Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

URGENTE Resistencia


Rjmp

Posts recomendados

Gente estou precisando fazer um fio esquentar muito.

Pegei uma ponte de diodo para 10A e transfomei 127v AC em 127 DC e coloquei ne um fio na esperança de como ser um curto ele eskentar bastante, porém caio o dijuntor da minha casa.

O que eu preciso fazer para fazer um fio esquentar???

Estava a ler me falaram para usar um Fio de Nicromo porém nao posso colokalo diretamente na tomada pois ira cair o dijuntor, como faço isso

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Rjmp, você não especificou a funcionalidade do circuito!, então darei uma solução mais genérica ainda!..., use uma resistência de chuveiro como fio!, mas lembre-se! mesmo estas, precisariam de uma "refrigeração" muito grande!, (fluxo de água ou um grande jato de ar frio!....).

Aguarde outras dicas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não necessariamente, para aquecer o fio, você necessita retificar a tensão da rede elétrica, podes usar AC mesmo...

Tens é que reduzir a tensão dai da rede, usando para tal um transformador, com baixa tensão de saída e com alta corrente..

Não sei o tamanho do fio nem tampouco a espessura do mesmo, desse modo vá tentando...

Uma boa tensão para começar a experimentar é de 6 Volts x 10 Amperes...

Um transformador com secundário de 6 volts por 10 Amperes não vai sair barato não.. Além de ser difícil de encontrar, seu custo será elevado (Perto de R$100,00)..

Vantagens do uso de transformador em vez da rede elétrica direto..

- Melhor adaptável ao que necessitas..

- Isolação galvânica da rede elétrica (elimina o risco de choque elétrico)

Ajudaria muito se desses mais detalhes da coisa, como tamanho do fio, espessura do mesmo, ou até mesmo a aplicação do mesmo..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentado fazer um cortador de acrlico. segue o link

http://www.guiadohardware.net/comunidade/cortador-acrilico/951234/

porém estou com duvidas sobre isso.

Me tirem uma duvida, o ferro de solda possui dentro dele um fio de nicromato em forma de espira para fazer uma resistencia, porém esse fio nao é considerado um curto ou seja nao era pa cai o dijuntor tambem ? tem mais coisa dentro de um ferro de solda que apensa a resistencia ?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem. Resistência e corrente estão associados numa fórmula e são inversamente proporcionais:

R = V/I

Podemos derivar também da seguinte maneira:

I = V/R

Temos esta outra fórmula também:

I = P/V

O que acontece é que: vamos supor que você tenha um disjuntor de 40A de uso exclusivo para esta sua aplicação. Então você tem que respeitar este limite para que o disjuntor não "caia".

Vamos supor um ferro de 30W em 127V.

Logo I = 30/127

I = 0,24A aproximadamente.

Logo R = 127/0,24

R = 529,7 Ohms aproximadamente.

Perceba. No ferro de solda a corrente é muito baixa, a resistência é elevada e consegue dissipar muito calor. Então está aí o porque do disjuntor não "cair".

Ou seja, um curto que faria seu disjuntor "cair" seria um que a energia achasse caminho livre ou com pouca resistência que pudesse passar atingindo aí os 40A. Você tem que ver de quanto é seu disjuntor, se existem mais aparelhos nele, e aí sim calcular uma resistência que seja compatível com suas instalações.

Dê uma olhada aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora ficou mais fácil de te ajudar pois deste uma ideia do que queres fazer.. A questão ai no teu caso é ter um ajuste de potência para "regulares" ou ajustares a potência conforme o tamanho e espessura do fio bem como a carga (espessura do acrílico a cortar)

Te aconselho montares uma fonte ajustável bem simples:

Tai um exemplo de uma delas:

wol_error.gifClique aqui para ver no tamanho original.Fonteajustvelde1a14Volts.jpg

Podes também, para economizar, ligar na bateria de um carro. Isso elimina a parte AC, que é o transformador de entrada, os diodos e o capacitor eletrolítico de 4700uF e as duas chaves, liga/desliga e seletora de tensão..

Com uma fonte assim podes ajustar desde 1,2 Volts até 13,8 Volts a tensão sobre o fio, regulando desse modo a potência de corte..

Para escolher a resistência, lembre-se do formulário..

Um ferro de solda, de digamos 60 Watts consegue ficar rubro em sua resistência dissipando a potência de 60 Watts. Como P = V x I a corrente que estará passando para que ele fique rubro será de:

I= P/V

I = 60/110 = 0,545 ou seja, 545 mili Amperes. Veja que essa fonte dai pode oferecer até 2 a 3 Amperes com aquele transformador...

Não vá adotar resistências de chuveiro pois esse cálculo dai não é lá muito linear para aquele tipo de resistência, que fica imersa n'água...

Resistências que podes usar:

De soldador

De aquecedor (fogaozinho)

De ferro elétrico (daquelas compradas em brique, antigas, com mica em torno, se ainda as encontrar) Não vá comprar de ferro de passar moderno pois são seladas..

De aquecedores, ou de secadores de cabelo..

De resistores de fio desmontados. Veja ai uma imagem.. (é bem mais barato que as demais resistências citadas)

wol_error.gifClique aqui para ver no tamanho original.Resistordefio.jpg

ou

http://www.eletele.com.br/produtos_resistores.asp?cod=3

Se fizeres a fonte, coloque o LM338 em um dissipador, pois ele esquenta...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...