Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Advanced Clock Calibration na ECS A785GM-AD3!


kirelyth

Posts recomendados

Ai galera, comprei uma ECS A785GM-AD3 e um Phenom II X2 555 black edition de 3.2 ghz, e vi que da pra desbloquear mais um núcleo nele e transofrmar em x3 ou x4, sei la, e vi que minha placa-mãe suporta esse recurso, no site da ECS ta assim:

Question

Does A785GM-AD3 V1.0 support Advanced Clock Calibration (ACC) function?

Answer

Yes, A785GM-AD3 V1.0 can support Advanced Clock Calibration (ACC) function. You can access "M.I.B.II (MB Intelligent BIOS II)" in BIOS setup to set "Advanced Clock Calibration" item.

mas ai nao se mexer, né? então, queria uma ajuda ae!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe, desculpa a ignorância ai, mas como eu vou saber se der errado?

e também, la nas opções não tem enabled... tem assim:

Auto

Per Core

All Cores

e se eu escolho qualquer um além de auto ele aparece mais uma opção em porcentagem que o "default" é -2% e ai eu posso escolhe a porcentagem, vou buscar uma imagem pra vocês

edit:

ta aí um vídeo, essas opções são as que eu tenho aqui (pule pros 2:15)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

será que é necessário deixar essa opção habilitada para o meu pc da assintaura?

porque quando eu ia jogar o pc desligava depois de um certo tempo.

troquei a fonte e o problema voltou a surgir.

ai desativel esta opção e ate agora ja joguei mais de 40 minutos e o pc não desligou.

:confused:

poderiam me responder esta duvida?

perco desempenho se deixar ele desativado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que é necessário deixar essa opção habilitada para o meu pc da assintaura?

porque quando eu ia jogar o pc desligava depois de um certo tempo.

troquei a fonte e o problema voltou a surgir.

ai desativel esta opção e ate agora ja joguei mais de 40 minutos e o pc não desligou.

:confused:

poderiam me responder esta duvida?

perco desempenho se deixar ele desativado?

Perder desemepenho, acredito que não, pois às vezes a habilitação do núcleo trará mais dor de cabeça do que aumento de desemepnho. Nem todos os processadores, terão seus núcleos habilitados com o ACC ou mesmo os que tiverem núcleos ou caches habilitados, funcionarão 100%. Depende muito do processador e da placa mãe também. Cito como exemplo a minha ASRock M3A770DE, ela já habilitou e funcionou perfeitamente com 1 Sempron 140, transformando ele num Athlon II X2 4400e, com um outro Sempron 140, ela habilitou o segundo núcleo, mas não ficou estável. E o meu Phenom II X3 710 em um Phenon II X4 10. e funcionou perfeito. Já fiz teste com uma Asus e não funcionou com estabilidade. Existem alguns ajustes, especiais para o ACC, você pode tentar ajustar no setup. Mas se ele está resetando, provavelmente está tendo algum problema no desbloqueio. Deixe no seu caso a função desabilitada. Abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que vi no CPU-Z todos os núcleos estão ativos. Me parece que esta opção é apenas para processadores Phenom X2 e X3 que podem ser desbloqueados os núcleos.

Ou seja (me corrijam se estiver errado), nos novos processadores Phenom II X4 não há necessidade de ajuste no advanced clock calibration, mas ainda tenho dúvidas e achei muito pouco a respeito na internet, até porque eu gostaria de utilizar todos os recursos do processador e da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que vi no CPU-Z todos os núcleos estão ativos. Me parece que esta opção é apenas para processadores Phenom X2 e X3 que podem ser desbloqueados os núcleos.

Ou seja (me corrijam se estiver errado), nos novos processadores Phenom II X4 não há necessidade de ajuste no advanced clock calibration, mas ainda tenho dúvidas e achei muito pouco a respeito na internet, até porque eu gostaria de utilizar todos os recursos do processador e da placa mãe.

Alguns Athlon II X2 e X3 e o Sempron AM3 habilitam núcleos também. No caso do X4 , não há necessidade, pois ele já tem os 4 núcleos ativos.

O segredo que eles não contam é que muitos dos processadores das séries X3 e X2 são na verdade processadores quad-core perfeitamente funcionais, que têm um dos cores desativados simplesmente para satisfazer a demanda do mercado. Afinal, o índice de defeitos nos processadores oscila de uma maneira imprevisível, mas a demanda por cada mode continuam mais ou menos estáveis mês a mês.

Na maioria dos casos, a desativação dos núcleos, de parte do cache, ou de qualquer outro componente interno que o fabricante resolva desativar para diferenciar o modelo consiste em apenas uma variável no microcódigo do processador, que faz com que ele ignore o componente e se comporte como desejado.

No caso do Phenom II, um bug no firmware (ou talvez uma brecha acidental por parte da AMD) permite que o quarto núcleo seja ativado via software, a partir de comandos enviados pela placa-mãe. O "hack" funciona em muitas placas-mãe baseadas no SB710 E SB750 e pode ser ativado através da opção "Advanced Clock Calibration" no Setup. Basta deixá-la com o valor "Auto":

Esta é uma opção originalmente destinada a aumentar a tolerância do processador a erros, permitindo que os modelos antigos do Phenom atinjam overclocks um pouco maiores, mas no caso do Phenom II X3 ela ganhou uma sobrevida inesperada.

A possibilidade de um desempenho extra grátis acabou por atrair um grande volume de atenção, fazendo com que muita gente comprasse um X3 na esperança de "ganhar" um X4 de graça. O assunto ganhou tamanha repercussão dentro dos círculos técnicos que muitos levantaram a possibilidade de que esta seria uma brecha proposital da AMD, para conquistar algumas vendas adicionais em uma época difícil.

De fato, apesar do hype, o índice de sucesso é relativamente baixo. Em primeiro lugar, um número relativamente pequeno de placas são capazes de destravar o quarto núcleo e em outras você precisa utilizar uma versão específica do BIOS para ter sucesso.

Além disso, mesmo nos casos em que o quarto núcleo é ativado, ele só funcionará de maneira estável caso você dê a sorte de ter em mãos uma unidade "boa" do processador, onde o quarto núcleo não possui defeito algum e foi desativado apenas para completar a quantidade de unidades necessárias. Caso o quarto núcleo realmente seja defeituoso, ativá-lo não vai fazer bem algum, já que fará apenas com que o sistema exiba erros ou trave quando ele for usado. Em outros casos, o quarto núcleo pode funcionar sem erros, mas apenas na frequência default (eliminando a possibilidade de overclock) ou funcionar apenas a frequências mais baixas.

Na prática, a possibilidade de sucesso é pequena e a diferença de desempenho entre três e quatro núcleos não é muito considerável para início de conversa. Levando tudo isso em conta, não faz muito sentido perder tempo caçando processadores ou placas em que o hack funcione. No final da história, quem saiu ganhando mesmo foi a AMD, que acabou vendendo vários processadores a mais para os curiosos de plantão.

FONTE: GDH.NET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

salve salve rapeize , tava lendo ai sobre , minha placa é uma asus   m4a785td-v evo, e processador phenom ii x4 945 3,0ghz, e toda vez que ligo o pc tem a mensagem para ativar ACC preciose 4 algo assiim, eu ainda nao entendi o que essa função faz, e se necessário eu habilita ou deixar desabilitada mesmo, faz alguma diferença ? obrigado desde ja 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Jeff doug disse:

ativar ACC

isso é um recurso que algumas MobOs para essas CPUs tinham, de tentar ativar núcleos de alguns modelos, que poderiam estar desativados, fazendo assim um modelo se tornar outro EX: um Phenom II x4 passar a ser um Phenon II x6, mas nem todos davam para habilitar esse recurso, e quando dava, "geralmente" ficavam instáveis, causando reinícios aleatórios, travamentos.

tem Tópicos aqui no CDH que falam sobre. também pode encontrar vídeos no You Tube sobre.

minha opinião, ignore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...