Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para um server!


psykhe

Posts recomendados

Ola senhores!!!

Bem, estava lendo um pouco nos testes, e algumas msgs...

Vi sobre a OCZ 400w, parece-me boa...

Bem, estava querendo saber de vocês que tem experiencia/conhecimento em fontes que apresentam um bom desempenho e talvez durabilidade, que seria essa a questao.

Estou para montar um server:

placa-mãe intel DH55, com processador i3 talvez.

inicialmente 4gb ram DDr3 1333.

Dois hds sata II de 1TB.

Uma boa fonte para atender a mesma, e que tenha durabilidade?

Se possivel me da essa força para escolher uma boa fonte para esse fim.

Grato,

Abraços a comu!

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem uma palavra que está intimamente ligada a durabilidade dos componentes do micro e da própria fonte essa palavra é o tal do "PFC ativo".

A OCZ de 400W, seja o modelo SXS seja o SXS2 são ótimo exemplos de boa fonte nessa faixa de potência e preço. Moderna, com alta eficiência, baixo ruído elétrico... uma das melhores compras, se não a melhor.

Pode pegar ela que estará fazendo um ótimo negócio.

Outra opção semelhante seria a Corsair CX400. Praticamente igual a OCZ, inclusive no preço.

Sobre o posto do Juniorb, as marcas que ele citou também são ótimas. O problema é que não temos nenhum produto da XFX de baixa potência. Já a Thermaltake só tem boas fontes para linhas caríssimas, com 750W~1000W e adiante. Essas que temos por aqui de 400~500W da Thermaltake, a maioria da linha PurePower ou TR2 são verdadeiras porcarias. Fuja delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato como citei "Caso encontre" Thermal é f...d+ nas linhas acima de 500w ate 450 ainda salva levando en consideração o fato de ser um server realmente o PFC vai fazer total diferença vale lembrar da ventilação visto que Falta de PFC é perda de energia em forma de calor pegue uma com no minimo 85 de eficiência .é um efeito Joule meio inverso XD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está fazendo confusão, amigo.

O PFC não tem nada a ver com a eficiência da fonte. Em geral, boas fontes contam com PFC ativo e são eficientes, entretanto, apenas ter o PFC ativo não garante nadinha que a fonte será eficiênte. De forma análoga, temos fontes sem PFC ativo que apresentam boa eficiência, inclusive acima de 80% em alguns casos.

Se quiser entender melhor sobre esse ítem, sugiro a leitura com calma desse tópico aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Mais uma vez, cuidado com as palavras. Agora, sobre o "mínimo de 85% de eficiência". Tal feito só é obtido em fontes com certificação 80plus silver ou gold, raríssimas no nosso mercado. Muito embora fontes normais alcanssem valores até superiores a 85%, a palavra "mínimo" aí é bastante forte. Uma boa fonte provavelmente vai estar listada pelo menos no 80plus (acima de 80%), o que já excelente.

Por fim, tentando corrigir para que pessoas que possam vir a ler não coletem informações erradas, a fonte não precisa de ventilação extra para melhorar a eficiência nem nada. Em geral, as boas fontes tendem a esquentar pouco e possuem bons ventiladores, quase sempre muito silenciosos, que cumprem bem o papel de levar o ar quente para fora do gabinete.

AH, e quanto a Thermaltake, se você listar aqui pra mim um modelo de 500W dela que seja bom de verdade, eu tiro o chapéu. O próprio representante da Thermaltake no Brasil, em nota em defesa de seus produtos reprovados aqui pelo CDH nos testes de fontes, diz que suas linhas superiores são só das ToughPower para cima. Até onde lembro, acho que existem apenas fontes de 650W pra cima deles que se enquadrariam nessas melhores.

Mais uma vez, tome cuidado antes de indicar algo pra não fazermos confusão.

EDIT

Para não correr o risco de falar bobagem junto, fui pesquisar no site da organização 80plus e encontrei todos os modelos da Thermaltake registrados. De fato, até existem alguns de menor potência que obtiveram a certificação. Apenas nenhum deles vem pro Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelas informações dos senhores até o momento....

Mas éh, eu tinha visto a ocz de 400w, porém...

Fiz um teste de calculo de consumo, e deu 330w recomendado. Para my server...

Quando eu for adquirir os equipamentos, creio ser melhor adquirir uma fonte pelo menos de 500w , para ter uma sobra boa...

OCZ de 500w, é real mesmo, é eficiente?

Tem como citar umas boas de 500w?

Grato,

Abraços,

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelas informações dos senhores até o momento....

Mas éh, eu tinha visto a ocz de 400w, porém...

Fiz um teste de calculo de consumo, e deu 330w recomendado. Para my server...

Quando eu for adquirir os equipamentos, creio ser melhor adquirir uma fonte pelo menos de 500w , para ter uma sobra boa...

OCZ de 500w, é real mesmo, é eficiente?

Tem como citar umas boas de 500w?

Grato,

Abraços,

Até.

Se o site recomendou 330W, porque diabos botar uma de 500W? você NUNCA vai precisar deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar que os 330W já são o RECOMENDADO, ou seja, já com uma boa margem de segurança.

Em geral, aplica-se já uma conta de que, dado o consumo estimado, este não deve superar 70% da capacidade da fonte. Ou seja, o site deve ter feito o cálculo para 231W e, aplicado esse coeficiente de segurança, recomendou os 330W.

Ou seja, qualquer fonte bacana de 350W já estaria com uma enorme folga.

E olhe, pra ser sincero, eu já acho esses 231W que o site calculo como sendo EXAGERADOS! Um i3, super econômico, sem nenhuma placa de vídeo... consumir mais de 200W??? Bom, não sei quantas dúzias de HDs pode ter colocado aí para ter dado esse consumo! hehe

Como temos poucas opções de menor potência aqui no Brasil, recomendo as de 400W mesmo, dando AINDA MAIS folga.

Seguem mais uma vez:

OCZ SXS 400W - 170 reais

OCZ SXS2 400W - 180 reais

Corsair CX400W - 195 reais

Todas modernas, atuais, com projetos que priorizam a linha de 12V, com ótima regulagem de tensão, baixíssimos níveis de ruído elétrico, eficiência sempre acima de 80%, PFC ativo e super silenciosas. Quer mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!