Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4017 em série


Ibraim Rebouças

Posts recomendados

Pessoal, preciso acionar alguns CD4017 em série, para que ambos recebam a mesma frequencia de Clock. Quero que quando a ultima saida do 1º CI vá a nivel alto, o segundo comece a contar, e quando a ultima saída do segundo for acionada, ela resete o 1ª, e o ciclo se reinicie... As saidas tem que ligar em sequencia, com o mesmo tempo de duração pra passar de uma para outra.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok =), muito obrigado! Me recomenda algum CI para usar as portas lógicas que estão no esquema?

Grato!! A propósito, pretendo acionar sequencias de 10 LEDs em cada saida dos 4017... pra ligar deste modo cerca de 800 LEDs... não se dará certo, ou se tem forma mais simples, poderia liga-los normalmente, mas o problema seria o consumo! Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, desde que a frequência seja suficiente para que obtenhas a persistência do olho humano, você vai ter a impresão que todos os LEDs estão acesos... Só que, conforme eu disse antes, a corrente não será tão alta assim. Na verdade, se você estivesse ligando um LED de cada vez, a corrente seria pouco mais que 20mA (seria a corrente do LED + a corrente dos integrados).

Mas atenção!

Se o intervalo entre cada acendimento dos LEDs for muito alto, pode acontecer de ficar cintilando (você vai ter a impressão que o brilho dos LEDs fica oscilando, formando "ondas"). Me preocupa a tua ideia original, de colocar vários 4017 em série, pois assim o tempo decorrido entre cada passagem (cada varredura) seria demasiado alto. No teu projeto quais são as limitações (corrente, número de LEDs, etc.)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 Hz acho que já é suficiente para o olho humano não perceber as piscadas, porém não será essa a freq. de clock mais sim a freq. em cada led, o clock seria: 30*800=24KHz

Porém Veja no datasheet: impossível usar essa freq. de clock a freq. maior suportada com 15V! seria 3MHz.. me corrijam se falei besteira..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz algo parecido.

Era uma matriz de 8 linhas x 40 colunas de LEDs.

Fiz desta forma que você está querendo fazer, multiplexando os LEDs, com 4017.

Uma coluna era ativada por vez.

Resultado:

Fracasso!

Os LEDs ficaram com um brilho muito pequeno, quase apagados, devido ao ciclo ativo reduzido, pois, se você multiplexar os LEDs para econominar energia, em compensação, terá um brilho menor neles.

Você pode fazer com que os LEDs recebam uma corrente maior, até um determinado limite constante no datasheet do LED, mas, aí terá que se precaver para o caso do sequencial travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, não parece ser tão complicado fazer algo do tipo =/! Primeiramente agradeço a todos a atenção!

Cabteixeira, essa matriz ai que você postou achei legal!

Deley-_-, realmente a intenção era colocar uma frequência alta sim!

Mulder_Fox, ai complicou =(, se o brilho vai ficar estranho... Bem, tem alguma outra forma de fazer o que eu quero, sem consumir mais do que 3A?

Qualquer forma de ligar os 800~1000 LED's com baixo consumo é bem vinda! Eu poderia usar uma fonte de PC, mas pelo tamanho é inviável.

Grato!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...