Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete


Visitante

Posts recomendados

Oi...

Poderia alguém tirar-me uma dúvida?

Comprei um gabinete ATX da Troni , e percebi que o cooler da fonte, a contrário do que eu pensava que fosse o sentido de envio do ar, esta jogando ar pra dentro da CPU, não deveria ser ao contrário???

Querioa colocar alguns coolers adicionais, mas pra que tivessem eal efeito sei que é preciso obedecer o sentido de movimento do ar dentro da CPU.

Agradeço desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho sim carinha....

pois o sentido da circulação do ar esta invertido..na fonte...segundo a gente conversou à pouco, ele deve jogar ar pra fora do gabinete, já que o ar quente sobe..e a fonte esta no ponto alto do gabinete, devo inverter o sentido de rotação do cooler, como ele esta dentro da fonte, e ptra fazer esta inversão de sentido, precio inverter o lado do cooler, já que as "pas" dele tem de ser invertidas, o único jeito é abrindo a fonte...não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por southerndarkness@23 Nov. 2002,17:45

tenho sim carinha....

pois o sentido da circulação do ar esta invertido..na fonte...segundo a gente conversou à pouco, ele deve jogar ar pra fora do gabinete, já que o ar quente sobe..e a fonte esta no ponto alto do gabinete, devo inverter o sentido de rotação do cooler, como ele esta dentro da fonte, e ptra fazer esta inversão de sentido, precio inverter o lado do cooler, já que as "pas" dele tem de ser invertidas, o único jeito é abrindo a fonte...não é?

você entendeu errado..

o cooler que fica logo abaixo da fonte é que deve funcionar como exaustor. geralmente os gabinetes tem um espaço p/cooler logo abaixo a fonte.

o cooler de dentro da fonte joga ar p/dentro dela, isso esta certo.

o cooler da parte frontal inferior é que deve puxar ar para dentro do gabinete.

dessa forma o cooler "de baixo" puxa ar frio p/dentro do gabinete, o ar sobe e o cooler que você colocou na parte superior traseira manda o ar p/fora. sacou ??

eu acho que tenho aqui em casa uma materia explicando esse lance. amanha eu verifico isso com calma, porque estou saindo para ver o show do Rush no maracana heehhe

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehe

fallow carinha...

entendi sim....

só que queria tirar essa dúvida porque li se não em engano na revista pc´s, uma vez, que era pra fora que o ar era jogado da fonte quando era gabinete ATX..até porque aí daria certo com o lance de ar quante e tal..que sobe e tal, pois a fonte fica na parte superior né???

mas por favor..se puderes, me informe ok?

novamente agradeço

Bom show

;)

Rush é massa mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí. Inverta logo esta ventoinha da fonte para que ela jogue ar para fora e não para dentro. A fonte esquenta um bocado e não é nada bom que ela fique colocando ar quente dentro do gabinete. Também coloque um cooler de gabinete na parte de trás para ajudar a retirar o ar quente do gabinete. Já o cooler na frente jogando ar frio para dentro, não ajuda muito, já que o ar entra naturalmente pelos orifícios existentes na parte frontal do gabinete. :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal carinha...pois é...acho mesmoq ue é isso..pois ele fica no topo...consequentemente é la que o calor deve se concentrar né??

E como existem dissipadores...e etc aquecendo a fonte..além do calor interno, a CPU ter de suportar o calor da própria fonte é fogo né?

Assim....eu tenho 3 coolers aqui...de aproximadamente 12 cm quadrados cada...estava pensando em distribuílos da seguinte forma, colocar dois na

frente...empurrando o ar...já que iriam fazer circular ar entre as placas conectadas à motherboard, e um atrás audando a puxar o ar pra rua....o que você acha?

é que aqui em casa é quente a beça..e no verão meu pc vai ofrer com esse calor dos diabos.

valeu pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por southerndarkness@23 Nov. 2002,20:49

legal carinha...pois é...acho mesmoq ue é isso..pois ele fica no topo...consequentemente é la que o calor deve se concentrar né??

E como existem dissipadores...e etc aquecendo a fonte..além do calor interno, a CPU ter de suportar o calor da própria fonte é fogo né?

Assim....eu tenho 3 coolers aqui...de aproximadamente 12 cm quadrados cada...estava pensando em distribuílos da seguinte forma, colocar dois na

frente...empurrando o ar...já que iriam fazer circular ar entre as placas conectadas à motherboard, e um atrás audando a puxar o ar pra rua....o que você acha?

é que aqui em casa é quente a beça..e no verão meu pc vai ofrer com esse calor dos diabos.

valeu pelas dicas

Cara, você está abastecido de ventoínhas heim? ???  ???  ??? . Você pode fazer o seguinte: Instala um programa de monitoração de temperatura, se você ainda não tiver. Daí antes de fazer qualquer alteração, você roda um programa de burn in e verifica qual a temperatura máxima que a CPU e o sistema atingem e anota. Depois, você inverte  a posição da ventoinha da fonte e roda novamente o programa de burn in para ver quanto que a temperatura caiu e anota. A seguir você instala a ventoinha atrás, retirando o ar do gabinete e faz novamente a medição. E assim por diante, pois desta forma você vai saber se a colocação das ventoínhas adicionais surtiu algum efeito.

Agora, se você quiser ir mais longe, poderá fazer como eu e modificar o seu gabinete. Eu tenho três ventoínhas no case: uma atrás e outra em cima retirando o ar e uma na tampa lateral, sobre o cooler do processador, jogando o ar para dentro. Com estas ventoínhas adicionais eu consegui baixar a temperatura da CPU 10ºC e a do sistema 5ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa valeu a dica carinha...no meu outro gabinete eu fiz um furo bem emcima na tampa superior e pus uma ventoinha bem ali....direto no processador..acontece que analisando..eu empurrava o ar quente pra baixo..apesar de ter instalado uma ventoinha embaixo...retirando o ar do gabinete...acho qeu se eu pusesse uma ventoinha em baixo empurrando ar pra cima...ia surtir mais efeito..mas..ia encher o gabinete de sujeira né?

;)

heheh

bem..valeu as dicas....

Uma pergunta, como esses peogramas medem a temperatura?em que parte do hardwareesta esta deteção???já que eu saiba..não existem termistores nas placas..ou existem?

essas ventoinhas que consegui...são de 24Vcc, montei uma fonte externa pra elas..e vou alimentar direto da entrada da fonte do pc, assim não uso recursos da mesma...são ventoinhas legais...pouco ruído e muito vento...

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por southerndarkness@23 Nov. 2002,21:38

Uma pergunta, como esses peogramas medem a temperatura?em que parte do hardwareesta esta deteção???já que eu saiba..não existem termistores nas placas..ou existem?

Se a sua placa tiver sensores, o programa irá informar os valores. Use o MBM5. É muito bom. A posição dos sensores na placa varia de acordo com o fabricante. Na minha, o sensor que mede a temperatura do sistema fica ao lado dos slots PCI. :cool:

http://mbm.livewiredev.com/download.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha ventoinha da fonte joga o ar pra fora....

=/

tem mais um vent adicional adaptado do lado do gabinete jogando ar fresco de fora em cima do cooler do processador....

to pretendendo agora compra um pra por em cima do gabinete de exaustor e um na frente na parte inferior jogando ar pra dentro também.. e qm sabe um dia coloca mais um exasutor na parte traseira superior....

ta bom ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...