Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led Ritimico = Problemas


rodrigojr94

Posts recomendados

Pessoal, eu fiz 2 modelos de leds ritimicos com tip31c eo bc548.

então, os esquemas que eu fiz os leds ficaram muito fracos, nao da nem pra ver direito, liguei eles em paralelo.....

O resistor que esta no led se nao me ingano, é de 460 ohms, ou seja, para 12V. E o led é de 15.000 mcd.

E então, coloquei 8 leds em paralelo e depois coloquei apenas 1 led, e ficou fraco.

O brilho (15.000 mcd) e o resistor esta atrapalhando o esquema??

Se eu colocar 8 leds em serie para 12V nao tem como né? Pois as cores são: vermelho, rosa, verde e azul.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Led não se coloca direto em paralelo jamais.

- Um resistor para cada led ou um resistor para alguns led's em série.

- A soma das tensões de todos os leds de uma série obrigatoriamente tem de ser menor que a tensão da fonte.. No mínimo 1 Volts menor.. E deve ai colocar um resistor limitador de corrente..

- Para corretamente dimensionar o resistor limitador de um ou diversos led's em série, há que saber da corrente nominal do led e da tensão característica do led naquela corrente...

Qual a tensão característica desse led??? em que corrente???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas assim, o led em serie perde o brilho?? ou o parelelo?? então, eu queria por leds azul, vermelho, rosa e verde, so que, eu nao tenho as caracteristicas dele porque eu ja comprei eles prontos para 12V, ai eu calculei o resistor pela cor que tem nele, e deu 460 Ohms.

Eu ia colocar os leds em 12V na fonte do meu pc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, descobri que era o resistor, os leds tinham resistores de 460 Ohms, depois coloquei um de 470 Ohms e piscou um pouco melhor, mas então, ele nao pisca estão forte como devia, então sera que posso colocar um resistor acima de 470 Ohms nele? eu iria colocar os leds em paralelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu sou novo aqui e não saco muita coisa de eletrônica.

Eu gostaria de um esquema para fazer um estrobo com uns 32 led's ultravioletas, e que desse para controlar a velocidade das piscadas entre 0 e 120hz mais ou menos.

Eu penso em alimentar o estrobo com uma fonte de 5V.

Será que alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu sou novo aqui e não saco muita coisa de eletrônica.

Eu gostaria de um esquema para fazer um estrobo com uns 32 led's ultravioletas, e que desse para controlar a velocidade das piscadas entre 0 e 120hz mais ou menos.

Eu penso em alimentar o estrobo com uma fonte de 5V.

Será que alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentou retirar o capacitor de 10uF?

Se sim e não funcionou, talvez o sinal não seja suficientemente forte para acionar o TIP31.

O TIP31 tem uma capacidade de corrente de saída alta, porém, o que implica que o sinal de entrada tenha que ser forte, já que seu ganho de corrente é de no máximo 50.

Sugiro que você experimente o TIP122. A pinagem é a mesma.

Este é um Darlington (dois transistores no mesmo encapsulamento), com uma corrente de saída até maior do que o TIP31, porém, com um ganho de corrente de 1000, no mínimo.

Se saturar e os LEDs ficarem acesos direto, você deverá substituir o resistor de 100 R por um trimpot de 10 K para regular o nível do sinal de entrada.

Você também pode experimentar colocar o BC548 para acionar o TIP31, assim:

TransistoresemDarlington.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BC548 tem um ganho de corrente de, no mínimo 100, e, portando, o sinal de entrada não precisa ser tão forte, porém, sua capacidade de corrente de saída é de apenas 100mA, e, portanto, você poderia ligar, no máximo 5 LEDs de 20 mA.

Mas, talvez ele não aguente nem 5 LEDs, pois, o transistor opera na região ativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O sinal de áudio da entrada estará tendendo a manter um nível médio = zero volts sobre o capacitor, já que o áudio é um sinal simétrico alternado..

Experimente colocar um diodo em série com o resistor de entrada para ver se isso muda, uma vez que então o capacitor receberá somente os semiciclos positivos do áudio. A seta do diodo (seu catodo) deverá estar apontando em direção do resistor, logo na entrada.

Qualquer diodo serve...

Reporte os resultados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei o bc548, os leds brilharam um pouco mais, coloquei 8 leds em paralelo, e funcionou, so que pra brilhar mais forte tem que estar num volume bem alto, acho que vou comprar outra caixinha de som so para deixar um com volume no ultimo e ligar os leds e a outra caixa na entrada de fone de ouvido com um adaptador 2 p2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...