Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio Philips MC145/55 - Foi ligado em 220v...


Édnei Rodrigues

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde!

Infelizmente, foi ligado errôneamente no 220v, sem ser selecionado a tensão correta no rádio.

Bom, abri e medi a saída do transformador: 0v.

Veja a esquema elétrico do rádio:

19061141_th.jpg

Como podem ver, são dois fios vermelhos que saem do transformador. O AC1 e o AC2 não possuem nenhuma tensão, pois testei a ddp entre eles e usando um terra como referência. Logo, minha dúvida é sobre os terminais de entrada do transformador, já que ele é bivolt. Vejam as fotos:

19061137_th.jpg

19061136_th.jpg

19061135_th.jpg

19061134_th.jpg

Se eu inverter aqueles dois fios, o azul e o marrom, eu vou conseguir utilizar o enrolamento "bom" do transformador ? Ou, quando queima um transformador, tudo queima ?

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tiver sorte pode ser que apenas tenha estragado uma parte do enrolamento

e poderá usar apenas uma parte do enrolamento primário para 110 v

meça a resistencia e verifique

se tiver pouca sorte pode ter curto entre espiras e ai so enrolando de novo

alguns construtores incluem um sistema de protecçao de temperatura junto com o enrolamento do transformador, pode ser que apenas esta peça esteja aberta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde.

Irei adicionar algumas hipóteses, dentro do que conheço, complementando a resposta do oceano.

Olhando a foto do circuito, o fusível no secundário aparenta estar bom, medir pra confirmar.

Para ter certeza que a bobina do secundário está boa, ou não, testá-la na escala ôhmica, fora da tomada. Quando está boa costuma ter uma resistência baixa, perto de um curto, mas não um. Se não medir nada, aí provavelmente há um fusível térmico(abre após atingir determinada temperatura ou corrente) no primário do transformador que esteja aberto, abaixo do adesivo verde, soldado em série provavelmente com o fio preto, no seu caso. Em todos os transformadores do mesmo padrão que o da foto, que vi, tendo um adesivo colorido no primário, tinha um fusível térmico abaixo de umas 2 ou 3 camadas de adesivo e papelão. O exemplo abaixo mostra a localização desse fusivel:

thermal_cutoff_4_400_50.jpg

Para testar isso, na escala ôhmica de 2000 ohms, medir preto com azul, preto com marrom, e depois azul com marrom. Azul com marrom, se medir, indicará que as duas bobinas estão boas. Se as outras combinações não medirem nada, poderá existir um fusível.

Se isso se confirmar, ou testa com outro transformador com as mesmas especificações do original, ou tenta substituir ou eliminar o fusível queimado, fazendo ligação direta.

Com um estilete e muito cuidado, cortar os adesivos e camadas de papelão até chegar no dito cujo, retirá-lo, soldar os fios diretamente, e depois colar tudo de volta. Medir as bobinas antes de colar, se caso resolva fazer isso.

Tudo o que disse acima, valores, testes, foi com base nos transformadores que havia esse padrão, e voltaram a funcionar após eu remover o fusível queimado. Bom, espero ter ajudado, ou não.

Obs: Qualquer coisa errada que eu tenha dito acima, favor me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agradeço as observações e opiniões.

Bem lembrado Anderson. Eu esqueci que podia testar a resistividade (como eu já tinha lido em outro tópico).

Eu estava vendo que esse transformador é bem pequeno e o código dele não possui nenhuma referência na internet. Será que ele possui algum tipo de fusível...

Eu vou testar a resistência do bichinho e analisar se ele está inteiro.

Pergunta: Caso eu tenha que trocar o transformador, como saberei qual modelo comprar ? Uso como referência aquele diodo? Olhar no datasheet e analisar o máximo suporta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei analizando o esquema do aparelho, e alguns datasheets, os diodos da ponte retificadora possuem o código 1N4001, que pelo datasheet suportam 1A a 75ºC. Analisei também o datasheet do circuito integrado de saída, um LA4627, e a alimentação recomendada é de 9V DC. Nesse aparelho da Philips, a alimentação desse integrado está ligada logo após a retificação. Então só posso concluir que, com essas informações, e o tamanho do transformador, um com o primário 127v/220v, e secundário 9v/800mA já resolveria seu problema.

Obs: O esquema do aparelho não mostra nenhum dispositivo de proteção no primário e provavelmente um transformador novo não virá com um. Seria interessante, se caso troque o transformador, adaptar um fusível no primário, pois se não houver, e se acontecer de ligar errado de novo pode ser que queime componentes do aparelho. Pelo consumo desse aparelho, imagino que um fusível de 1A/250v já seria o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei analizando o esquema do aparelho, e alguns datasheets, os diodos da ponte retificadora possuem o código 1N4001, que pelo datasheet suportam 1A a 75ºC. Analisei também o datasheet do circuito integrado de saída, um LA4627, e a alimentação recomendada é de 9V DC. Nesse aparelho da Philips, a alimentação desse integrado está ligada logo após a retificação. Então só posso concluir que, com essas informações, e o tamanho do transformador, um com o primário 127v/220v, e secundário 9v/800mA já resolveria seu problema.

Obs: O esquema do aparelho não mostra nenhum dispositivo de proteção no primário e provavelmente um transformador novo não virá com um. Seria interessante, se caso troque o transformador, adaptar um fusível no primário, pois se não houver, e se acontecer de ligar errado de novo pode ser que queime componentes do aparelho. Pelo consumo desse aparelho, imagino que um fusível de 1A/250v já seria o suficiente.

Anjoed, analisei mais detalhadamente o esquema do aparelho e me deparei com um regulador de tensão, um 7808, que alimenta a parte do CD, cuja entrada não pode ser menor que 11,5v senão ele não funciona.

Espero que você não tenha comprado o transformador ainda, pois o que vai precisar lá, na verdade é um com primário 127v/220v e secundário 12v/800mA.

Me desculpe por apenas analisar a parte da amplificação de áudio e não ter analisado os outros dispositivos do aparelho, mas com um esquema que não fornece informação sobre o tranformador utilizado é pedir para cometer equívocos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Anjoed, analisei mais detalhadamente o esquema do aparelho e me deparei com um regulador de tensão, um 7808, que alimenta a parte do CD, cuja entrada não pode ser menor que 11,5v senão ele não funciona.

Espero que você não tenha comprado o transformador ainda, pois o que vai precisar lá, na verdade é um com primário 127v/220v e secundário 12v/800mA.

Me desculpe por apenas analisar a parte da amplificação de áudio e não ter analisado os outros dispositivos do aparelho, mas com um esquema que não fornece informação sobre o tranformador utilizado é pedir para cometer equívocos.

Agradeço a atenção e a dedicação. É bom saber que no fórum temos pessoas boas e que se preocupam em passar a informação certa.

Eu não comprei, pois estava analisando em meu livro de eletrônica, na parte de transformadores, o funcionamento. No entanto, com sua informação, vejo que eu estava no caminho certo. O transformador está realmente queimado, já estava analisando o diodo para ver qual seria a tensão correta...

Muito obrigado. Vou comprar amanhã o transformador...:D

Resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...