Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede Wireless em Hotel 17 Andares


digo563

Posts recomendados

Olá amigos! venho por meio deste mais uma vez pedir, por favor, pela ajuda dos amigos do fórum...

deste vez me "encanei" em instalar uma rede Wireless no hotel da minha família, ele possui 17 andares no total, sendo os 3 primeiros Recepção, Restaurante, Area de Serviço e depois vem os andares com apartamentos...

Já testei e irei instalar um roteador wireless de 3 antenas, totalizando 20dbi's em cada andar, para dar uma boa abrangência de sinal, por isso pensei no seguinte esquema:

A rede do hotel é de 700mb (Servidor), então eu pensei em instalar uma conexão individual entre cada router, por exemplo, instalarei um Switcher/HUB de 20 portas, assim, passarei um cabo RJ-75 para cada andar, sendo este conectado diretamente ao HUB...

tenho um conhecimento intermediário em informática e redes, porém, não tenho experiência em instalações em grande escala como neste caso...

A questão é... como faço para instalar e configurar todo este esquema?

terei o HUB de 20 saidas conectado diretamente ao cabo de rede que vem da rua, e cada um dos routers de cada andar conectado a uma saída deste HUB, como eu faço para configurar este HUB? e cada um dos routers? creio eu que terei que configurar cada router individualmente com um ip, por exemplo, 192.1.1.1 (primeiro andar) 192.1.1.2 (segundo andar) e assim por diante... e terei que configurar cada router como bridge não é?

Esta correto? se não estiver fico muito grato pela correção ^_^

Muito obrigado desde já pela ajuda :D

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro ao invés desse gasto adicional em roteadores, montar um esquema para estender as antenas do roteador (pegando um mais parrudo) por todo o complexo do prédio, instalando essas extensões nos corredores próximo ao teto (coisa bem discreta que funciona bem) podendo ter (dependendo do arranjo de quartos do hotel) uma antena para cada 4 quartos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos! venho por meio deste mais uma vez pedir, por favor, pela ajuda dos amigos do fórum...

deste vez me "encanei" em instalar uma rede Wireless no hotel da minha família, ele possui 17 andares no total, sendo os 3 primeiros Recepção, Restaurante, Area de Serviço e depois vem os andares com apartamentos...

Já testei e irei instalar um roteador wireless de 3 antenas, totalizando 20dbi's em cada andar, para dar uma boa abrangência de sinal, por isso pensei no seguinte esquema:

A rede do hotel é de 700mb (Servidor), então eu pensei em instalar uma conexão individual entre cada router, por exemplo, instalarei um Switcher/HUB de 20 portas, assim, passarei um cabo RJ-75 para cada andar, sendo este conectado diretamente ao HUB...

tenho um conhecimento intermediário em informática e redes, porém, não tenho experiência em instalações em grande escala como neste caso...

A questão é... como faço para instalar e configurar todo este esquema?

terei o HUB de 20 saidas conectado diretamente ao cabo de rede que vem da rua, e cada um dos routers de cada andar conectado a uma saída deste HUB, como eu faço para configurar este HUB? e cada um dos routers? creio eu que terei que configurar cada router individualmente com um ip, por exemplo, 192.1.1.1 (primeiro andar) 192.1.1.2 (segundo andar) e assim por diante... e terei que configurar cada router como bridge não é?

Esta correto? se não estiver fico muito grato pela correção ^_^

Muito obrigado desde já pela ajuda :D

abraços!

Caso os roteadores que você pretenda comprar ou comprou sejam todos iguais/mesmo fabricante, talvez seja interesssante você usar WDS. Assim não haveria necessidade puxar 1 cabo para cada roteador em cada andar. Você criaria uma "nuvem" de cobertura sem fio . A não ser que você queira controlar os acessos por andar (por exemplo: pessoal do primeiro andar não pode acessar usando o ponto do segundo andar...) Mas não vejo a necessidade disso já que você teria de fornecer um ssid/senhas diferentes para os seus clientes de acordo com o andar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Que equipamentos vai usar ? Indicaria para você equipamentos da Motorola.

Trabalho com eles e sao produtos mais robustos de maior confiabilidade perfeitos para o uso comercial.

Os produtos abrangem toda linha de redes sem fio. Desde internas ate Ponto a ponto de longa distancia sem visada.

A configuração e bem pratica, podendo configurar todos os AP's atraves do switch wireless.

Tambem fazemos toda a instalacao.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uma implementação baseada em tecnologia MESH seria adequada.

Desenvolvi uma versão de firmware para equipamentos MESH (Meraki & MR3201/OpenMESH) voltados para este tipo de uso.

Todo o controle/gerenciamento/dados permanecem no servidor na instalação cliente (servidor com QoS, proxy, firewall, etc).

Um visão da solução pode ser vista em http://www.jotatec.com.br/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...