Ir ao conteúdo

VU meter de leds

mrvalterhugo

Posts recomendados

Postado

ola pessoal to querendo fazer um vu leds semelhante ao do video, ai vim pedir para alguem que tem um bom projeto de vu,eu queria colocar no amplificador que estou planejando,eu quero um semelhante a esse que eu vi,e queria com o mesmo efeito e os mesmos tipos de leds ,começado com amarelo e terminado com vermelho

mais com layout e especificações de componetes , onde eu ligo o circuito ,com quantos volts, e onde liga o sinal do som no amplificador

agradeço desde já

o video

Postado

Não li a descrição do vídeo, mas me parece 4 LM3914/LM3915... 2 LMs para cada conjunto de leds...

é simples de fazer!

procura aqui no forum q ja tem um monte de circuito desse. Procure sobre LM3914

Falou

Postado

posso sim mais eu tenho mais umas oito pergunta tudo sobre amplificador porque tem uns componentes sem o valor de voltgem e etc

ou você pode responder meu outro topico sobre qual eo melhor papel?

pode me ajudar

• Coordenador
Postado
você não acha melhor tirar as duvidas por aqui não? Outras pessoas podem ter as mesma. :D
Excelente resposta!...

Colega mrvalterhugo, se as dúvidas que você tem sobre o amplificador, tiverem relação com seu VU, pergunte neste tópico mesmo..., se não tiver nada a ver? Abra outro tópico!

Quanto ao melhor papel para impressão da PCI, aguarde respostas lá no tópico!...

http://forum.clubedohardware.com.br/qual-eo-melhor/852932?t=852932

Cada assunto, em um tópico diferente ok?

• mês depois...
  • Coordenador
Postado
os fios pretos dos leds seriam o negativo certo?

eo que seria aquele nome gnd?

Sim, o fio preto dos leds são os negativos deles, e GND é o terra do circuito (lado negativo da bateria/fonte)
  • 10 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

alguem tem um esquema com o lm3914,e com o bc559 de um vu de led que possa colocar 30 leds?e como se o bc559 amplificase o sinal do lm3914 para mais leds ao invés de um,que serão ligador em pararelo.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Caro colega.. Nada cotra você usar aquele tipo de esquema, buferizando maior número de leds a fim de chegar aos 30, 40, quantos quiseres, mas, em nome da simplificação, devo lhe dar umas dicas sobre o LM3914 e seus irmãos..

Considerando que as saídas para se ligar os led's são uma estrutura de coletor aberto, ou seja, o CI cria um caminho até o terra para que o led se acenda e, mais, limita a corrente, não necessitando que se coloque resistor em série com o led, aproveite-se disso para colocar maior número de led's em série, aproveitando sempre a mesma corrente para acender a todos..

Como a estrutura de controle do led é coletor aberto, você pode colocar nesses led,s uma tensão mais alta um pouco, a fim de poder acender maior número de led's em série.

A tensão de alimentação dos leds - 3 Volts dividida pela tensão característica do led usado, vai determinar, com seu valor inteiro, o maior número de led's que se pode colocar em série em uma linha.

Dou um exemplo..

Imagine o +Vled de 15 Volts

Imagine uma tensão de 2 Vlts, característica de led's vermelhos.

O maior número de led's que se pode ai colocar em série é de :

Nledmax= (15-3) / 2 = 12/2 = 6 leds.. Note que a corrente em cada terminal do CI não muda pois a mesma corrente é aproveitada para acender cada um dos leds em série..

Na verdade você, desse modo, estará ajudando o CI..

Com esses 12 Volts que tens ai e com led's vermelhos, sem colocar transistor nem resistor nenhum poderias drivear até 50 led's, (10 conjuntos de 5 led's em série, em cada pino do CI.

Tudo pela simplificação...

Experimente..

Postado

Senhor faller obrigado pela dica, poderei economizar muito com a extinção dos resistores e transistores sem falar que sem esse esquema eu teria que comprar dois ci para fazer duas colunas de leds,agora eu posso fazer ate 4 ou 5 com um unico ci.

depois vou fazer um esquema do que eu entendi do que voce falou e postarei aqui para verificação.

• Membro VIP
Postado
Senhor faller obrigado pela dica, poderei economizar muito com a extinção dos resistores e transistores sem falar que sem esse esquema eu teria que comprar dois ci para fazer duas colunas de leds,agora eu posso fazer ate 4 ou 5 com um unico ci.

depois vou fazer um esquema do que eu entendi do que voce falou e postarei aqui para verificação.

Se puderes testes antes com 4 ou 5 led's e alimentação 12 Volts. Se o brilho não agradar, diminua um led. Mesmo com 4 dariam 40 led's... Sem transistor e sem resitores..

Poste ai o teu entendimento..

Postado

Faller, aquele circuito que o colega postou fui eu que fiz uma vez, numa simulação.

Ainda bem que passei por esse tópico e vi sua explicação.

Aquele circuito me desanimou de monta-lo pelo tamanho que ficaria. Agora com sua ideia, fica bem mais fácil.

Obrigado pelo correção no circuito.

Falou

• Membro VIP
Postado
Faller,em resumo o que eu entendi e que e melhor os leds ficarem em serie e isso?no meu caso so preciso de duas filas de leds

http://imageshack.us/photo/my-images/717/imagemmoq.png/

A tensão típica de led's verdes gira por volta dos 2,7 Volts. Desse modo, se quiseres colocar 4 deles em série em cada pino terás de ter uma alimentação de pelo menos 4 x 2,7 + 3 Volts = 13,8 Volts..

Com você não colocou o valor de Vcc devo lhe lembrar isso dai..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...