Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro reiniciando - Vejam só este caso!


frdladino

Posts recomendados

Peguei um caso inusitado aqui na empresa por estes dias. Primeiro, um cliente me trouxe um computador que hora ligava, hora não, após uma falta de energia. Disse também que, antes deste problema, ele vinha apresentando resets aleatórios. Comecei o serviço, e o problema de hora ligar e hora não ligar estava na fonte e na placa mãe (uma Gigabyte que não lembro o modelo). Fizemos a substituição, formatação, e tudo estava ok! A fonte instalada foi uma Wisecase WSNG-500-P4B2S e a placa mãe uma Asus P5KPL-AM/BR. Devolvemos a máquina, e alguns dias depois ele retornou dizendo que o problema dos resets aleatórios ainda persistia. Conversando com ele, percebi que não tinha um padrão de tempo para os resets, ou de programas abertos no momento do reset. Peguei novamente a máquina, e comecei o serviço, descrito a seguir:

Liguei a máquina e em menos de 5 minutos ela resetou. Tentei analisar os logs com o BlueScreenViewer e não havia registro daquele reset nem de nenhum outro. Resolvi começar os testes na base da tentativa e erro.

Primeiramente, desconfiei de uma placa de captura para as cameras da empresa dele. Removi a placa e liguei novamente o computador. Coloquei o teste de estabilidade do Everest para rodar. Demorou cerca de 3 horas desta vez, mas resetou.

Apesar de já ter feito o teste com Memtest anteriormente, passei para a memória. Testei com 4 pentes diferentes, e com todos a máquina resetou, sempre testando com o teste de estabilidade do Everest. Não houve padrão de tempo. E não havia log de telas azuis.

Desliguei então o drive de DVD e o Floppy, e repeti os testes. Mais uma vez sem sucesso, sempre resetando.

Desconfiei do HD. Desliguei o HD, bootei a máquina com o Mini Windows XP do Hiren`s Boot CD com um drive de DVD externo. Coloquei novamente o teste de estabilidade do Everest para rodar, e mais uma vez, os resets aleatórios continuaram.

Passei para o processador. Foram 3 modelos testados, além do processador do cliente, e mais uma vez os resets aconteceram. Neste mesmo teste do processador, tentei outros coolers, sempre com pasta térmica colocada adequadamente. Apesar de todas as temperaturas (mensuradas com o Asus PC Probe) estarem nas faixas padrão. Entre um teste e outro sempre dava um reset na BIOS.

Só me restava testar as peças que acabara de vender: Uma fonte Wisecase WSNG-500-P4B2S e uma placa mãe Asus P5KPL-AM/BR. Lembrando que a esta altura, não havia mais nenhuma peça do cliente ligada à placa mãe, todas eram minhas e apenas o essencial estava ligado: Processador e memória, além da fonte e da Mobo do cliente.

Comecei a testar a fonte, mesmo com o Asus PC Probe não apresentando nenhuma variação significativa na tensão (a maior variação não chegou a 2%). Foram 3 fontes testadas além da fonte do cliente. Resultado? Sempre resetando.

Passei a apelar para os pouco prováveis: desliguei os cabos do gabinete (tanto os LEDs de ligado e de atividade do HD, como os botões de ligar e reset e as USB frontais). Mas resetou do mesmo jeito.

Só restava condenar a placa mãe que tinha acabado de vender. Mas resolvi teimar porque dos quase 10 anos que trabalho na área, não tinha pego ainda nenhum caso de mobo Asus apresentar este defeito tão nova (não tinha nem uma semana que eu tinha vendido para ele, e eu mesmo montei). Então, tirei ela do gabinete e coloquei na bancada, para ver se tinha algum dano visível e nada. Resolvi testar ali mesmo. E não é que NÃO REINICIOU MAIS? Ficou 8h30 minutos ligada sem reiniciar.

Passei então a ligar todas as peças do cliente de volta, mas tudo fora do gabinete. Coloquei a memória dele, o processador, cooler, HD, DVD, fonte e até a placa de captura. Mais uma vez nada de reiniciar. Ficou da hora que cheguei na empresa, por volta de 07h45 até a hora de ir embora, por volta de 20h.

Analizei o gabinete dele e não consegui identificar o que poderia estar causando isto. Ele estava limpo, era de 4 baias, tinha exaustor, e boa circulação de ar. Lembrando que os monitores de hardware (tanto o Asus PC Probe que eu mantinha sempre aberto, como outros) sempre acusavam as temperaturas nas faixas normais. A temp da mobo não passava de 39° por exemplo. E a máquina resetava mesmo com a tampa lateral do gabinete aberta e com ar condicionado ligado.

Só por desencargo de consciência, montei todas as peças dele num gabinete de um dos meu computadores de teste. Mais uma vez passou o dia inteiro sem resetar. Então, liguei pro cliente e, até meio sem graça, condenei o gabinete dele. Expliquei todos os procedimentos, e ele concordou em trocar o gabinete. Já faz 10 dias que devolvi o computador para ele e está tudo ok!

Alguém já viu algo semelhante? Até hoje eu só vi gabinete ser responsável por desligamento/resets em casos de erros de montagem, superaquecimento (principalmente no caso de micros atuais montados em gabinetes excessivamente pequenos) ou de contado da chapa do gabinete com a placa mãe. Até mesmo um caso de curto na plaquinha que controla as USB frontais eu já peguei. Mas o gabinete dele não se enquadrava em nenhum destes casos. A ÚNICA anormalidade que havia no gabinete dele, é que não tinha mais aquelas presilhas de fixação da placa mãe, e eu não encontrei nenhuma para substituir. Então, a placa mãe ficava fixada apenas em 3 lugares onde a fixação era feita por parafusos. Nos outros 3 pontos, não tive como fixar. Saliento que ainda assim não havia contato entre a placa mãe e o gabinete.

Será que isto seria suficiente para causar os resets? Alguém tem uma luz para o que poderia estar ocorrendo?

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu juto um mal contato entre a placa-mãe e o gabinete, causada pelos parafusos talez. Você reparou se nos encaixes havia ferrugem, ou desgaste de tinta, que causaria um contato direto da placa com o gabinete. Alguma parte do gabinete está impenada ou algo do tipo???

Não tem outra explicação para esse "fenomeno" não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, vai compreender estas "forças"..

Estou com outro caso cabuloso aqui. A máquina de outro cliente também reseta aleatoriamente na casa dele, mas aqui na empresa não reseta nunca. Já veio aqui outras enésimas vezes, e nada de apresentar desligamentos. Chegando lá reseta. Desta vez, combinei que iria ficar alguns dias com ela, e já está ligada desde ontem (dia 29) às 10h direto, com o Sandra ligado, e nada de resetar. Quase 24 horas on.

Seria um caso para facilmente condenar a instalação elétrica da casa dele, ou qualquer coisa que estivesse ligada ao computador dele lá (já vi casos até de mouse fazer micro reiniciar).

MAAAAASS... Apesar de nunca desligar aqui, a máquina dele apresenta erros no teste de estabilidade do Everest. Não reseta, mas o teste pára por causa dos erros que encontra. Eu não consegui identificar bem onde é, mas desconfio do HD. Porém, mesmo com a opção de estressar os discos desligada, também dá erro. As primeiras vezes que ela veio aqui, analizando o LOG de telas azuis, sempre constava um erro no ntoskernell. Na primeira vez, chegamos a formatar, mas continua resetando. Nestas mesmas vezes, rodamos o memtest por algumas horas e nada de encontrar erros.

A propósito, é bom que se diga: esse cliente chegou até a gente para comprar uma memória, com o pente dele em mãos, alegando que um técnico tinha dito que o problema era na memória. Testamos rapidamente com o memtest em uma máquina nossa e não encontramos erros, então sugerimos a ele que trouxesse o PC para confirmarmos o diagnóstico antes de ele comprar a memória. Por isso eu vou insistir no Memtest. Vai que o outro téco estava certo? (apesar de que, pelo o que eu entendi, o técnico falou que era memória sem testar, apenas por causa dos sintomas, numa conversa informal). Agora a bomba está nas nossas mãos :P

De ontem para cá, que deixei o Sandra rodando, ele encontrou erro em apenas UM dos testes (deixei ele rodando os testes continuamente, e analizei os relatórios hoje). Encontrou um erro de leitura no HD, mas ainda assim não resetou. Só achei estranho que quando cheguei o Sandra não estava mais executando os testes, o último que executou foi de madrugada, não sei bem ao certo que horas. Não sei se parou por ter encontrado alguma falha, ou se tem algum tipo de limite de número de vezes que ele roda. Parou na 10ª ou 11ª repetição.

Só me resta agora tentar o MemTest de novo, deixar umas 24horas para ver se encontra algo. Amanhã, faço a mesma coisa com o HD.

A propósito.. alguém conhece algum programa bom para testar a estabilidade do HD? Para estressar ele ao máximo e ver se ocasiona algum reset?

Ou alguma outra sugestão?

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, se eu chegar a conclusão que o problema está lá mesmo terei que fazer isso. Verificar estabilizador, se ele tem aterramento, verificar quais periféricos estão ligados ao micro dele e etc. Mas o problema é que estou intrigado com esse erro que interrompe o teste de estabilidade do Everest, que ainda não consegui identificar onde é. Vou deixar de hoje para amanhã o Memtest rodando para ter certeza se a memória tá mesmo boa, porque até agora eu só testei por 4 a 5 horas mais ou menos, sem encontrar erros. Outro candidato é o HD, testarei ele amanhã. Fonte não é porque já é outra e mesmo assim reseta.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz.. esse caso tá estranho mesmo. Só pode ser coisa na casa do cara. Desde ontem de manhã ficou rodando o Memtest e não encontrou NENHUM erro, nem também resetou, lógico. Interrompi o teste agora de manhã e estou testando o HD com os programas para este fim que tem no Hiren´s Boot CD. Se estes programas não encontrarem nada, vou ligar para o cliente e dizer que o computador não tem problema algum. Ou é a parte elétrica da casa dele, ou o estabilizador, ou algum periférico.. ou ainda alguma cagada que alguém na casa dele está fazendo.

Obs.: Meu funcionário me disse, que no dia que a máquina chegou (eu não estava aqui), ele ligou para testar e não desligou em momento algum, apenas quando ele abriu o PES2010 que tem no PC. Dá uma mensagem de erro antes de abrir, dizendo que o hardware não tem as especificações necessárias, mas dá a opção de você ignorar e entra no jogo normalmente. Mas deu tela azul enquanto ele estava jogando. Só me falta agora este cliente estar mentindo dizendo que ela reseta em qualquer situação, quando na verdade reseta quando o filho dele resolve jogar. Humpfz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é. Já passei pro cliente que a máquina dele não tem problema nenhum. Aliás, ter tem: os erros no HD. Mas não é isso que está fazendo reiniciar.

Vou orientar ele a fazer alguns testes em casa para ver se pára. Já perguntei se ele tem aterramento em casa e ele disse que não, aí eu disse para ele providenciar logo. E vou orientar também para desligar qualquer periférico não essencial e deixar APENAS mouse, teclado e monitor. E ligar o micro direto na tomada, sem o estabilizador. Se parar de desligar, ele vai ligando de volta um por um até achar quem é o culpado.

Valeu as respostas aí!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...