Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É Verdade Que Os Modems Usr Oem


caioattili

Posts recomendados

Olá, tenho pesquisado muito sobre o assunto e gostaria de saber uma coisa:

Tenho visto muito pela Internet em vários fóruns, inclusive neste, muita gente reclamando dos modems hardmodems da U. S. Robotics de 56K PCI OEM, principalmente os modelos 2976 (3CP2976-OEM-50) e 2977 (3CP2977-OEM-50), todos dizem que seus modems não conectam a mais de 33600 bps ou algum valor próximo a este e estas mesmas pessoas, dizem que quando testam a linha com outros modens, conectam a 52000 bps.

Bem, mas eu também vi raros casos de pessoas que com estes modems, conectavam a 48000 bps, mas a grande maioria realmente só consegue se conectar a algo em torno de 33600 bps (assim como eu).

Eu gostaria de saber se estes modems são ruins ou se possuem algum tipo de incompatibilidade com as linhas telefônicas brasileiras, pois eu acho muito estranho modems conceituados como estes se conectarem a estas velocidades ridículas aqui no Brasil.

Por isso, gostaria de que todos que possuem estes modelos de modem postassem aqui uma resposta dizendo qual é a velocidade que vocês geralmente se conectam com este modem e se possível, digam também qual é o driver, Sistema Operacional e Provedor para que possamos tentar resolver este problema juntos.

Muito obrigado e conto com a compreensão de todos os participantes do fórum do Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um amigo que possui e ele disse que a conexão não é boa, pois se conecta a uns 33600 também. Eu já tive um também. Não gostei. Agradeci muito quando ele queimou, pois ainda estava na garantia, e a loja me devolveu o dinheiro, com o qual comprei um Lucent/Agere (bem melhor) que está comigo até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho o seguinte

Já tive um desses e era muito bom até empenar a placa(isto mesmo), empenou sozinha devido ao encaixe e ao tamanho dela. Mas era bom. O que sei é que tem muitos modelos que são fabricados por terceiros com chips originais e ai sim, aparecem os problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu tenho o US ROBOTICS aqui e ele conecta na maioria das vezes a 48000 algumas vezes ele pega essas velos horrendas 28000 33600 mais é difícil de acontecer isso.uso provedores gratuitos ig brfree yahoo ibest pop minha linha não tem nenhuma extensão é só o fiozão la da rua aqui pro modem quando tinha extensão piorava muito a conexão.posso dizer que meu modem é muito fresco com a linha porque se tiver um aparelho plugado nela ele já fica dando treta nas velocidades.ah tá uso o windows ME e o driver foi o q o propio windows instalou

BOA SORTE A TODOS :D

ta ai as informações sobre meu modem é o FAMOSO 2976 OEM hehe

Product ID :66297600

Model Number :2976

Serial Number :

ATI3 U.S. Robotics 56K Voice INT V5.19.1

OK

ATI7 Configuration Profile...

Product type US/Canada Internal

Product ID: 662976

Options V32bis,V.80,V.34+,x2,V.90

Fax Options Class 1/Class 2.0

Line Options Caller ID, Distinctive Ring

Voice Options Speakerphone, TAD

Clock Freq 92.0Mhz

EPROM 256k

RAM 32k

FLASH date 7/15/99

FLASH rev 5.19.1

DSP date 7/15/99

DSP rev 5.19.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma outra coisa que eu esqueci, se possível, informem, como está a instalação telefônica da sua casa (ou do lugar onde o modem está sendo utilizado!) pois talvez estes modems sejam mais frescos mesmo, e não tolerem muitos ruídos.

Vou aproveitar para falar da minha instalação telefônica:

O fio que vem do poste já tem uns 15 anos e antes de chegar a tomada da sala, ele tem uma emenda com outro fio que vai até a tomada de telefone da sala.

Nesta tomada da sala, sai um fio que se conecta a um aparelho de telefone sem fio, e sai um outro cabo (RJ-11) com 20 metros de comprimento de uma outra saída do 'benjamim telefônico' que está nesta tomada da sala, que vai até o meu quarto (onde está o computador) por um conduíte separado até chegar a parede do meu quarto onde é conectado diretamente ao modem.

Sei que esta instalação não é a instalação dos sonhos de ninguém, mas o que eu poderia fazer para melhorá-la?

Obrigado. :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

`´E muito complicado a comparação de modens pois sempre uns se dão melhor com a linha que outros!!!

Já tive meu primeiro pc e não faz muito tempo. Era um k6II com pcxitos e modem omboard. O que me surpreendeu certa vez, foi quando montei meu segundo pc, todo offboard(um orgulho só :rolleyes: ) e um pIII de 1G. Tasquei um modem USR não lembro o modelo e a conexão ficou(uns 18 a 22k) muito inferior ao velho modem onboard da pcxitos que só conectava no máximo do provedor que era 33600. Quase fundi a cuca pois não adimitia tal fato. Hoje sei, existem modens e modens!!! Vai saber...

Usei ambos na mesma época. Portanto, era a mesma linha.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito da linha telefonica, já conectei numa linha com 8Km de extensão até a central e com provedor grátis. O modem é o HSP on board na placa M810 da PC Chips (todo mundo diz que não presta - não é a verdade plena) e a conexão não baixa de 46Kbps. A linha tem um monte de emendas expostas a intempéries climáticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dois micros, o mais novo ainda não tem modem, uso o antigo pra conectar a internet, um K6 II de 500Mhz, Windows ME, placa mãe ASUS P5-AB off board e o modem ISA USR 56K Voice INT PnP, compartilhando a conexão com o o outro micro, via rede. Há uns cinco anos uso esse micro/modem e já mudei de casa três vezes e nunca conecto a menos de 48kbps. Tive um Motorola e um Lucent ( Win Modens ) em outros micros, mas nem se comparam com o USR ( em rapidez de conexão e qualidade de conexão ). A conexão com esse USR não cai de jeito nenhum, o micro fical ligado direto das 14:00 do sábado até as 5:00 da segunda-feira TODO o fim de semana. ( E olha que é tudo conexão gratuita: Ig ou yahoo). Não sei o que está acontecendo com esses modem mais recentes, mas esse antigão ISA ( comprado de segunda mão no mercado livre ) dá conta do trabalho, e agora em dose dupla, com os dois micros conectados a todo vapor !!! :-BEER

E o modem do micro novo vai ser um US Robotics externo , comprado no mercado ivre também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, estes modems U. S. Robotics de 56K ISA, é um dos modems que mais se falam bem pelo que eu escuto por aí mas estes daí não são os problemáticos, os mais problemáticos são na verdade os modelos 2976 (c/ voice) e 2977 (s/ voice) que são os que eu mais vi reclamações. <_<

E outra coisa, se possível especifiquem qual o modelo do modem que vocês estão se referindo para que fique mais fácil entender o que acontece.

Muito Obrigado a todos. :-BEER:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a deixa do caioattili, consultando o pessoal sobre o USR 2976:

Tenho um USR 3CP2976-OEM-50 instalado em minha linha SPEEDY. Uso os recursos desse modem quando o SPEEDY sai do ar (o que tem sido muito frequente nos últimos 30 dias), e também como FAX.

Tentei usar o recurso de Caller-id, mas o modem não reconheceu o padrão BINA ou DTMF adotado no Brasil. Será porque estou com o Detecta contratado em uma linha com Speedy?

Será que existe algum modem que reconhece a sinalização do nosso DETECTA?

Caso tenham DETECTA contratado, e queiram testar, vejam as dicas da página:

http://www.yes-tele.com/modem.html

Mostram passo a passo como usar o HyperTerminal do Windows para fazer o teste. Também oferecem de graça um programa para teste do ´caller-id´. Disponibilizam o codigo do programa em VBasic também.

Caso alguem faça o teste, peço que compartilhe a dica com a gente, né?.... se existir um modem que reconheça o nosso BINA, vou considerar a compra de um...:-)

ToniQuin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já tentei utilizar o detecta com o 2976 também sem sucesso ele não detecta o sinal que é usado aqui no brasil a telefonica informou isso para min também. mais fui la e tirei a prova contratei o serviço mais o modem não reconhece o sinal do detcta messsssmo e olha q tentei um monte de coisa e diversos programas mais nada deu certo agora se alguem conseguir fazer funcionar me avise hehe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei um modem desses, usr 2977, ele conecta entre 44 e 45. Mas faz downloads ate 5 (que vi), é estável (difícil cair a conexao). estava com um LG, que era difícil conectar, e quando conectava, não ficava muito e caia. Usei um Agere, e era difícil conectar também.

Mas o que vocês acham do PCI USR5610B, conecta a 56???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, hoje mais uma vez estou conectado a 33600 e fazendo um download a 2,9 KB por segundo.

Ontem, quando desconectei, eu fui ao Hyper Terminal do Windows, e fui ver as Respostas ATI do modem sobre os resultados da minha Última Conexão (na Internet) e vi uma coisa que eu achei estranha:

Na linha Modulation:, tinha como valor V34+ ao invés de V90 que é o padrão de modulação para modems de 56K (os mais antigos antes do padrão ITU-V92) , mas a padronização ITU-V34+ permite conexões de até 33600 bps e em hipótese alguma mais que isto! Então mesmo que a minha linha estiver sem ruídos e as conexões boas, se o meu querido modem utilizar o padrão V34+ a minha conexão jamais passará de 33600 bps pois é o máximo dela! :muro:

Tá complicado, né? Mas eu acho que eu já estou começando a entender o que acontece com este modem! :wacko::wacko:

Bom, esta dúvida agora, é para os feras no assunto MODEM que entende de padronizações ITU, e estas outras coisas, e se alguém se habilitar a responder, será de muita ajuda para mim e para outros que entenderam o que eu quis dizer nesta resposta!

Desculpem, a complicação e obrigado! :bandeira:

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou postando de novo, pois eu não postei na última resposta (ou será pergunta?) as respostas que eu obtive do modem e vou postar agora:

ATI1

BB16

ATI6

U.S. Robotics 56K FAX INT Link Diagnostics...

Chars sent- 577805 Chars Received- 6423761

Chars lost - 0

Octets sent - 515489 Octets Received - 6425037

Blocks sent - 18818 Blocks Received - 51904

Blocks resent - 66

Retrains Requested- 0 Retrains Granted - 1

Line Reversals- 0 Blers- 1

Link Timeouts - 0 Link Naks- 0

Data Compression- V42BIS 2048/32

Equalization- Long

Fallback- Enabled

Protocol- LAPM/SREJ

Speed- 33600/33600

Last Call- 01:53:39

Disconnect Reason is DTR dropped

OK

ATI11

U.S. Robotics 56K FAX INT Link Diagnostics...

Modulation- V.34+

Carrier Freq (Hz)- 1959/1959

Symbol Rate- 3429/3429

Trellis Code- 64S-4D/64S-4D

Nonlinear Encoding- ON/ON

Precoding- OFF/ON

Shaping- ON/ON

Preemphasis (-dB)- 6/6

Recv/Xmit Level (-dBm)- 19/9

Near Echo Loss (dB)- 29

Far Echo Loss (dB)- 56

Carrier Offset (Hz)- 2604

Round Trip Delay (msec)- 11

Timing Offset (ppm)- 2512

SNR (dB)- 38

Speed Shifts Up/Down- 0/0

Status :

OK

Só uma outra coisa, não deixe de ler a postagem acima, por favor!

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal este link, pois como suponho que vocês já saibam, eu tenho um modem modelo 2976 da U. S. Robotics que está queimado e não reconhece sinal de linha (O post é este aqui), mas é reconhecido normalmente pelo Windows e neste link parece ter a solução, e eu consegui a imagem com a descrição de onde fica cada componente.

A imagem:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://downloads-guiadohardware.net/dicas/Hardmodem.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O conteúdo do site é este aqui:

Manutenção de modems

Qualquer um que utilize a Internet a bastante tempo, já deve ter perdido pelo menos um ou dois modems durante alguma tempestade. Estes acidentes são extremamente comuns, pois as linhas telefônicas, por serem metálicas, acabam servindo como verdadeiros pára-raios. Os modems são componentes relativamente frágeis, que se queimam facilmente ao receber uma destas descargas e ao mesmo tempo, as linhas telefônicas não oferecem uma proteção contra descargas tão boa quanto a rede elétrica (que já não é tão confiável assim).

Existem basicamente duas possibilidades neste caso. Se a descarga for fraca, será queimado apenas o Relay, o componente do modem responsável por "pegar" a linha. Neste caso o modem continuará sendo reconhecido e instalado normalmente pelo Windows, porém, ao discar ele dirá que não existe tom de discagem, justamente devido à queima do Relay. Neste caso, o conserto é relativamente simples, você precisaria apenas substituir o componente queimado por outro bom. O Relay é aquela caixinha branca, preta ou azul que fica próxima ao conector para a linha.

Em alguns modems ele é dividido em dois componentes. Para quem tem alguma experiência com soldagem, a substituição é fácil, já que o Relay é geralmente preso por apenas 4 pontos de solda.

A dificuldade maior é encontrar este componente para vender separadamente. Em geral que trabalha com manutenção de modems mantém um estoque de modems velhos ou queimados, que servem como doadores de componentes. Você pode adquirir modems queimados nos sucatões de informática, ou com os próprios clientes, quando forem troca-los por novos.

Se o modem receber uma descarga mais forte, além do Relay serão queimados (nesta ordem) o transformador (caso o modem tenha um) e o Mov. Se por acaso a descarga chegar a atingir o chip DAA ou o DSP, o modem não será mais nem reconhecido pelo Windows, ficará completamente morto. Neste caso não existe conserto, pois não há como soldar estes circuitos manualmente.

Consertar modems pode ser uma boa fonte de renda, pois existe uma grande demanda, e ao mesmo tempo pouca gente que faz este tipo de conserto. Se você já trabalha com manutenção, especializar-se nesta área pode trazer algum ganho extra. Veja que apesar de serem mais baratos, os softmodems também costumam ser mais fáceis de se consertar, pois têm menos componentes. Outro ponto é que no Brasil, a maioria dos softmodems são Pc-tel ou Lucent, o que facilita na hora de conseguir peças de reposição.

Veja na foto abaixo um diagrama com a localização dos principais componentes de um modem. Este diagrama se refere a um hardmodem, ou seja, um modem completo. Num softmodem a UART, o buffer, o DSP, CODEC e a memória flash são substituídos por um único chip, chamado "DAA", que atua como uma interface entre a linha telefônica e o processador principal, que é quem fará o trabalho dos demais componentes.

Veja o que faz cada um dos componentes:

:. UART: O circuito que coordena o envio e recebimento de dados através da porta serial.

:. Buffer: Armazena os dados recebidos, permitindo transmiti-los apenas quando o processador estiver ocioso (evitando qualquer degradação de performance).

:. DSP: Um processador relativamente poderoso, de 92 MHz que coordena o funcionamento do modem e executa as funções de correção de erros.

:. CODEC: Transforma os sinais digitais nos sinais analógicos a serem transmitidos através da linha te-lefônica e faz a decodificação dos sinais recebidos.

:. Memória Flash: Armazena o firmware do modem.

:. Relay: Conecta fisicamente o modem à linha telefônica. É ele quem "pega" e "solta" a linha.

:. Transformador: Isola o computador da linha tele fônica, impedindo que qualquer surto de tensão oriundo da linha possa danificar o modem.

:. MOV: Atua como um fusível, servindo como uma proteção adicional contra surtos de tensão.

:. Speaker: Emite os sons que o modem faz ao conectar.

:. Capacitores: Evitam que falhas momentâneas no fornecimento de eletricidade atrapalhem o funcionamento do modem.

Vamos continuar tentando resolver meus dois probleminhas com meus dois modems!

Falou e Obrigado! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho uma história com essa série de modem USRobocop.

Eu usava um USR Winmodem 56k PCI (ótimo!!), até que um dia ele pegou um raio nas ideia e parou de funcionar. Aí então comprei o dito cujo homenageado nesse tópico. A velocidade do maldito não passava de 33600bps. Depois fiquei sabendo em uns papos aí que essa série é " terceirizada" pela USRobocop, ou seja, cheia de componentes fajutos produzida por alguma fábrica Xing-Ling de fundo de quintal. Então como sou um cara legal, vendi ele pra um amigo e comprei um Agere/Lucent, e pra meu espanto, a conexão dele é uma maravilha. Conecto a sempre no mínimo 46000bps e muito raramente a conexão cai.

Depois que fui descobrir que o Winmodem estava só com o relay queimado. <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...