Ir ao conteúdo

PC desliga quando jogo.

GMER

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal é a primeira vez que estou usando o fórum, sempre encontrei algo exclarecendo minhas dúvidas assim nunca precisei abrir tópico.

Mas meu caso é bem particular e vem me preocupando a meses, é o seguinte toda vez que executo algum jogo meu pc desliga, mas é um desligamento brusco.Antes de qualquer coisa vou especificar toda a minha atual configuração.

Atual Configuração:

Fonte:Corsair TX750w CMPSU-750TX

Processador:Pentium Dual-core E5200 2.5GHZ

Memória:Kingston 2GB DDR3 1333MHZ

Motherboard:Gigabyte G41MT-ES2L

HD:Samsung de 160GB

Fan:12cm de gabinete na parte traseira

Placa de Vídeo:Gtx 260 da zotac

Ok, isso é tudo que lembro no momento.O caso é que na minha configuração antiga o problema já ocorria.

Primeira configuração:

Motheboard:ASUS P5LD2-X/1333

Processador:Core 2 duo e6400 2.4GHZ

Fonte:C3 TECH generica de 500w

Memoria:2GB Kingston

VGA:EVGA Geforce 8400 gs

No começo quando comprei o pc usava normalmente em um lugar ventilado onde a temperatura do processador chegava aos 50°C mas funcionava perfeitamente, rodava Crysis no LOW sem pesamentos.

Sempre limpei as peças periodicamente e fazia verificação e desfragmentação de disco.

Um dia o pc começou a travar(congelava a tela e até o audio) não tinha como destravar e eu reiniciava, mas a cada reinicialização ele demorava menos até travar.

Tudo bem até ai, troquei o cooler do processador, formatei e levei para um quarto com ar-condicionado e parou de travar jogava fazia meus trabalhos mas de vez em quando mesmo com o ar ligado em 23°C ele travava.

Por esse tempo não me preocupei.Até que resolvi compra minha GTX 260, comprei instalei e passei a jogar com ela, mas Crysis por exemplo so rodava no médio em 1280x768 não achava isso normal mas continuei jogando até que a máquina começou a desligar de um modo estranho era assim: estava jogando normalmente sem pesar, bruscamente a tela apagava e ficava só de uma cor( ou verde,vermelho,azul) então eu reiniciava mas não ousava jogar novamente.

Achei que era a fonte genérica, tudo bem comprei a minha Corsair de 750w.

Mas o travamento persistia, não desisti e comprei a GIgabyte e um pente de memoria ddr3, instalei.

Fiquei animado só mantive a leitora, hd, gabinete, fan, cooler e processador da antiga configuração.Formatei liguei tudo certinho instalei Crysis e agora rodava no High, mas... travou, so que mudou a forma de travar, ele agora, desligava e a tela ia sumindo.

Passou a ocorrer com qualquer jogo.Sempre roda beleza até que desliga, mas o tempo que leva para apagar é inconstante as vezes é so entrar no menu outras jogo por 10min e apaga.Só não desliga se quando eu abrir o jogo e conseguir jogar, dou esc e minimizo ai ele fica ligado o tempo que for.

E quanto a temperatura já botei o gabinete aberto de frente para o ar, o processador rodou a 40°C dentro do jogo e a VGA chegou a 53°C também com o jogo sendo executado.

Olhem o desligamento:

Espero respostas qualquer, posso não ter especificado tudo então espero pergutas, por favor ajudem.

Postado

Amigo Jorno eu já formatei 3 vezes inclusive já instalei o windows7, atualmente uso o xp service pack 3, mas o travamento persiste.Quanto aos drives usei somente os que vieram junto com as peças nada de atualizações.Creio eu que o defeito não seja de software.Estou pensando na possibilidade de ser o HD, mas aparentemennte ele funciona corretamente.

Mas estou disposto a fazer o que for necessário, faz cerca de dois meses desde de que troquei as peças e formatei tudo.

Obrigado, aguardo respostas.

Postado
Esse HD de 160 é antigo? será que não é ele o causador do problema, se possível, pegue um outro HD, formate e faça um teste, ele é Sata ou IDE ?

Amigo leoleonleo o hd é um Samsung sata II comprado em 2007.

Postado

Não imagino outra coisa senão uma fonte que veio com defeito, ou você na hora de colocar a placa de vídeo forçou demais e estragou o PCIE.

Postado

A um detalhe que esqueci de citar ligo o pc direto na tomada somente uso um filtro de linha, e acho que e de boa qualidade é até de metal.

Não imagino outra coisa senão uma fonte que veio com defeito, ou você na hora de colocar a placa de vídeo forçou demais e estragou o PCIE.

Já vem ocorrenndo com duas fontes seguidas, e com duas placas mãe.Tive bastante cuidado na hora de montar, sem por força demais so encaixando e travando.

Postado
Hmm... talvez alguma oscilação na energia da sua casa mesmo. Tenta usar um estabilizador/nobreak pra ver se resolve.

Pela maior parte do tempo usei u módulo isolador estabilizador da bmi, mas o problema era o mesmo por essa razão decidi uasar direto a rede.Pois o aproveitamento da fonte e muito maior quando ligada em 220.Realmente a energia oscila um pouco.

Hmm... talvez alguma oscilação na energia da sua casa mesmo. Tenta usar um estabilizador/nobreak pra ver se resolve.

E tenho um amigo aqui próximo que usa uma 9800gt em uma fonte de 500w sem problemas, mas ele usa um modulo estabilizador.Já testamos direto na rede e rodou corretamete.

Postado

Que teoria mais furada a sua...

Só para começar Estabilizador é uma joça que não faz nada além de atrapalhar as fontes.

E ainda vai culpar uma oscilação quando a fonte dele suporta oscilações entre 90v e 264v....

Ai ai ai..... cada um que me aparece.

Postado

<><><>

Entendi que isso só ocorre durante o jogo.

Algum componente nesse teu PC não tá aguentando o serviço pesado.

Tua placa mãe não é lá essas coisas. Parece que voce coloco um V8 turbo na traseira de um Fusquinha.

As memorias tem que ser iguais em volume e frequencia. Ja vi as memórias causando esse mesmo tipo de travamento que voce descreve, principalmente se forem diferentes ou uma delas tiver defeito ...

Quando voce inicia o jogo o consumo de processamento, memória e energia dá um salto gigantesco. No meio disso tudo tá uma placa-mãe de 150 conto. Sei não heinm !!!!

<><><>

Postado
Que teoria mais furada a sua...

Só para começar Estabilizador é uma joça que não faz nada além de atrapalhar as fontes.

E ainda vai culpar uma oscilação quando a fonte dele suporta oscilações entre 90v e 264v....

Ai ai ai..... cada um que me aparece.

Amigo concordo plenamete contigo, estabilizador so atrapalha a fonte, ainda mais quado é uma ótima CORSAIR, que como li o manual suporta variações de 90-264VAC.O que é muito, até minha geladeira é menos eficiente.

<><><>

Entendi que isso só ocorre durante o jogo.

Algum componente nesse teu PC não tá aguentando o serviço pesado.

Tua placa mãe não é lá essas coisas. Parece que voce coloco um V8 turbo na traseira de um Fusquinha.

As memorias tem que ser iguais em volume e frequencia. Ja vi as memórias causando esse mesmo tipo de travamento que voce descreve, principalmente se forem diferentes ou uma delas tiver defeito ...

Quando voce inicia o jogo o consumo de processamento, memória e energia dá um salto gigantesco. No meio disso tudo tá uma placa-mãe de 150 conto. Sei não heinm !!!!

<><><>

Talvez você tenha razão, mas uso somete um pente de memória, e até mesmo em jogos levíssimos rodando no low como o HALO COMBAT EVOLVED o travamento ocorre.

valeu.

Postado
Amigo concordo plenamete contigo, estabilizador so atrapalha a fonte, ainda mais quado é uma ótima CORSAIR, que como li o manual suporta variações de 90-264VAC.O que é muito, até minha geladeira é menos eficiente.

Na verdade sua geladeira suporta bem pouca variação ;)

Talvez você tenha razão, mas uso somete um pente de memória, e até mesmo em jogos levíssimos rodando no low como o HALO COMBAT EVOLVED o travamento ocorre.

valeu.

A sua placa-mãe não é TOP, mas é boa.

Ela não deveria ter qualquer problema para tocar sua config....

Pode colocar um Core 2 Quad, 4GB de RAM e a placa de video mais TOP que conseguir que sua placa-mãe aguenta.... não existe essa de "tudo isso em uma placa-mãe de 150 conto"

Postado
Na verdade sua geladeira suporta bem pouca variação ;)

A sua placa-mãe não é TOP, mas é boa.

Ela não deveria ter qualquer problema para tocar sua config....

Pode colocar um Core 2 Quad, 4GB de RAM e a placa de video mais TOP que conseguir que sua placa-mãe aguenta.... não existe essa de "tudo isso em uma placa-mãe de 150 conto"

Penso o mesmo, pois as especificações dela não a desqualificam para nenhuma VGA, a sua única limitação é quanto a memórias, pois so suporta DDR3 1066MHZ, além de ser uma boa GIGABYTE segundo pesquisei, se fosse uma PC Chips até desconfiaria dela.

Mesmo porque no mometo não tenho condições de comprar nada melhor.E ela e bem melhor que minha velha P5LD2-X/1333, que nem g31 tinha.

Mas então qual poderia ser o problema?

Vou por uma filmagem do travamento assim que puder.

Desconfio do HD.

valeu

Postado
Olá!

vejam o vídeo do desligamento na url:

O que pode ser?

Na hora que desligou, deu um "estalo".

Ele veio do computador ou foi você batendo em algo?

Postado
Na hora que desligou, deu um "estalo".

Ele veio do computador ou foi você batendo em algo?

Foi eu tentando apoiar a máquina, não foi o pc não.Outro detalhe e que ao desligar ele não liga novamente a menos que desligue da tomada e aguarde um pouco, e a luz do teclado continua acesa após ele apagar.

Oha outro video na url:

www.youtube.com/user/YuliMazda#p/a/u/0/JVt6zvFKVoc

Postado
Foi eu tentando apoiar a máquina, não foi o pc não.Outro detalhe e que ao desligar ele não liga novamente a menos que desligue da tomada e aguarde um pouco, e a luz do teclado continua acesa após ele apagar.

Oha outro video na url:

A luz do teclado fica acesa pois a fonte ainda tem energia armazenada em seus capacitores.

Agora isso de ter que desligar da tomada e ligar novamente eu não sei o que pode ser.

Postado

Oha outro video na url:

você verificou as temperaturas dos componentes? VGA , proc, HD... nao vi você falando sobre isso no topico, pode ser que ao jogar sua VGA eskente muito e sua MB desligue

Postado
você verificou as temperaturas dos componentes? VGA , proc, HD... nao vi você falando sobre isso no topico, pode ser que ao jogar sua VGA eskente muito e sua MB desligue

A VGA bate no máximo em 67°C, o processador em 25~45°C, o HD chega a 41°C.Tem um fan de 12cm no gabinete, na parte de trás, que expulsa o ar quente de dentro do gabinete.

Olha:

Vou por novas imagens e vídeos.

valeu

Postado

voce disse que testou a fonte, tirou o estabilizador, etc... Mas não vi voce falando que testou a VGA. voce disse que tem um amigo que tem uma 9800GT, leva sua VGA para ele testar e traz a VGA dele para voce testar seu PC tambem.

• 2 semanas depois...
Postado
voce disse que testou a fonte, tirou o estabilizador, etc... Mas não vi voce falando que testou a VGA. voce disse que tem um amigo que tem uma 9800GT, leva sua VGA para ele testar e traz a VGA dele para voce testar seu PC tambem.

E voce tem razão, desculpe a demora para responder é que tive problemas com a minha internet.Assim que testar volto com os resultados.

valeu.

Postado

Bom dia amigo, tambem sou novo aqui no forum, mas se você suspeita que seja o hd, existem variso programas gratuitos que podem fazer um diagnostico no seu hd, para você ver se realmente seu hd que esta ocasionando isso, ou tambem use o propio scan disk do windows

espero ter ajudado

Postado

Mas uma vez um rapaz trouxe uma maquina com o mesmo problema aqui, a unica diferença é que era uma 9800 gtx, eu não conseguia achar o problema, até que resolvi tirar a tampa que protegia o cooler da vga quando abri a minha surpresa as saidas de ar embaixo do cooler dela estavam tapadas com poeira, mas muita poeira mesmo, ela não esquentava muito mas o cooler dela meioq ue travava assim a MO reiniciava o micro.

Se não for isso da uma olhada como esta a situação da sua pSu em relação a sujeira também.

Se tudo isso estiver ok, em relação a isso deixa o micro aberto e inicializa um jogo e espera ele desligar quando isso ocorrer deixe a mão um pouco acima das memorias nao encoste nelas apenas ve se elas estão soltando um tipo de bafo quente, se estiverem são elas. Se não eu te indico a testar outra fonte e outra placa de video.

Postado
E voce tem razão, desculpe a demora para responder é que tive problemas com a minha internet.Assim que testar volto com os resultados.

valeu.

Faz o teste com outra memoria, se não puder, da uma abaixada no clock da sua pela BIOS e faz o teste, tambem se puder testar com outro HD seria bom.

Tambem experimentaria tirar a VGA e fazer uns testes com alguns jogos usando o video onboard.

Se não for isso, creio que a fonte pode ter vindo com defeito, apesar de achar díficil isso acontecer, tambem se conseguir arrumar outra fonte pra testar, melhor ainda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...