Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Western não detectado pelo BIOS


SandroSZ

Posts recomendados

Boa noite pessoal,

Não sei se colocava esse tópico aqui ou na seção "Placas-Mãe & Chipsets" porque nao sei em qual dos dois está o problema (placa mãe ou HD), mas é o seguinte:

Comprei um HD Western Digital modelo Caviar Blue WD3200AAJS de 320 GB, que até onde sei é SATA II (3GB/s).

Em seguida comprei um computador sem HD com a placa mãe Asus P5G41T-M LX2 que de acordo com o próprio manual dela, suporta a SATA I e II.

O que ocorre é que após conectar os cabos de energia e SATA o HD não é detectado pelo BIOS.

Na verdade, as vezes ele detecta, e depois quando eu reinicio o PC ou retorno ao BIOS não aparece mais lá.

A unidade de CD também é SATA, e essa é detectada pelo BIOS.

Já troquei os cabos entre os dois (HD e CD) mas não adiantou. Coloquei o HD no 1º no 2º e no 3º slots SATA, e continua esse problema.

Gostaria de saber se é problema de configuração de jumper no HD, ou problema com o proprio HD ou talvez com a placa-mãe.

Por favor se alguem puder ajudar eu agradeço.

Sandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SandroSZ, bem vindo ao fórum.

Não dá pra dizer se o problema é no HD ou na placa-mãe somente com algumas informações.

Como está configurado o jumper do HD?

Tente conectá-lo à outro computador e vê se reconhece.

Espero poder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá matche10

Olha, quando eu comprei o HD não veio nenhuma capa de jumper, eu usei uma que eu tinha sobrando aqui.

Só sei que nos jumpers do HD tem as seguintes opções: PM2 e OPT1 FW e os dois das pontas não tem marcação nenhuma.

Eu mudei o pino para todas essas e o problema continuou.

Eu fiz isso de testar em outra máquina, um AMD Phenom 8400 X3 numa placa mãe Foxconn, modelo A6VMX e nesse o HD foi reconhecido pelo BIOS e pelo Windows. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sem jumper (foi a primeira configuração que eu testei) o BIOS não detecta o HD.

E mesmo que o reduzisse a SATA I eu não me importaria, o que quero é que seja detectado...

Sim, a bateria da CMOS está nova.

EDIT: Pessoal, obrigado por tentarem ajudar, mas depois de muito tempo eu percebi qual era o problema. E o pior que era uma coisa boba, porém eu não tinha reparado:

A chave da fonte do pc estava entre 110V e 220V. Ou seja, com a tensão alterada o PC não tinha energia para detectar o HD. :)

Eu abri o computador várias vezes e esqueci de ver esse detalhe.

Afinal o vendedor envia assim por motivos de segurança.

Mudei para 110V e pronto, o BIOS detectou.

Obrigado e podem trancar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...