Ir ao conteúdo

Não poste em sequência.

phmastert

Posts recomendados

Postado

Uso Windows XP. Logo após a tela de boas vindas, o menu iniciar e a Barra de tarefas funcionam apenas por alguns segundos e logo após ambos travam.

O comando Ctrl Alt Delete não funciona. O processo explorer.exe consome 90%-99% de CPU. Basicamente o único lugar que funciona bem é o Desktop, porém, se você tenta abrir um software ou um "atalho para software" presente na área de trabalho, não é certo que você consiga. Nem todos abrem, e muitos dos que abrem, após alguns segundos ficam travados. O mesmo ocorre para pastas e "atalhos para pasta" presentes no desktop.

A única maneira de "navegar" pelo explorer.exe é clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta ou atalho e selecionar "explorar", pois não é possível abrir pastas na mesma janela. E mesmo "explorando" as pastas chega uma hora que trava.

Após muito muito muito tempo o windows volta ao normal. Tudo o que antes estava travado funciona bem, o Ctrl Alt Del volta a funcionar, porém o sistema fica muito lento. Se você tentar assistir um filme, ele fica dando lag e você chega a se impressionar com o delay.

A única forma que encontrei para poder acessar as pastas e arquivos do PC foi iniciar em "modo de segurança".

E agora? O que fazer?

Criei essa pergunta só para ajudar as pessoas que assim como eu, passaram por este problema, procuraram ajuda na internet mas não obtiveram, e quase sempre tiveram que apelar para a formatação do HD.

O problema ilustrado acima pode parecer obra de um vírus/worm/trojan/malware etc, porém, ao contrário do que parece, é ocasionado por disco fragmentado.

O HD excessivamente fragmentado é um obstáculo para o funcionamento pleno e correto do sistema operacional.

Solução:

Execute o "Desfragmentador de Disco" do Windows (Propriedades de Disco Local (C:), aba ferramentas) e veja se resolve o problema.

Caso não resolva, reinicie o PC e fique apertando a tecla F8 até aparecer uma tela com diversos modos de inicialização. Com as setas do teclado, selecione "Modo seguro com Rede" e aperte enter. Caso outra tela apareça depois, provavelmente será para você escolher o sistema operacional a ser usado, no caso windows XP.

conecte-se à Internet, vá ao site "superdownloads" ou "baixaki" e procure por um programa chamado "O&O Defrag Professional", é software trial de 30 dias, porém o melhor da categoria. Baixe, instale e execute-o. Se o desfragmentador do windows não deu jeito, tenho certeza que esse dará.

OBS: Não sei se é comum um disco fragmentado corromper ou danificar os dispositivos de hardware instalados no computador, mas posso afirmar que isso aconteceu comigo. Precisei reinstalar o USB do meu MP4 e o da impressora, fora alguns drives de som e o de vídeo.

Vá em "Painel de Controle" (modo de exibição clássico), abra o item "Sistema", guia "Hardware". Clique no botão "Gerenciador de dispositivos" e veja se há na lista algum item danificado ou com problema.

Caso ache algum assim, reinstale-o fazendo o seguinte: Clique com o botão direito do mouse em cima do item desejado e vá em "atualizar drive...". Selecione "não, não agora" e clique em avançar. Selecione "Instalar de uma lista ou local específico (avançado)" e clique em avançar. Selecione "Não pesquisar. Escolherei o drive a ser instalado" e clique em avançar. No outra tela clique no drive que você quer instalar e depois em avançar. Aguarde a instalação terminar e clique em concluir.

PS: Nessa minha busca por soluções, encontrei algumas pessoas com um problema parecido, porém a causa do "travamento" era algo relacionado ao MSN. Portanto, se o seu problema não for HD fragmentado, recomendo buscar mais informações sobre esse erro do messenger.

E pra finalizar deixo aqui o meu humilde apelo para aqueles sugerem formatação para tudo e ainda acham que estão ajudando: Parem com esse negócio de formatar o PC pra qualquer coisa. É o mesmo que o veterinário sacrificar o animal sem se preocupar em descobrir o real problema. É melhor você saber resolver o problema do que ficar reparando com medidas paleativas, pois um dia o problema pode retornar e você não saberá a maneira pra resolvê-lo definitivamente.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...