Ir ao conteúdo

Semáforo Com Leds

Cleber Peter

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal , já vi inumeros tópicos aqui sobre semaforo de Leds . Porém todos sem solução :/

Estou "Projetando" um Circuito com um Cruzamento , isto é , duas vias com semaforo . o Problema é o seguinte pela lógica o tempo que o vermelho fica aceso tem que ser igual a soma do tempo do verde + amarelo Certo ?

Porém não encontro nenhum circuito que me dê essa diferença de tempo , todas as pesquisas remeteram-se a junção de um 555 com um 4017 , o problema é que o tempo que eu estipular para o 555 será igual em todas as saídas do 4017 , com isso não consigo a diferença de tempo Verde + Amarelo = Vermelho . Sendo que todos ficarão acesos a mesma quantidade de tempo .

Tem algum modo de eu conseguir essa diferença de tempo ?

Sei que ficou um pouco confuso , porém foi o melhor que consegui, se alguém puder ajudar fico grato .

Postado

Na verdade, tem.

O 4017 é um contador Johnson cujas saídas seguem esta ordem:

20097272652474.jpg

Ou seja: ele coloca nível alto em uma saída de cada vez.

Para este tipo de aplicação que você quer a primeira coisa que vai ter que fazer é definir qual o tempo total que você deseja para cada cor (quantos segundos de verde, de amarelo e de vermelho). Lembre-se que por limitação de hardware (no caso do próprio 4017) todos esses tempos devem ser múltiplos.

Assim, você poderia por exemplo colocar 20 segundos de verde (usando quatro saídas do 4017 - 5 segundos em cada saída) + 5 segundos de amarelo (uma saída apenas - correspondente ao amarelo da primeira rua) + 20 segundos de vermelho (novamente quatro saídas) + 5 segundos de amarelo (uma saída - correspondente ao amarelo da segunda rua).

Importante: você não pode ligar as saídas do 4017 juntas, fechando direto uma na outra. Use diodos para isolar.

Observe que a lógica que você vai usar com os diodos é o segredo da coisa toda!

Minha sugestão é:

1) Use as portas Q0, Q1, Q2 e Q3 para acionar o verde da rua 1 e o vermelho da rua 2. Use diodos para isolar cada porta e comande o LED por meio de um transistor comum, da série BC mesmo, que seja NPN (um transistor para cada LED). Não esqueça os resistores de base;

2) Use a porta Q4 para o amarelo da rua 1 e para o vermelho da rua 2;

3) Use as portas Q5, Q6, Q7 e Q8 para o verde da rua 2 e para o vermelho da rua 1;

4) Use a porta Q9 para o amarelo da rua 2 e para o vermelho da rua 1.

Postado

Tenho Tres Perguntas somente.

1° O tempo estipulado para cada saída do 4017 é o tempo que eu faço com o 555 certo?!

2° Não entendi em termos de esquema como as mesmas Saídas que vão para o verde vão para o vermelho também , se tiveres um esquema te agradeço muito.

3° Qual a finalidade do Transistor, a corrente de saída do 4017 é tão baixa assim ?

Você salvou minha vida , explicando a parte dos diodos muito obrigado !

• Membro VIP
Postado

1ª - Sim

2ª - Ligue o led verde de uma via em série como o led vermelho da outra via.

3ª - Corrente do LM 4017, IOh, digamos alimentado em 10 Volts, gira em torno dos 2 mili Amperes. Se essa corrente nos leds for suficiente para você, não use o transistor, mas somente um resistor limitador..

Postado

Olá cara. Posso lhe sugerir outra alternativa? Aliás, primeiramente.. você tem alguma restrição de como montar o mesmo? Usando registradores, MUX ..?

Bom, supondo que você não tenha, eu sugiro que você utilize registradores.

Como fazer?

Primeiro passo.. monte um CLK de aprox. 3s utilizando o 555. Isso é simples, e você deve saber fazer.. ele vai controlar a 'transição' entre os estados.

Utilizando o 74123 você monta os temporizadores do sinal, criando assim o tempo em que cada sinal fica aberto, e logo o tempo que o oposto fica fechado. O meu eu montei 2 sinais com 20 e 30s. Como calcular isso, você encontra formulas referentes à isso, e vai ajustando capacitor ou resistor até atingir o tempo desejado.

Depois disso, crie sua lógica utilizando seus mapas K e tal.. enfim, faça como quiser para bolar a sua lógica e transforme cada saída numa equação à ser implementada com portas logicas. Depois disso, só encontrar uma equação para o "disparo" e uma equaçao pra cada sinal(verm. principal / verde.. etc)... Mas acredite não da tanto trabalho qt parece. Depois que você achar a logica, e a máquina de estado o resto você monta com calma em menos de 2h.

Bom, eu sugiro assim porque fica organizado e você pode testar a MdE antes de ligar tudo para saber se está tudo mesmo funcionando..

Ah, no final.. dps de achar cada equação do sinal você liga a mesma á um resistor e dps no Vcc ou Terra, dependendo da logica normal ou inversa.

Outra coisa.. para criar as saidas principais utilize o 74175, que contem 4 Flip Flops D. Para criar as logicas em si, utilize o 7408 e o 7432 que sao CI's que possuem portas AND e OR.

Qualquer outra duvida posso tirar por aqui.

Se você quiser tenho um relatorio completo de como montei o sinal, pois foi um trab. da universidade.

Espero ter ajudado.

• Membro VIP
Postado
Ultima Pergunta .

Como Calculo a tensão e a corrente de saída do 4017 ?

Você não calcula, você consulta a mesma em um datasheet, veja ai, direto do datasheet de um dos fabricantes... Datasheets são feitos para que você os consulte...

O dado foi tomada do datasheet do 4017 fabricado pela Texas, esse dai:

http://focus.ti.com/lit/ds/symlink/cd4017b.pdf em sua página 3-53

CD4017.jpg

Viste ai....

Tens que procurar na tabela de características elétricas

A variável IOH de I (corrente) O (output ou saida) H de seu estado "Hight" ou alto, setado, ligado...

Escolha também a tensão Vdd que estarás trabalhando, chutei ai 10 Volts..

E o resultado foi de -2,6, o sinal negativo é porque o chip está oferecendo essa corrente (e não drenando) e a unidade de medida é o mili Ampere..

Sem o auxílio e entendimento do datasheet será muito difícil criares qualquer "trapola" em eletrônica minimamente coerente e bem dimensionada. Estarás condenado a copiar e as vezes copiar circuitos insensatos, não coerentes, com graves erros ou desvios de projeto...

Abraço...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...