Ir ao conteúdo

Largura X Altura

wasdyn

Posts recomendados

Postado

Tenho uma dúvida que não tem a ver apenas com monitores mas com qualquer coisa que reproduza imagens: por que ultimamente tem se utilizado monitores, tvs e afins retangulares, com a largura maior do que a altura? Tem haver com o fato de nossa "visão ver" mais a largura do que a altura, para tentar nos entreter mais, nos "envolver" na cena? Qual é essa proporção (tanto a utilizada nos monitores e televisores quanto a da nossa visão - essa última não sei se é possível ser calculada)?

Desde já, obrigado?

Postado
Tenho uma dúvida que não tem a ver apenas com monitores mas com qualquer coisa que reproduza imagens: por que ultimamente tem se utilizado monitores, tvs e afins retangulares, com a largura maior do que a altura? Tem haver com o fato de nossa "visão ver" mais a largura do que a altura, para tentar nos entreter mais, nos "envolver" na cena? Qual é essa proporção (tanto a utilizada nos monitores e televisores quanto a da nossa visão - essa última não sei se é possível ser calculada)?

Desde já, obrigado?

Up!

Alguém?

• Membro VIP
Postado

As TV's/monitores hoje em dia usam a proporção 16:9 (larg.:alt).

Por motivos históricos, nossas TV's eram 4:3 e no cinema também. O cinema mudou pra 2,35:1 para se diferenciar e proporcionar um melhor campo visual (você citou isto)... Hoje as TV's estão tentando buscar este caminho. Mas dificilmente em um futuro próximo teremos Tv's 2,35:1, visto que seriam muito largas e ainda temos muita coisa sendo feita e gravada em 4:3, teria que "esticar muito" ou apenas ter um "quadrado" no meio. A tendência atual é cada vez mais serem gravados programas em 16:9 e isto permanecer um padrão até então...

Pra você ter uma ideia, aqui no Brasil, ainda muitas TV's a cabo "transformam" 16:9 em 4:3 antes de transmitir.... Por isso as faixas pretas em programas (em filmes, mesmo na TV, é outra história)....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...