Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC E7500+TPower I45


lucas.silvestri

Posts recomendados

e ai galera,

semana passada adquiri um pequeno sonho de consumo meu, uma Biostar TPower I45.

Essa placa é bastante conhecida pela alta capacidade de overclock, então quero ver até onde chegamos com ela e com c2d e7500.

minha config é a da assinatura e aqui vai o link para as fotos do setup:

setup tpower

se precisar postar mais alguma foto ou informação é só falar....

tava pensando em tentar chegar a, pelo menos, 4GHz....

vamu fazer essa bichinha gritar :devil:

ah, é, quase esqueci as temperaturas:

temp ambiente: 20º C

temps idle:

cpu: 19ºC

core1: 39ºC

core2: 39ºC

temps full load (rodando intel burn test + teste de estabilidade do everest)

cpu: 41ºC (max) 33,9ºC(avg)

core1: 42ºC(max) 39,3ºC(avg)

core2: 41ºC(max) 39,2ºC(avg)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as fotos estão otimas,primeiro precisamos saber qnt sua mobo aguenta de FSB,coloque o Ratio em 8x,Cpu Frequency em 400,DRAM Frequency em 533,pci express em 100,Configure DRAM Timings em 6-6-6-18 e veja se da boot.Se der boot faça teste q você feiz intel burn por meia hora e veja as temperaturas se vão subir muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as fotos estão otimas,primeiro precisamos saber qnt sua mobo aguenta de FSB,coloque o Ratio em 8x,Cpu Frequency em 400,DRAM Frequency em 533,pci express em 100,Configure DRAM Timings em 6-6-6-18 e veja se da boot.Se der boot faça teste q você feiz intel burn por meia hora e veja as temperaturas se vão subir muito.

fiz como indicado. sistema redondinho a 3,2GHz

temps full load:

cpu: 53ºC(max) 38,4°C(avg)

core1: 51°C(max) 40,9°C(avg)

core2: 51°C(max) 40,8°C(avg)

esses resultados estão com o vcore em "auto", o q fez com q ele chegasse a 1,37 :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de ver seu post acabei setando a cpu frequency em 425:unsure:

as temps (sempre em full load) ficaram:

temps full load:

cpu: 58ºC(max) 45,6°C(avg)

core1: 55°C(max) 46,8°C(avg)

core2: 56°C(max) 45,2°C(avg)

vcore: 1,37(max) 1,36(avg)

melhor voltar a cpu freq para 400??????

ou deixa em 425 e sobe o multiplicador????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que já sabe que o FSB, em conjunto com as memórias consegue rodar com 400 e até a 425MHz de clock base, sugiro o mesmo que o Bisk8: volte a um valor baixo de clock base (uns 300, por exemplo) e vá subindo aos poucos, controlando o v-core, sempre com o multiplicador em 11x, garantindo o maior clock possível com menor estresse geral do sistema.

Acredito que deva rodar 11x 333MHz com v-core travado em stock. Experimente. Acima disso, vá subindo aos poucos, 350, 360, 370... ou mesmo em incrementos de 5MHz, visto que com 11x isso gerará saltos de 55MHz no clock final.

Enquanto for dando boot, pode até pular a etapa de conferir a estabilidade, se preferir. Quando chegar na região que traçou como objetivo, 11x370, teste direitinho a estabilidade e defina qual o menor v-core possível.

Depois é só tentar ver aonde consegue ir adiante. Tenha em mente que a partir daí, terá que aumentar bastante o v-core, mesmo para pequenos aumentos de frequencia.

Por fim, poste os resultados de CLOCK FINAL VERSUS V-CORE para tentarmos ajudar qual o overclock que mais compensa nessa relação, para manter diariamente.

Aguardamos...

Boa sorte.

AH, parabéns pela placa! Eu já tive uma P5E (maximus formula capada) e posso garantir que era uma ótima plataforma para overs. Essa sua certamente deve ser ainda melhor ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro gostaria de agradecer a ajuda de todos :D

como agora estou trabalhando apenas poderei fazer novas alterções e testes apos as 16:00.... assim q tiver novidades eu posto aqui....

uma curiosidade: as temps do teste com 425 MHz estão acima do valor real... acontece q depois eu vi q há um controle de FAN's no setup q desliga o FAN traseiro quando a temp do sistema (não da cpu) esta abaixo de 20 e poucos graus.... quando eu alterei a rotação para controle manual e via speedfan e acionei o fan traseiro as temps baixaram em torno de 5 a 8 graus imendiatamente....

vale a pena eu tentar subir mais um pouco a frequencia para testar o limite? sera q minhas RAM's aguentam? se for fazer o teste é melhor eu aumentar um pouco a latencia (tipo 7-7-7-18 ou 7-7-7-20)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é necessário "relaxar" as latências das memórias, uma vez que estará trabalhando, na pior das hipóteses, com a proporção 1:1 entre elas e o FSB, desde que se atenha aos 400MHz. Ou seja: FSB 400MHz (Quad-Data-Rate 1600MHz), Memória 400MHz (Dual-Data-Rate 800MHz).

Sendo assim, basta que configure o divisor que mantenha as memórias dentro do seu padrão.

Acredito que não vá conseguir 11x400. Desta forma, poderá manter as memórias abaixo dos DDR2-800MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q vi nas fotos seu Intel SpeedStep esta ativo no OverClock ele nos prejudica visa a economia de energia, então Disabled ele cara.

e lembre-se multiplicador (ratio) x BCLK" (BCLK é o novo de nome para FSB)

desculpe não ter informado, mas as fotos são em stock....

agora já ta com o speedstep disabled....

atualmente a ratio x bclk (ou fsb ou cpu frequency q é como aparece na minha bios :lol: ) = 9 x 400 = 3,6GHz estáveis com dd2 frequency a 800MHz (6-6-6-18)

mas ainda quero chegar nos 4 GHz :chicote:

@Bisk8: tentei fazer o 370x11, mas apos uns cinco minutos deu tela azul.....

duvida geral:

qual o melhor programa 64 bits para stressar a cpu? usando intel burn test sempre chego a temps mais altas do que usando o Prime95 no small FFT's..... (o do everest nem conta né...... rsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o speedfan aponta um vRAM (imagino q seja a tensão da memória) como 2,4 :huh:

lembrando q por enqto todas as voltagens estão em auto....

@drido: quando você fala colocar +0,100 no vcore e +0,025 na memória você quer dizer pra eu deixar esses valores exatamente setados, ou para eu somar com o vcore médio ou máximo apresentado pelo everest?

p. exemplo: se vcore no setup=0,100 então o vcore real vai ser + ou - 1,32.... mas se for somando com o vcore real médio / maximo=1,37 / 1,38

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu continuo achando que fica mais fácil tentar 11x350, 360, 370... do que procurar estabilidade com um FSB alto e desnecessário assim.

Você fez o teste apenas com 11x370? Experimente ir subindo em incrementos menores, como eu sugeri antes, que tal?

No meu antigo E7500 eu consegui 11x362. Não rompeu a barreira dos 4GHz, mas chegou BEM pertinho. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como amigo geatwalker disse com fsb mais baixo é mais fácil de conseguir estabilidade,mais eu penso um pouco diferente se fizer chegar a 10x400 ja tera 4.0 e com fsb 1600,agora com 11x370 teria 1480,a diferença é minima mais tera.Não digo q amigo esta errado mais sim eu gosto de fazer diferente,ae vai de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro. Eu já fiz muito overclock assim, travando o FSB e tentando subir apenas no multiplicador.

Especialmente nos casos de overclocks mais tranquilos, ou não tão no limite, é até mais fácil trabalhar com os números redondos para divisores e tudo mais.

O problema é: mesmo que em incrementos de 0,5x, com FSB 400, estamos falando de saltos de 200 por 200MHz! Quando nos aproximamos do limite, é complicado. Pode ser que o limite esteja alí, entre 3800 e 4000MHz. Nesse caso, teria que parar nos 3800, pois mesmo com muito v-core, pode ser que não chegue nos 4GHz. Agora se trabalhar o FSB, vai conseguir tirar o máximo. Ao invés de travar nos 3,8GHz (caso a barreira esteja alí perto), pode conseguir um pouco mais, dentro desse intervalo dos 200MHz... não concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, seguindo o conselho do drido por enqto todas as voltagens estão em alto, você acha melhor eu setar elas em algum valor fixo, ou vamos mexendo até encontrar a estabilidade e depois vemos as voltagens?

a tpower tm uma opção q me permite salvar até 10 perfis de OC, então minha ideia é primeiro ver até onde onde da pra levar o over com 100% de estabilidade e depois criar um perfil para uso diario par não forçar d+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu NUNCA deixaria a placa-mãe gerenciar o v-core, salvos os casos em que trata-se de um overclock levezinho.

Não só a placa geralmente exagera na tensão, como ainda por cima você só sabe o quanto ela exagerou (ou deixou faltar para overs maiores) depois de conferir com um programa de diagnóstico.

Eu sempre lí e sempre fiz o seguinte: setar os parâmetros mais importantes, como v-core, v-dimm e valores de ratio e fsb manualmente; ir subindo o fsb com v-core padrão até que se perca a estabilidade; comparar a relação v-core versus frequencia enquanto continua subindo, em incrementos de fsb e v-core. Assim, quando chegar num clock bacana, cuja tensão ainda não precisa de um grande aumento do v-core, você testa direitinho a estabilidade e salva o profile como "over seguro". Depois ainda pode continuar, mesmo que o v-core tenha que subir bastante, só pra ver qual o clock máximo que consegue e se gostar, rodar uns benchmarks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com amigo,mais caso ele não consiga chegar no 10x400 ae eu iria pedir pr ele começar a fazer do jeito q disse pr chegar no maximo,qnt a tensão se tiver essa opção q amigo falou de setar o valor original pode fazer isso assim ja vamos saber se você precisa de mais v-core ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

setei o vcore em +0.150 e o ddr voltage em +0.050 e consegui fazer o intel burn test sem problemas a 400x9,5. resultado do everest atualizado no album

vou tentar 400x10 e volto com resultados....

depois q alcançar o multiplicador maximo com estabilidade total eu começo a fazer testes com fsb mais baixo e multiplicador alto para comparar até onde chega....

é isso ai, rumo aos 4,00GHz :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tentei o 400x10 com as mesmas voltagens mas deu tela azul (cinza) após uns 40 minutos de intel burn test, com temperaturas toleraveis ( chegou a dar pico de 64ºC mas estabilizava em 43º, 44º.... a média tava em uns R$50º

será q parto para fsb's mais baixos ou tento subir um pouco o vcore? até qto será q é seguro? ou será q o problema está na ddr voltage?

como já falei antes quero chegar no mult maximo com fsb 400 (estavel e com temps aceitaveis) para depor fazer os testes com fsb mais baixo......

ah, eu upei no album do picasa os results do everest após 6h30min de prime95 blend a 400x9,5 (estabilidade total!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...