradas e portanto desconsideráveis para o run-time total do aplicativo.

Outro macete é setar o process affinity pelo Windows, para evitar que os software do background (anti-virus, navegador, etc.) tomem ciclos de relógio do Autocad.

Postado
As outras operações são, via de regra, bem menos demoradas e portanto desconsideráveis para o run-time total do aplicativo.

Via de regra? Programa pesado então são só os multi-threaded?

Melhor citar a própria Autodesk mesmo:

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/dl/item?linkID=9240617&id=15224826&siteID=123112

Outro macete é setar o process affinity pelo Windows, para evitar que os software do background (anti-virus, navegador, etc.) tomem ciclos de relógio do Autocad.
O SO já distribui as tarefas.
Postado
Compare o tamanho dos projetos que eram feitos num CPU de 166MHz e 16MB de RAM com o que é possível num CPU de 3GHz e 8GB de RAM. E creio que o AutoCAD também tenha evoluído nos últimos 15 anos...

Sim, evoluiu demais... o projeto mais complexo que se fazia há anos nesse computador com um Autocad R14 hoje um notebook caro deve engasgar com o 2011 :)...

Autocad 2D depende muito da versão, do tamanho dos projetos e dos recursos utilizados, dependendo do que você quiser fazer até um Celeron D dá conta. Mas em projetos grandes é aconselhável ter uma máquina razoável, com o máximo de memória, em primeiro lugar, e bastante performance single-threaded, em segundo. Drivers decentes de GPU também ajudam. Mas o maior benefício para produtividade é mesmo tamanho de monitor. Quanto maior melhor, falando sério... muita resolução ajuda, mas tamanho ajuda ainda mais.

Isso tudo não é requerido para rodar, você pode fazê-lo em quase qualquer carroça com monitor de 14 polegadas, mas o problema é que usar uma carroça para trabalhar não é lá muito inteligente de sua parte e de seu empregador e vai comer sua produtividade rapidamente.

Outra coisa, um Core i5 430-M contra um Phenom P920 é uma disputa complicada para o Phenom mesmo em aplicações multi-threaded...

O SO já distribui as tarefas.

Se você tem 4 núcleos e um SO mais antigo, pode ser melhor não confiar muito na distribuição de tarefas dele para um programa que não passa do segundo núcleo como o AutoCAD.

Postado

Ou pesquise no site do próprio fabricante do software...

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/dl/item?linkID=9240617&id=15224826&siteID=123112

Issue

You are using a computer with a multi-core processor, and you have noticed that the acad.exe process does not use 100% of your available CPU resources. You want to know if AutoCAD supports multi-core processors.

Solution

AutoCAD only supports multi-core technology in a couple of very specific areas of the product, including:

In order to fully benefit from multi-core processors, you need to use multi-threaded software and AutoCAD is predominatley a single-threaded application.

A CPU-intensive operation that uses 100% of the resources of a single-core processor will only use a maximum of 50% of the CPU for that same operation on a dual-core computer, and only 6% of each CPU on a 16-core computer. This is shown in the following image:

ts1095807_01.jpg

Due to the lack of multi-threading, AutoCAD is not capable of using more than 50% of the CPU on a dual-core computer, so there is no significant performance gain over a single CPU computer except for the areas noted above.

Applies to:

AutoCAD® 2011

AutoCAD® 2010

AutoCAD® Architecture 2011

AutoCAD® Architecture 2010

AutoCAD® Civil 2011

AutoCAD® Civil 2010

AutoCAD® Civil 3D® 2011

AutoCAD® Civil 3D® 2010

AutoCAD® ecscad 2011

AutoCAD® ecscad 2010

AutoCAD® Electrical 2011

AutoCAD® Electrical 2010

AutoCAD® Map 3D 2011

AutoCAD® Map 3D 2010

AutoCAD® Mechanical 2011

AutoCAD® Mechanical 2010

AutoCAD® MEP 2011

AutoCAD® MEP 2010

AutoCAD® P&ID 2011

AutoCAD® P&ID 2010

AutoCAD® Plant 3D 2011

AutoCAD® Plant 3D 2010

• Membro VIP
Postado
Sim, evoluiu demais... o projeto mais complexo que se fazia há anos nesse computador com um Autocad R14 hoje um notebook caro deve engasgar com o 2011 :)...

É... Tem empresas que se superam... Nesse caso, como anda a concorrência?

Postado
problema da Autodesk :D afinal, devem vender pouco pra evoluir tão (nadika) em uns 14 anos

Quer dizer então que a Autodesk vende pouco, o AutoCAD não evoluiu nada em 15 anos e paralelizar um programa como o AutoCAD é trivial...

LOL, que piada.

"como anda a concorrencia?"²

:lol:

Anda atrás da Autodesk?

jon-peddie-2009jpg1.jpg

http://frombulator.com/2010/05/cad-market-bim-market-2010-installed-base-ouch/

Por isso que eu falei que era melhor perguntar em um fórum específico para AutoCAD, porque lá não só as pessoas se atém ao tópico em questão como também têm a mínima noção do que estão falando...

Postado
Quer dizer então que a Autodesk vende pouco, o AutoCAD não evoluiu nada em 15 anos e paralelizar um programa como o AutoCAD é trivial...

A Autodesk vende muito, o AutoCAD deve ter muito mais MS ainda que a Autodesk em seu campo, e com certeza evoluiu bastante em 15 anos. Aliás, diria que o maior concorrente do AutoCAD são as versões antigas e o LT (que hoje em dia é quase a única opção para alguns usos)...

A questão não é essa, o programa tem recursos demais, atira para todos os lados, faz quase tudo que você ou qualquer outro precisar em termos de CAD (às vezes o faz de forma ruim em comparação com alternativas mais específicas, mas em geral há uma extensão que faz quase tudo que o programa já não faz)... Não dá pra criticá-los, é a forma óbvia de atender ao que o público pede, mas também é óbvio que com esse tipo de foco o programa se torna extremamente pesado, e paralelizar várias partes dele é impossível, no máximo esforços localizados.

Dito isso, regeneração 2D é uma atividade bastante interativa (a mais), diria que se for para atacar alguma parte do problema mantendo a codebase a Autodesk está agindo como deveria.

Por isso que eu falei que era melhor perguntar em um fórum específico para AutoCAD, porque lá não só as pessoas se atém ao tópico em questão como também têm a mínima noção do que estão falando...

Acho que nós já respondemos a pergunta do cara do tópico, o melhor processador é o Core i5, e até ajudamos mais, dando algumas informações extras... de resto, já viu fóruns que mantém o tópico?

• Membro VIP
Postado
A questão não é essa, o programa tem recursos demais, atira para todos os lados, faz quase tudo que você ou qualquer outro precisar em termos de CAD (às vezes o faz de forma ruim em comparação com alternativas mais específicas, mas em geral há uma extensão que faz quase tudo que o programa já não faz)... Não dá pra criticá-los, é a forma óbvia de atender ao que o público pede, mas também é óbvio que com esse tipo de foco o programa se torna extremamente pesado, e paralelizar várias partes dele é impossível, no máximo esforços localizados.

Esse é o parágrafo mais interessante, se ficou pesado por causa dos tiros para todos os lados não dava para colocar esses tiros em outras threads?

Por mais que a tarefa básica dele seja difícil de paralelizar as versões atuais fazem bem mais que o básico e cada nova versão faz ainda mais, por que deixar a thread principal mais pesada?

Postado
Esse é o parágrafo mais interessante, se ficou pesado por causa dos tiros para todos os lados não dava para colocar esses tiros em outras threads?

Por mais que a tarefa básica dele seja difícil de paralelizar as versões atuais fazem bem mais que o básico e cada nova versão faz ainda mais, por que deixar a thread principal mais pesada?

Acho que eu não deixei bem claro. O problema não é o que as funções extras fazem, mesmo porque ninguém usa todas ao mesmo tempo, o problema é que elas existem...

Diga-se de passagem eu não estou falando isso de forma alguma de modo conclusivo: não sou programador nem nunca olhei o código do AutoCAD. Mas o fato é que é fácil perceber que quase todos os aplicativos que resolvem abraçar o mundo acabam lentos, mesmo que eles não façam muito mais trabalho do que antes, para algum uso específico... e acho que esse é o caso do AutoCAD, a cada versão os requisitos para fazer uma tarefa específica crescem rapidamente, e não consigo imaginar o que bolas está se fazendo de novo no background...

Postado
Acho que nós já respondemos a pergunta do cara do tópico, o melhor processador é o Core i5, e até ajudamos mais, dando algumas informações extras... de resto, já viu fóruns que mantém o tópico?

OK, tem razão.

Não sei, talvez seja porque se o thread principal é serial por natureza a lei de Amdahl se encarregaria de reduzir o benefício da maioria dos outros threads (essa é mais ou menos a saída da Dassault para o fato do Solidworks ser parcialmente single-threaded). Pelo visto o CATIA também é em sua maioria single-threaded (interface e rendering costuma ter threads separados, pelo visto). Ou talvez a Autodesk tenha problema semelhante ao que a Adobe teve com alguns de seus programas mais antigos (mais legado nas costas) na hora de fazer grandes modificações. Não sei.

Postado

Considerando o custo das licenças (OK, um pouco menor... por enquanto?), o fato de que boa parte do uso é exclusivamente 2D e a pouca fome por núcleos, será que não valeria a pena inventarem um "AutoCAD for Terminal Services", se é que isso já não existe, e socar um servidor rápido de 6 núcleos com uns 12 GiB de memória para cada 3-5 engenheiros? É o que fazem para EDA...

EDIT: Não existe, não é suportado, e aparentemente rodar qualquer versão do programa exceto um tal de MAP3D em qualquer tipo de máquina virtual é uma violação da EULA... ou seja, já que é para violar a EULA, melhor instalar em todas as máquinas da rede logo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...