Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede sem fio, legal ou ilegal?


jota san

Posts recomendados

Pessoal, tenho velox 300k compartilhada, por cabos, com 2 vizinhos, tem outros vizinhos que me procuram sempre perguntando se não tem vaga pra mais um.

O que eu queria fazer era aumentar minha velox para 1mb e dividir com no máximo 10 pessoas. Para isso pensei em uma rede sem fio, compraria um "kit provedor" e esses adaptadores USB com antenas comuns para os clientes, já que todos vizinhos estão em um raio de 150m. Acho que com essa parte não vou ter problemas, mas...

Mas e a lei!? Essa é minha dúvida, mesmo que essa rede não tenha nenhum fim lucrativo, ainda assim é ilegal? Gente, é só uma rede com menos de 10 computadores e em um raio de menos de 150m! Isso pode mesmo dá problemas? Pois salve engano a minha rede a cabo com os 2 vizinhos também seria ilegal, certo? E como bem sabemos isso raramente dá algum problema, raramente apenas para não dizer nunca, pois tem muita gente passando cabo por cima do muro pra dividir a net com o vizinho e nunca ouvir relatos de problemas com esse tipo de prática.

Além disso, tem vários prédios, galerias, condomínios... que tem rede Wi-fi e duvido muito que tenham licença para isso, então eles também estaria contrariando a lei? Afinal o sinal deles não se limita ao espaço do prédio.

Alguém pode mim esclarecer essa questão?

Aperto de mão, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que isso 'e ilegal (do ponto de vista do provedor) com certeza 'e, deve haver alguma clausula no contrato bem clara que o servico 'e destinado ao contratante como usuario final, ou seja, essa de compartilhar mesmo sem lucro nao funciona.

Agora o ponto 'e que como ja citarao, nao existe fiscalizacao e teoricamente isso 'e completamente inviavel, apenas por denuncia que poderia haver alguma investigacao, ai vai muito de valores morais, revolta com os precos absurdos dos provedores, revolta pela falta de vergonha das cara das companias, etc, etc, etc.

Bem seria isso, na minha opiniao, va em frete e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo e ilegal sim

mas e prefirivel pagar 30.00 por mes como o pessoal aqui na minha rua paga para mim do que ter que pagar

vamos supor velox de 1 mega no ES no municipio de serra

custa 159.00

ou 70.00 300k

mais

50.00 de assinatura

vai dar 120.00 o mais barato

mas o pessoal nao quer fixo e nao venden velox sem telefone fixo

muita gente usa celular aqui na minha rua da pra contar qtas casas tem fixo instaladas

então e mais vantagem usar a internet por 30.00 por mes do que ter que tirar 120,00 (por baixo) todo mes

de acordo com a Anatel so e possivel fazer divisão de linhas de telefone ou de tv por assinatura dentro da mesma edificação

mas o sinal wireless o provedor nao permite distribuir internet mas você pode falar que esta so que são todos amigos e usão essa rede para jogar cs ou algum jogo multiplayer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é ilegal, depende de como o compartilhamento vai ser feito.

Veja Compartilhar e Abusar.org

Você pode até criar um pequeno provedor internet, utilizando equipamentos 802.11, o que posso adiantar é:

1. A banda 802.11 não precisa de licença para funcionar, porém quando se utiliza equipamentos com maior potência do que os convencionais, pode-se criar problemas com redes vizinhas, semelhante a problemas com rádios piratas. O uso de um equipamento que traz problemas ao público seria um crime.

2. Como o número de usuários vai crescer mais rápido que o tamanho de seu link, recomendo criar um servidor proxy para poder realizar o cache e poder disponibilizar mais rapidamente o conteúdo da internet sem necessidade de uso do link.

3. Como você vai ter vários clientes e a possibilidade de rede sem fio, estabelecer controles de banda. No próprio servidor proxy você pode por exemplo estabelecer a banda mínima e a banda máxima por usuário, assim todos conseguem acessar diminuindo o problema de um único usuário consumir toda a banda.

4. Estabelecer controles por MAC, assim você permite que apenas os usuários conhecidos possam utilizar sua internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. A banda 802.11 não precisa de licença para funcionar, porém quando se utiliza equipamentos com maior potência do que os convencionais, pode-se criar problemas com redes vizinhas, semelhante a problemas com rádios piratas. O uso de um equipamento que traz problemas ao público seria um crime.

Discordo amigo, em partes. Desconheço contrato de prestação de serviços de telecomunicações por parte das operadoras que autorizem o compartilhamento do serviço para além do logradouro onde está instalado fisicamente.

Se pedir um 'velox' da vida para uso dentro da sua casa, poderá instalar 200 computadores, estando ciente do funcionamento do sistema.

Agora, puxar um cabinho pelo muro para o vizinho do lado conectar, já não pode, porque estaria extrapolando os limites físicos do logradouro onde os circuito está cadastrado. Aliás, não só cabo como wireless ou qualquer meio radio elétrico ou ótico.

Digo mais: a frequência de 2400Mhz e 5800Mhz é livre no sentido de não ser necessário uma autorização de uso por parte da Anatel. Se fosse necessário pedir permissão para usar 2.4, fornos de microondas precisariam de certificado de homologação...

MAS, para fazer a exploração COMERCIAL do serviço de telecomunicações, é necessária sim uma autorização da Agência, chamada licença para Serviço de Comunicação Multimídia, sob um preço camarada de meros 9 mil reais. :o

Atente-se para esses detalhes. Se quer fazer um serviço profissional, procure saber mais sobre a legislação. Se quer apenas pagar a conta do telefone, abra o olho com a operadora (e com os vizinhos chatos que entendem da lei, :lol:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...