Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid ata133


Visitante

Posts recomendados

Estou querendo comprar uma ASUS A7V333, mas tem um negocio que eu não entendo. Diz la um item opcional:

Promise 20276 ATA133 RAID controller support RAID 0,1

Para quem quiser conferir clique <aqui>.

E como é que funciona o (ou a) RAID? Pode ser um HD normal.

Tenho um Quantun Fireball lct10, sera que vai funcionar??

:D  :D Valeu a ajuda galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a resposta do Jeaze, se você só tiver um hd, não tem problema, pois as portas vão funcionar como ide comuns. O raid é uma forma de interligar dois ou mais hd para obter:

   Raid 0 é para segurança, os dados são gravados em tempo real em todos os hds, pois se um falhar, existe sempre um backup atualizado, o problema é que se você tem dois discos de 10gb, o espaço disponível  não é de 20, apenas de 10, pois um é sempre a cópia do outro

   Raid 1 é desempenho, parte dos dados são gravados em um disco, e a outra parte no outro, quando se quer ler o arquivo, em vez de procurar linearmente em um disco, lê-se em dois, o que reduz o tempo de busca, aumentando a perfomance. A desvantagem é que se um der pau, muitos arquivos podem ficar pela metade.

Talvez eu tenha trocado o 0 e o 1, mas um modo é para segurança e o outro para desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se entendi.

Se eu tenho dois HD de 10G, quando eu gravo um arquivo ele vai gravar nos dois HD. MAs como funciona no OS? Ele vai aparecer como uma unica unidade?? C: apenas??

Quando eu retirar um e colocar como slave em outra maquina ele funciona normal, certo?

E vamos supor um HD de 10G e um de 40G particionado em 2 de 20G. Como poderia funcionar?

Eu não consegui avaliar qual seria o ganho de desempenho. Será que vale a pena eu "perder" essas capacidade toda?

Se vocês puderem indicar algum lugar onde possa ter informações mais detalhadas eu prometo não incomodar mais. :-V :-V Valeu a juda pessoal. Essas novas tecnicas e tecnologias são novas pra mim.  :))))  :))))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por erimouse1@24 Nov. 2002,11:34

Complementando a resposta do Jeaze, se você só tiver um hd, não tem problema, pois as portas vão funcionar como ide comuns. O raid é uma forma de interligar dois ou mais hd para obter:

   Raid 0 é para segurança, os dados são gravados em tempo real em todos os hds, pois se um falhar, existe sempre um backup atualizado, o problema é que se você tem dois discos de 10gb, o espaço disponível  não é de 20, apenas de 10, pois um é sempre a cópia do outro

   Raid 1 é desempenho, parte dos dados são gravados em um disco, e a outra parte no outro, quando se quer ler o arquivo, em vez de procurar linearmente em um disco, lê-se em dois, o que reduz o tempo de busca, aumentando a perfomance. A desvantagem é que se um der pau, muitos arquivos podem ficar pela metade.

Talvez eu tenha trocado o 0 e o 1, mas um modo é para segurança e o outro para desempenho.

Meu grande amigo erimouse1 , realmente você se confundiu na sua resposta . O raid 0 é usado para PERFORMANCE não tendo tolerancia às falhas, este nível tem o nome de "striping". Os dados do computador são divididos entre dois ou mais discos rígidos, o que oferece uma alta performance de transferência de dados, porém não oferece segurança de dados, pois caso haja alguma pane em um disco rígido, todo o conteúdo gravado neles irá ser perdido. O RAID 0 pode ser usado para se ter uma alta performance, porém não é indicado para sistemas que necessitam de segurança de dados.

É possível usar de dois a quatro discos rígidos em RAID 0, onde os mesmos serão acessados como se fosse um único disco, aumentando radicalmente o desempenho do acesso aos HD’s. Os dados gravados são divididos em partes e são gravados por todos os discos. Na hora de ler, os discos são acessados ao mesmo tempo. Na prática, temos um aumento de desempenho de cerca de 98% usando dois discos, 180% usando 3 discos e algo próximo a 250% usando 4 discos. As capacidades dos discos são somadas. Usando 4 discos de 10 GB, por exemplo, você passará a ter um grande disco de 40 GB.

Este modo é o melhor do ponto de vista do desempenho, mas é ruim do ponto de vista da segurança e da confiabilidade, pois como os dados são divididos entre os discos, caso apenas um disco falhe, você perderá os dados gravados em todos os discos. É importante citar que neste nível você deve usar discos rígidos idênticos. É até possível usar discos de diferentes capacidades, mas o desempenho ficará limitado ao desempenho do disco mais lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...