Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajudem! PC reiniciando na execução de certos jogos.


André Filipe

Posts recomendados

Saudações galera.

*Se eu estou postando na área errada, me perdoem. Primeira vez que posto aqui; sou um tanto leigo no assunto; e o motivo pode ser não só com hardwares, mas desconfio que seja com eles.*

Problema:

Meu computador reinicia na execução de alguns jogos.

Comportamento:

O tela do jogo freeza inesperadamente e nenhum comando como ALT+TAB, CTRL+ALT+DEL, ALT+F4, ESC ... responde e após um breve tempo o sistema reinicia.

Já fui vítima desses problemas rodando os seguintes jogos:

a) Counter-Strike v1.6 rodando em OpenGL (agora após alterar para Direct3D parou de travar; antes travava quando alguma granada explodia no meu campo de visão enquanto eu usava a lupa de algum rifle *sim, tinha que ser usando a lupa, se não tudo bem...)

B) PlaneShift (inesperadamente. não cheguei nem a conseguir criar meu char)

c) Dungeons & Dragons Online (constantemente. conseguia jogar por um tempo próximo de uns 20min)

d) Neverwinter Nights 1 (eis aqui o maior problema, é sempre! não jogo nem 5min dele e acontece isso inesperadamente).

Postei aqui na área de hardware por quê afinal?!

Porque visitando fórums antigos de Neverwinter Nights (parece que esse problema não é só comigo e já aconteceu com toda a comunidade de NWN) vi uma pessoa dizendo que desabilitando a opção Video Ram Cacheable na BIOS o problema era totalmente resolvido.

Bom, minha BIOS é da AMI, v02.58 e já a revirei toda e não encontrei essa opção e nem nomes similares. Tentei usar o CTRL+F1 para mostrar algumas opções ocultas da BIOS na tela, e não aparece nada...

Alguém pode me ajudar? Realmente encontro essa função na minha BIOS?

O problema pode ser outro? Qual?

Aqui vão algumas informações do meu computador extraídas pelo CPU-Z, DX-DIAG e afins:

DX Diag

Windows XP Professional (5.1, Compilação 2600)

Intel Core 2 Duo E4600 @ 2.40Ghz

3326MB RAM (na verdade são 4GBs, mas como a placa de vídeo é onboard...)

DirectX 9.0c (4.09.0000.0904)

Chipset: Intel 82945G Express Chipset Family

Total aprox. de memória: 224.0 MB

Monitor de 19" rodando na resolução nativa 1440x900-32bits @ 60Hz

CPU-Z

Cache:

L1 Data 2 x 32 KB - 8 way

L1 Inst. 2 x 32 KB - 8 way

Level 2: 2048 KB - 8 way

Mainboard = CDI NEZ945GCT-M2 1.0A

BIOS Version 080012 02/25/2008.

Memory 4096MB DDR2 - Channels # Dual

Timings

DRAM Freq. 333.3 MHz

FSB:DRAM 3:5

CAS# Latency 5.0 clocks

RAS# to CAS# Delay 5 clocks

RAS# Percharge 5 clocks

Cycle Time 15 clocks

Bank Cycle Time 21 clocks

*BIOS RODANDO PARCIALMENTE EM DEFAULT* Alterei algo na memória que não me lembro. Algo como "Maximum VRAM Size" ou algo assim, opções eram 64mb, 128mb (default), e essa dai que eu deixei.

POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDA! E NOVAMENTE, SE FIZ ALGO ERRADO POSTANDO AQUI, OU POSTANDO ISSO... DESCULPEM-ME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Hugo, há algum programa que me fale isso?

Tentei instalar o Everest mas ele pedia chave de registro.

Não manjo abrir a CPU aqui e posso fazer algo de errado também.

A fonte veio junto com o PC, é um EZPAC que comprei no ShopTime há uns 2 anos atrás. Deve de ser bem chumbreguinha, mas até hoje não me deu problemas (não que eu saiba).

Só abrindo a CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Hugo, há algum programa que me fale isso?

Tentei instalar o Everest mas ele pedia chave de registro.

Não manjo abrir a CPU aqui e posso fazer algo de errado também.

A fonte veio junto com o PC, é um EZPAC que comprei no ShopTime há uns 2 anos atrás. Deve de ser bem chumbreguinha, mas até hoje não me deu problemas (não que eu saiba).

Só abrindo a CPU?

Seu problema aparentemente está ligado à fonte. Quando você está jogando, seu sistema exige certa quantidade de energia para alimentar satisfatoriamente sua VGA. Se a fonte não fornece a energia exigida, causa travamentos e reicnicializações na melhor das hipoteses. Na pior, ela pode queimar e danificar algum componente do seu hardware. Uma fonte de qualidade garante energia com a eficiência exigida pelo sistema. Mas aguarde mais opiniões, afinal, posso estar errado. Mas no seu caso, os sintomas são de alimentação inadequada. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Rode o Memtest pra testar as memos.

- Execute uma limpeza de disco e de registro usando o CCleaner.

- monitore as temperaturas e voltagens e post pra gente ver.

[MemTest]

Testando 1126MB de RAM em 58.5%, 0 Errors.

Testando 1126MB de RAM em 95.9%, 0 Errors.

Testando 256MB de RAM em 171.7%, 0 Errors.

Testando 64MB de RAM em 1344.4%, 0 Errors.

Total testado: 3038512 KB (3GB)

[Temperaturas logo após os testes]

Tipo de sensor: ITE IT8718F (ISA A10h)

Processador = 68 °C

CPU 1 /Núcleo 1 = 83 °C

CPU 1 /Núcleo 2 = 81 °C

Aux = 25 °C

Hitachi HDP725050GLA360 = 39 °C

Coolers

Processador 1985 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU = 1.30V

+2.5V = 1.82V

+3.3V = 2.05V

+5V = 4.95V

+12V = 8.19V

No modo de espera +5V = 4.87V

Bateria VBAT = 3.25V

Registro e Disco Rígido limpos.

[Gerenciador de tarefas no momento final dos testes de RAM]

Totais

Identificadores: 17391

Segmentos: 588

Processos: 55

Carga comprometida (KB)

Total: 3168124

Limite: 3245392

Pico: 3217180

Memória física (KB)

Total: 3406060

Disponível: 109876

Cache do sistema: 183888

Memória usada pelo núcleo (KB)

Total: 82292

Paginada: 61212

Não paginada: 21080

@HUGO, amanhã abrirei aqui o gabinete e verificarei a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, boa noite.

Passando para avisar que parece que o jogo parou de travar!

O que fiz foi (além de efetuar estes testes, desfragmentar o disco rígido [isso eu faço com frequência], e limpar os registros) alterar uma configuração do jogo Use Texture Pack: de 64 meg. or higher. para 16 meg.; coloquei o audio do jogo na opção 'safe mode'; e desativei o firewall para jogar.

Algo disso fez o jogo parar *aparentemente* de reiniciar.

Pode acontecer também de ser algum problema na DLL ou no script do jogo talvez, não sei, porque já estou mais adiantado no jogo. Pode haver problemas no inicio do jogo talvez, fui jogando e salvando meu progresso a cada passo que ia dando... o jogo travou algumas vezes, e agora passei algumas boas horas jogando sem problema algum.

De qualquer forma, *TENTAREI NESTA SEMANA* abrir o gabinete aqui e passar as informações da fonte. (estou um pouco sem tempo, mas abrirei ele) Dai postarei aqui.

Se o problema persistir eu aviso.

Por hora, agradeço a força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o problema é a fonte mesmo.

Por essas e outras que a fonte é o lugar que não se deve economizar em um pc (mas todo mundo acaba pegando a mais barata... "tá ligando, então tá bom")

Concodo Jorno. A maioria das pessoas que montam um pc deixam pra investir na fonte o que sobrar. Ao meu ver, a fonte (de qualidade) deveria ser a primeira coisa a se providenciar na montagem do PC. Infelizmente, isso não acontece. Pensam em um processador potente, uma VGA monstro, placa-mãe e memórias de qualidade e metem uma fonte genérica esquecendo que ela é quem vai alimentar isso tudo. Como dizia um ex-membo do CDH: "Não se pode alimentar um puro sangue com lavagem" (Tiagus Aran) Essa frase, resume todo o meu comentário. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera.

Acontece que eu não montei o PC, comprei assim já... E na época não conhecia absolutamente nada de Hardware. Core 2 Duo, 500 GB de HD e 4 GB de RAM pra mim já estava ótimo.

Bom, firewall não é mesmo. Testei com ele, sem ele... da na mesma.

Resolução alta, baixa; em modo janela ou fullscreen... não interfere em nada. O que evita o pc de reiniciar é deixar a qualidade das texturas ou em safe mode ou em 16 mb. 32 ou 64+ faz travar.

com certeza a fonte é de baixa qualidade... já não vou nem mais postar aqui por que também ja estou convencido disso.

Logo comprarei uma XFX GTS 250 de 512mb/256bits e aproveitarei para comprar uma fonte descente também.

Agradeço, e por favor, antes de fecharem o tópico, opinem sobre a VGA. Essa que eu pretendo comprar está OK?

Pretendo rodar Guild Wars 2 *ainda não foi lançado, sei que deveria esperar o jogo ser lançado para ver qual a VGA recomendada, mas suponho que essa dê para aguentar, segundo o que os desenvolvedores do jogo disseram "Qualquer computador mid-range suportará GW2". (acredito que meu pc + essa VGA seja considerado um, pois com placa onboard mesmo eu rodava PW e Aion com resoluções fantásticas e efeitos bons [não os melhores]).

Grato!

@EDIT: Ah! Como sei se meu PC tem suporte PCI-E? Creio que tenha, pois na BIOS tem a opção de configurar algo que eu não me lembro bem ou pela PCI ou PCI-E. Como saber se tem slot PCI-E livre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom, como vejo que há muitas pessoas visitando o tópico e ele não teve uma resolução exata do problema, vou só informar o que ocorre agora e o que fiz para tal.

Counter-Strike: Criei vergonha na cara e comprei o original pela steam. Tanto rodando em OpenGL como em Direct3D não me apresentou problemas. Inclusive houve um ganho nos frames/s rodando em D3D.

Planeshift/Dungeons & Dragons: Parece que os desenvolvedores concertaram o problema que era do software. D&D não reinicia mais. PlaneShift confesso que não estou mais acompanhando o jogo, mas me disseram que este bug havia sido corrigido.

Neverwinter Nights: Coloquei o Audio no Safe Mode e a a profundidade de cor em 16bits. Também fiz diversos updates no meu windows, que eu não tinha até então. Jogo rodando tranquilo.

É isso. Espero que isso possa ajudar alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...