Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção de motores


kinderbr1

Posts recomendados

Colegas, bom dia.

Eu gostaria de saber mais sobre a proteção elétrica de motores.

Algumas pessoas me dizem que é certo utilizar apenas um contator para partir e proteger o motor. Outras me dizem que é melhor usar o contator e um relê térmico.

Há quem diga que essa proteção deve ser feita com um disjuntor-motor. Eu sei ainda que ela pode ser feita com um inversor de freqüência.

Alguém ai pode indicar um material so dizer qual são os casos para uso de cada proteção e qual as vantagens e diferenças entre elas?

Valeu,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, bom dia.

Eu gostaria de saber mais sobre a proteção elétrica de motores.

Algumas pessoas me dizem que é certo utilizar apenas um contator para partir e proteger o motor. Outras me dizem que é melhor usar o contator e um relê térmico.

Há quem diga que essa proteção deve ser feita com um disjuntor-motor. Eu sei ainda que ela pode ser feita com um inversor de freqüência.

Alguém ai pode indicar um material so dizer qual são os casos para uso de cada proteção e qual as vantagens e diferenças entre elas?

Bem, vamos lá de forma bem resumida.

Ao meu humilde modo de entender essa "ciência"que engloba a automação,não vejo contatores e inversores como um método de proteção de motores,mas sim com interface para acionameto dos mesmos.Explico.

Usualmente,para você partir um motor você necessita de um acionamento e sua respectiva proteção (contator + disjuntor motor,entre outras diversas).

Usualmente nas empresas observo a utilização em grande escala de disjuntores motores acoplados a contatores.......

Mas nunca devemos nos esquecer do velho bom rele térmico,mais utilizado em retrofitings....

Para inversores obsevo que na maioria dos casos a proteção é feita por fusíveis tipo NH alocados devidamente em uma chave seccionadora......

Quais métodos são mais eficientes?! Creio que todos,porém na relação custo beneficío acredito no que é mais usual para cada cliente específico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...