Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alerta de Excesso de potêcia


kiquecake

Posts recomendados

Olá,

Recentemente, tive um pequeno problema com meu PC. A fonte queimou, quase levando minha placa mãe junto. Depois do susto, e de comprar uma fonte nova, resolvi que não ia mais passar por isso e comprei um Nobreak.

Inicialmente, tudo às mil maravilhas. Minha fonte é uma Seventeam V-Force, de 850W, então comprei um Nobreak SMS de 1200 VA. Qual não foi minha surpresa ao, assim que passei a usar o computador de forma mais intensiva (No caso, jogando Starcraft 2 e Team Fortress 2), o alerta de consumo intensivo de potência, com seu barulho intermitente e sua diabólica luz amarela começa a tocar.

Minha reação inicial foi um grande WTF, pois 1200 > 850. Intrigado, resolvi checar o fator de potência da fonte, e para minha surpresa, seu valor é de 99%.

Então estou realmente encucado. O manual do meu estabilizador indica o uso de um fator de conversão de 1.52 de W para VA, o que faz com que minha fonte alcance um pico de aproximadamente 1300W. Mas o fator de potência de minha fonte não indica esta alteração. Além disto, eu gostaria de evitar a compra de um Nobreak ainda mais parrudo, pois além dos 1200 VA eles começam a ficar um tanto quanto caros.

Obrigado pela atenção,

kiquecake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem que olhar o fator potência do nobreak, e não da fonte

fonte com pfc antigo é quase sempre acima de 0.90 o fator potência, diferentemente dos nobreaks, em que a maioria tem o FP perto de 0.60

seria interessante postar a config do computador para comparar o consumo, pra ver se foi erro de cálculo de FP ou o que

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá todos.

Como o colega Kayke alí em cima falou, você deve considerar a eficiência da fonte, e não o fator do pfc. Por ser uma fonte com certificação 80 Plus Bronze, creio eu que deve estar acima de 80%.

Então um cáculo simples, mostra que se ela realmente fornece 850W, exige para o tal pelo menos 1020 W (nao é 1020 VA, que incluem mais alguns cálculos que não sei descrever, dependem de outros fatores).

Independente disso, você deve descrever aqui sua configuração.

Acho bastante improvável você estar exigindo os 850W mesmo em super ultra mega full load! heheh

Reforçando o que Kayke já falou, também digo que o nobreak em nada influencia na proteção da fonte, apenas para falta de energia e evitar perdas de trabalho, a n ser claro que ele conte com circuitos de proteção e filtragem, que nem todos tem. Se n tiver muita falta de energia aí, você deveria comprar um bom filtro e n ligar o pc no nobreak (novamente, depende tudo de sua necessidade)

Boa sorte ae

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só faltou lembrar que, antes de qualquer conversão, a potência consumida deve estar beeem abaixo dos 850W da fonte.

Não sei a configuração que está rodando aí, mas certamente deve estar muito, muito abaixo do que a fonte pode suportar, a menos que tenha um SLI/CF de placas top.

A propósito, como já foi dito duas vezes, se está preocupado apenas com o risco de queimar a fonte, use um protetor eletrônico.

Os nobreaks só são recomendados para aqueles que costumam ter cortes de energia muito frequentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, segui a recomendação geral aqui e desisti do nobreak. Arranjei um protetor eletrônico mesmo, e agora está tudo certo. Obrigado a todos pela ajuda.

Entretanto, pra não ter mais dor de cabeça, queria aprender um pouco mais sobre dimensionamento de sistemas de potência. Alguém tem alguma sugestão sobre um material bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se for a respeito da fonte, dê uma passada pelo tópico "Fonte x Configuração" que além de mim, bastante gente posta lá detalhando bem certinho o porque das escolhas e tudo mais.

Segue: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017/674

Inclusive, podemos debater sobre a sua configuração ou o que preferir.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, segui a recomendação geral aqui e desisti do nobreak. Arranjei um protetor eletrônico mesmo, e agora está tudo certo. Obrigado a todos pela ajuda.

Entretanto, pra não ter mais dor de cabeça, queria aprender um pouco mais sobre dimensionamento de sistemas de potência. Alguém tem alguma sugestão sobre um material bom?

Que protetor eletrônico?

Teria como falar a marca e o modelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos nobreaks não consideram o fator de potência da carga. Toda sua lógica interna está programada pra indicar sobrecarga quando a potência em Watts é excedida. Se um nobreak diz fornecer 1200VA ou 600W (FP=0,5), mesmo que sua fonte tenha FP de 0.99, quando a potência de 600W for excedida, ele irá bipar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...