Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Havox

[Resolvido] WinXP não reconhece HD Sata após troca de placa-mãe

Posts recomendados

Olá a todos.

Troquei aqui ontem a placa-mãe ABIT (que queimou) por uma GigaByte. Tive a sorte de o Windows XP rodar normalmente após as devidas reinstalações de drivers da nova placa-mãe. Entretanto, meu HD Sata de 500Gb deixou de ser reconhecido pelo XP. Antes da troca e da perda da placa da ABIT, porém, o HD funcionava normalmente em conjunto com o HD IDE que contém o sistema.

Já verifiquei se na BIOS o HD Sata é reconhecido (de fato é) e já testei todas as opções de Sata disponíveis lá (Combined, Enhanced, etc). Também já tentei conectar o cabo dele nas diversas saídas SATA da placa-mãe e nada. O HD Sata inclusive aparece normalmente no Gerenciador de Dispositivos do XP, ele apenas não aparece no Explorer e por isso não consigo acessá-lo. Por fim, já tentei também apagá-lo do Gerenciador de Dispositivos para que o XP reinstale-o automaticamente... ele reinstala mas o problema persiste.

Gostaria de saber se existe alguma forma de voltar a ter acesso ao HD sem ter que reinstalar o Windows ou sem ter que formatar o HD, pois existem dados importantes lá. O XpressRecovery do CD da GigaByte pode resolver o problema? Se necessário, a descrição do meu PC encontra-se na minha assinatura. Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tive a sorte de o Windows XP rodar normalmente após as devidas reinstalações de drivers da nova placa-mãe

isso aconteceu porque a nova placa também possui o chipset igual ou da mesma familia que a placa anterior.

Já verifiquei se na BIOS o HD Sata é reconhecido (de fato é) e já testei todas as opções de Sata disponíveis lá (Combined, Enhanced, etc).

ele é reconhecido , mais está habilitado na sequência de boot.

se não funcionar após esse procedimento ,tente através do gerenciador de discos.

verifique se ele está visivél, tecle com o botão direito do mouse em cima dele e em ativar.

veja se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post
isso aconteceu porque a nova placa também possui o chipset igual ou da mesma familia que a placa anterior.

ele é reconhecido , mais está habilitado na sequência de boot.

se não funcionar após esse procedimento ,tente através do gerenciador de discos.

verifique se ele está visivél, tecle com o botão direito do mouse em cima dele e em ativar.

veja se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi meu problema. Não foi tão trivial mas o importante é que recuperei meus dados. Como pode aparecer gente com problema similar, vou dizer como solucionei.

Pela dica do MacLover, consultei o Gerenciamento de Discos do WinXP e vi que meu HD era dinâmico e estava off-line. Após reiniciar e tentar reconectar novamente os cabos, a condição do HD Sata passou de off-line para ilegível. Pesquisei na internet e descobri que HDs dinâmicos tem esse problema de falha de reconhecimento quando se muda de computador/sistema (no meu caso porque mudei de placa-mãe). Então não tive escolha... tive que mandar converter pra disco básico, tendo que reparticionar e formatar.

Ai é que vem o pulo do gato. Escolhi formatação rápida e então baixei um software de recuperação de dados. Após a formatação, não gravei nem um arquivo sequer no HD; executei imediatamente o programa de recuperação e, após uma hora de varredura, ele encontrou todos os arquivos que haviam antes e o que é melhor: todos intactos. Copiei tudo o que me interessava para o outro HD e só depois de recuperar tudo o que eu queria é que movi tais arquivos de volta pro Sata.

Meu erro acho que foi lá atrás quando comprei esse HD Sata. Ao formatá-lo para utilização, devo ter deixado ele como dinâmico ao invés de básico. Se não me engano, quando ele é dinâmico ele só funciona pro sistema o qual foi formatado, ou seja, se houver alguma alteração de placa-mãe ou sistema, ele não será reconhecido. Com o básico não tem esse problema. Agora tive um pouco de sorte também, pois dias antes de tudo isto acontecer eu tinha desfragmentado este HD. Se os arquivos estivessem fragmentados, provavelmente não conseguiria recuperar tudo. Fica dica então pra sempre desfragmentarem seus HDs.

Bom, espero que desta forma, todos aqueles que tiverem o mesmo problema que eu também tenham um final feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!