Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 suporta PC3-12800 sem OC?


kogu

Posts recomendados

Core i5 (mais especificamente o Intel® Core™ i5-660) suporta PC3-12800 (DDR3 1600MHz) sem fazer overclock?

Estou com a placa-mãe P7P55D-E PRO e sei que ela suporta memórias de PC3-12800, mas acho que o que vai engargalar vai ser o processador Core i5-660 que só vai até 1333MHz sem OC, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suporta, olha a minha configuração. Utilizo ddr 3 1600 MH minha paloca mae é parecida com a sua. Abcs

Ele perguntou se o IMC do processador suporta memórias DDR3-1600 SEM OVERCLOCK, o que é não é o caso, já que o multiplicador máximo dos Core i5 é 10x para as memórias, que gera 1333MHz no BCLK base (133MHz).

kogu, em suma, se você quiser fazer com que as memórias funcionem a 1600MHz, você vai ter que fazer overclock no sistema; esse overclock não necessariamente implicará no aumento da frequência de trabalho do processador, já que você pode controlar o multiplicador do mesmo (CPU Ratio) para um valor inferior ao original de fábrica, gerando assim um menor clock.

Em todo caso, não pense que as memórias a 1333MHz estão gargalando teu sistema. Testes comprovam que há uma diferença mínima, praticamente insignificante, entre DDR3-1333 7-7-7-2x e DDR3-1600 9-9-9-2x. Se você não pretende fazer overclock, você pode tentar reduzir as latências de trabalho da sua memória. É bem capaz de você conseguir, já que na maior parte dos casos, memórias trabalhando em underclock conseguem ter suas latências reduzidas sem muito esforço. É lógico que existem exceções à regra, só torça para que seus pentes não estejam enquadrados nela.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos esclarecimentos EagleMan e tmcsword1!!!

Como eu não pretendo mexer em nenhuma configuração (fazer OC ou o que quer que seja) vou comprar mesmo memórias de 1333 MHz, mais especificamente 2 kits de 2GB x 2 da Gskill:

[ Ripjaws ] F3-10666CL7D-4GBRH (2Gx2): DDR3 PC3-10600 / 1333MHz com latencia 7-7-7-21-2N, Voltage 1.5V e non-ECC.

Dúvida esclarecida moderador!

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos esclarecimentos EagleMan e tmcsword1!!!

Como eu não pretendo mexer em nenhuma configuração (fazer OC ou o que quer que seja) vou comprar mesmo memórias de 1333 MHz, mais especificamente 2 kits de 2GB x 2 da Gskill:

[ Ripjaws ] F3-10666CL7D-4GBRH (2Gx2): DDR3 PC3-10600 / 1333MHz com latencia 7-7-7-21-2N, Voltage 1.5V e non-ECC.

Dúvida esclarecida moderador!

:lol:

Mas qual o intuito de usar 8GB nesse PC? Se for para games, 4GB são suficientes para rodar os jogos mais pesados existentes. 8GB de RAM só é recomendado quando usuário usa aplicações profissionais que exigem essa quantidade, do contrário, estarás desperdiçando capital (que não é pouco, diga-se de passagem) com algo que não trará sensível ganho de performance.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...