Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rodrigojr94

Resistores para 12V

Posts recomendados

Ola, então, eu tenho aqui uns leds de alto brilho acho que é 15.000 mcd e 5mm... então, fiz um esquema de leds ritimicos com ele e ficou muito fraco, então troquei o resistor de 460 Ohms para 470 Ohms 1/4, dai ate que melhorou um pouco, mas quando eu ligo os leds normalmente ele possui um brilho maior, e quando eu ligo para piscar ele pisca meio fraco, então, sera que eu posso colocar um resistor de 560 ou 680 Ohms em 8 ou mais desses leds para 12V (da fonte do meu pc)... Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você liga cada resistor em 1 led. E depois liga em 12V. Expeimenta colocar um 2n3055 no seu circuito q pisca. Deve resolver.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, antes os leds estavam com resistor de 460 Ohms, ou seja, depois troquei por um de 470 Ohms e melhorou um pouco no brilho, mas então, sera se eu por um de 560 ou 680 Ohms tanto os leds quanto as voltagens da fonta ira suportar?? OBS: tensão da fonte do pc seria 12V e com 8 ou mais leds em paralelo...

Compartilhar este post

Link para o post

Se você colocar 1 resistor em cada led e depois colocá-los em paralelo de boa.. Os valores conbencionais para leds são esses mesmo 470~560 ohms. Não vejo motivo p estarem com pouco brilho.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Tipo, antes os leds estavam com resistor de 460 Ohms, ou seja, depois troquei por um de 470 Ohms e melhorou um pouco no brilho, mas então, sera se eu por um de 560 ou 680 Ohms tanto os leds quanto as voltagens da fonta ira suportar?? OBS: tensão da fonte do pc seria 12V e com 8 ou mais leds em paralelo...

Amigo, quanto maior o resistor menor o brilho dos led's.. Essa sua ideia de aumentar o valor do resistor resistor prejudica o brilho ao invés de ajudar..

Veja ai uma calculadora para ajudar a dimensionar o resistor: http://led.linear1.org/led.wiz

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post
Expeimenta colocar um 2n3055 no seu circuito q pisca. Deve resolver.
Como é? Colocar um transistor desses, de alta potência e ganho baixo?
Você vai ter que postar o esquema desse teu circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Utilizei leds com resistencia de 560 Ohms lidados a 12V e ficou com um excelente brilho

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema que eu fiz foi esse, so que eu nem coloquei aquele resistor de 100 Ohms que esta no esquema:

ledst.jpg

então se eu colocar um resistor de 560 Ohms nos leds nao prejudicara??

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que eu nunca entendi direito nesses circuitinhos espalhados pela internet é a escolha dos componentes... Usar um TIP (ou pior: um 2N3055), que é um transistor de potência para chavear menos de 10 LEDs?

Observe que um transistor da série TIP suporta correntes de coletor de até 3A e pode dissipar potências de 40W. Se nós formos analisar o consumo do teu circuito, veremos que não chega a 200mA (supondo uma corrente de 20mA pra cada LED).

Quanto ao teu problema (o brilho fraco dos LEDs), ele pode não estar sequer relacionado com a questão dos resistores... Vamos fazer umas contas:

Supondo uma corrente de 20mA e com uma tensão de 3V para cada LED numa tensão de 12V;

f6cda470e0dda83a09efbbbc84c9ee66.png

R = 12 - 3 / 0.02

R = 9 / 0.02

R = 450 ohms

Como este valor não é comercial, usamos um de 470 ohms (a corrente vai ficar um pouco menor), e é exatamente este o valor que você está usando.

Então, se o resistor está correto, porque o brilho não é bom?

O transistor usado tem um ganho baixo, da ordem de 25.

Assim, para uma corrente de 160mA (oito LEDs), a corrente da base fica em torno de 6,4mA. A questão é saber qual a corrente que a fonte de sinal sonoro pode fornecer... Se a tua fonte de sinal não estiver conseguindo fornecer esses 6,4mA, o transistor não chega a saturar e então os LEDs não vão acender com brilho máximo.

Como a corrente dos LEDs é baixa, você pode experimentar usar outro transistor, da série BC no lugar desse TIP.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum.. então se eu colocar um BC548 ele ficara melhor?? valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o 2N3055 porq uma vez fui usar o TIP31C e nao funcionou.

Eu me lembro a uns bons anos atras, o circuito original desse esquema utilizava um TIP31 q aguenta até 3A.

Veja um video q fiz semana passada usando um 2n3055. Foi um pisca pisca mesmo:

Outro arranjo feito por mim, agora um modulador pwm com 1 2N3055 e 2 MJ15003.:

O único problema q são grandes. Mas funciona!

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quanto ao BC548, ele tera um brilho melhor que o TIP31C?

Compartilhar este post

Link para o post

O BC548 geralmente é dimensionado pelo fabricante para 100mA.

Eu usaria um BC337.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não usou o resistor de 100R?

Ele protege a saída do seu aparelho de som.

Compartilhar este post

Link para o post
Uso o 2N3055 porq uma vez fui usar o TIP31C e nao funcionou.

Compartilhar este post

Link para o post

Negativo.

Veja o datasheet:

http://www.philohome.com/sensors/gp2...eets/bc548.pdf

A corrente de coletor vai até 500mA. Pra oito LEDs e uma corrente de 160mA, um BC548 aguenta tranquilo! E um desses é muito mais barato que um TIP, além de ter um ganho maior (e por isso demandar uma corrente de base menor).

Eu me baseei nessa pagina:

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/C/5/4/BC548.shtml

De todos o único que dimensiona para 500mA é a fairchild, os outros todos dimensionam para 100mA.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

De fato, pelos datasheets da página que você postou estão todos com Ic de 100mA. Então, neste caso, teria de procurar algum outro com corrente maior, que não seja o BC548.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu... obrigado a todos que responderam, eu peguei um BC548, mas então, os leds piscaram mais fortes com o bc548 ( e suportou os 8 leds), so que, eu preciso colocar agora algo para amplificar o som da caixinha do pc, pois colocar na saida direto com um adaptador nao sai com uma frequencia boa.

Eu peguei e coloquei o plug p2 dos leds ritmicos no pc, e os leds piscaram meio fracos, depois coloquei ele numa entrada de fone de ouvido que tinha do lado da caixinha do pc e coloquei no ultimo e ele piscou forte. O engraçado é que se eu usar o adaptador ele so pega um lado da caixinha ou fone de ouvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma sugestão seria você colocar os LEDs agrupados em conjuntos: cada conjunto de LEDs vai ser composto de 3 LEDs em série. Como você estará alimentando o circuito com 12V, e os LEDs em série vão demandar 9V, você calcula o resistor de cada conjunto para uma tensão de 3V (9V dos LEDs + 3V do resistor = 12V da fonte). Seriam 2 conjuntos de três LEDs e um conjunto com apenas dois LEDs.

Basta recalcular os resistores.

Assim você pode acender todos os LEDs que quer (oito) com apenas 60mA e usar o BC548 sem medo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais eu ja fiz o esquema com o bc548 e os 8 leds e ta funcionando, so que o problema é que a frequencia da saida do pc é muito fraco e os leds nao estão ´piscando forte, quando eu ligo em uma entrada de fone de ouvido na caixinha de som do pc e boto o volume no ultimo, ele pisca ate que forte, isso depende das musicas tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!