Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desenhos 3D e Renderização - Upgrade no PC


Posts recomendados

Fala galera...

É que comecei agora a trabalhar com desenhos 3D e renderização, em programas do tipo SketchUP, SolidWorks, ArchCAD....

São projetos que exige um pouco da máquina.

Então estou pensando em fazer algum upgrade em meu PC, e queria a opnião de vocês.

Minha configuração é a seguinte:

Processador Core 2 Quad Q6600 2.4Ghz

Motherboard Rampage Formula

Memórias Corsair Dominator 4GB(2x2) GB 1066Ghz

VGA Radeon HD4890 XFX 1GB

HD Seagate 7200.11 750GB

Fonte Corsair TX750

E estava pensando em comprar mais uma HD4890 e colocar em crossfire.

Será que iria fazer diferença nos meus trabalhos?

Deveria investir em outra coisa?

Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia optar por um i5 750, 760 em vez do C2D Quad, acho que você encontra o i5 mas barato, ja a placa de video escolha uma da nVidia poderia ser a 460 GTX meu irmão trabalha com Animat8r, (acho que escreve assim) 3D Studio Max e me diz que as placas ATI não são muito boas para o rendering, processo de modelagem etc, ele me diz que a 460 GTX que tenho no meu é bem melhor que a que ele usa no trampo agora não me recordo qual modelo ATI que ele usa, espero que eu tenha ajudado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu não sei de modelagem 3d mas a renderização não precisa de muita placa de video não viu... é mais processador, contanto q você n use video on-board, e sobre modelação 3d eles devem usar mais efeitos e essa sua placa é antiga, ja não tem vários efeitos mais atuais e nem suporte para o DX mais novo... sinceramente acho q não compensa comprar outra HD4890.

Sobre o up, se você for trocar de plataforma (comprar outra placa mãe) eu recomendaria você comprar AMD Phenom x6... existe dois modelos o 1055T e o 1090T, os dois são ótimos para renderização, fazem um ótimo trabalho e são muito mais baratos do que os processadores INTEL, o 1055T custa em torno de R$480 e o 1090T custo uns R$700.

Caso vá ficar na mesma plataforma tem o Core 2 Qx9770 que é show de bola cara... é caro em (cerca de R$1400) mas ele é muito rápido, tem quase o desempenho top de linha Core i7 e é mais rápido em muitas coisas do que o Core i5.

O problema de trocar de plataforma é o gasto a mais q você tera, então talvez compense você ficar no socket 775 mesmo (quad core) do que mudar... Tem o Core 2 Quad Q9650 que tb é muito bom e é bem mais barato (R$ 850) do que o QX9770, é claro que ae o desempenho n é o mesmo, mas a diferença de desempenho é pequena, já a diferença de preço não...

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seu PC ta bom, eu acho que não precisa gastar mais dinheiro para comprar uma MOBO nova para suportar o i7 e uma memória nova porque os i7 não usam DDR2.

Se quiser TRABALHAR use a série de placas de trabaçho da Nvidia, as Quadro.

Aqui vai com uns preços: http://www.boadica.com.br/pesquisa/multi_placavideo/precos?ClasseProdutoX=2&CodCategoriaX=7&XJ=1

Aqui o site da Nvidia explicando direitinho: http://www.nvidia.com.br/page/workstation.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia optar por um i5 750, 760 em vez do C2D Quad, acho que você encontra o i5 mas barato, ja a placa de video escolha uma da nVidia poderia ser a 460 GTX meu irmão trabalha com Animat8r, (acho que escreve assim) 3D Studio Max e me diz que as placas ATI não são muito boas para o rendering, processo de modelagem etc, ele me diz que a 460 GTX que tenho no meu é bem melhor que a que ele usa no trampo agora não me recordo qual modelo ATI que ele usa, espero que eu tenha ajudado. :D

ABS, obrigado pela sugestão, mas aquela configuração que passei é a que eu já tenho e uso atualmente.

Se eu fosse colocar um processador com outro soquete teria que trocar praticamente o computador todo. Se fosse trocar algo, era coisa simples.

Sobre a HD4890 ser velha. Quando comprei (ano passado) ela era a top, só perdia pra HD4870x2. Não penso em "aposenta-la" tão cedo. No máximo fazer o que disse... um crossfire.

O meu computador atende bem minhas necessidades, mas talvez um upgrade agilizava meu processo (na renderização por exemplo, que leva um tempo legal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Caso vá ficar na mesma plataforma tem o Core 2 Qx9770 que é show de bola cara... é caro em (cerca de R$1400) mas ele é muito rápido, tem quase o desempenho top de linha Core i7 e é mais rápido em muitas coisas do que o Core i5.

O problema de trocar de plataforma é o gasto a mais q você tera, então talvez compense você ficar no socket 775 mesmo (quad core) do que mudar... Tem o Core 2 Quad Q9650 que tb é muito bom e é bem mais barato (R$ 850) do que o QX9770, é claro que ae o desempenho n é o mesmo, mas a diferença de desempenho é pequena, já a diferença de preço não...

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar.

Concordo. Mas sinceramente acho o QX9770 um péssimo custo x benefício. Trocar para uma plataforma Intel mais recente nesse caso seria menos oneroso e faria maior diferença de desempenho.

ABS, obrigado pela sugestão, mas aquela configuração que passei é a que eu já tenho e uso atualmente.

Se eu fosse colocar um processador com outro soquete teria que trocar praticamente o computador todo. Se fosse trocar algo, era coisa simples.

Sobre a HD4890 ser velha. Quando comprei (ano passado) ela era a top, só perdia pra HD4870x2. Não penso em "aposenta-la" tão cedo. No máximo fazer o que disse... um crossfire.

O meu computador atende bem minhas necessidades, mas talvez um upgrade agilizava meu processo (na renderização por exemplo, que leva um tempo legal)

Colega, como você mesmo disse, você ainda tem um baita de um PC e acho besteira trocar de plataforma agora. As duas melhores opções para você seria ou manter do jeito que está ou fazer upgrade de processador para um Core2Quad mais recente (45nm e 12MB de cache L2). O problema é que o preço deles é meio salgado, mas vai aí minhas recomendações:

Core2Quad Q9650 (3.0GHz, 1333MHz FSB, 12MB cache L2, 45nm, SSE4.1) - http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94461

Core2Quad Q9550 (2.83GHz, 1333MHz FSB, 12MB cache L2, 45nm, SSE4.1) - http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94174

Se for para pegar modelo mais fraco que esses dois, acho mais negócio ficar com o processador que você já usa (Core2Quad Q6600), que não é nada ruim e ainda aguenta bem o tranco.

Para renderização o upgrade de processador que iria fazer mais diferença aí, mas o uso do CrossFireX de Radeon HD 4890 não iria mudar muita coisa não. Em todo o caso, se quiser melhorar o desempenho em jogos, aí sim a ativação do CrossFireX iria ter um efeito bacana aí, o que não parece ser a sua demanda.

Boa sorte aí e espero ter ajudado. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Concordo. Mas sinceramente acho o QX9770 um péssimo custo x benefício. Trocar para uma plataforma Intel mais recente nesse caso seria menos oneroso e faria maior diferença de desempenho.

Colega, como você mesmo disse, você ainda tem um baita de um PC e acho besteira trocar de plataforma agora. As duas melhores opções para você seria ou manter do jeito que está ou fazer upgrade de processador para um Core2Quad mais recente (45nm e 12MB de cache L2). O problema é que o preço deles é meio salgado, mas vai aí minhas recomendações:

Core2Quad Q9650 (3.0GHz, 1333MHz FSB, 12MB cache L2, 45nm, SSE4.1) - http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94461

Core2Quad Q9550 (2.83GHz, 1333MHz FSB, 12MB cache L2, 45nm, SSE4.1) - http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94174

Se for para pegar modelo mais fraco que esses dois, acho mais negócio ficar com o processador que você já usa (Core2Quad Q6600), que não é nada ruim e ainda aguenta bem o tranco.

Para renderização o upgrade de processador que iria fazer mais diferença aí, mas o uso do CrossFireX de Radeon HD 4890 não iria mudar muita coisa não. Em todo o caso, se quiser melhorar o desempenho em jogos, aí sim a ativação do CrossFireX iria ter um efeito bacana aí, o que não parece ser a sua demanda.

Boa sorte aí e espero ter ajudado. =]

Concordo totalmente com você, mas pelo preço destes Quad eu acho mais vantagem um i5 750 ou ainda um Phenom II X6 1055T, mesmo com a ótima plataforma que tem (que pode ser vendida em conjunto).

Uma outra vantagem do Phenom é que ele pode trocar processador e placa-mãe mas ainda ficar nas DDR2 boas que tem, mas aí a venda da plataforma fica comprometida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ABS, obrigado pela sugestão, mas aquela configuração que passei é a que eu já tenho e uso atualmente.

Se eu fosse colocar um processador com outro soquete teria que trocar praticamente o computador todo. Se fosse trocar algo, era coisa simples.

Sobre a HD4890 ser velha. Quando comprei (ano passado) ela era a top, só perdia pra HD4870x2. Não penso em "aposenta-la" tão cedo. No máximo fazer o que disse... um crossfire.

O meu computador atende bem minhas necessidades, mas talvez um upgrade agilizava meu processo (na renderização por exemplo, que leva um tempo legal)

Já que o processador esta fora de questão (como você disse teria que trocar praticamente o pc inteiro) você poderia fazer um crossfire como você disse, ai cai naquele dilema pagar por algo já considerado "obsoleto", que poderia comprar uma placa de video mais atual, e mais rapida e ainda pagar menos, bom eu penso no que seria "menos pior" pagar um preço alto por algo mais antigo do que comprar um mais recente, eu tinha (na verdade ta enconstado) um P4, 2GB de memoria etc, estava com uma Geforece FX5200 (ai sim é reliquia :D) e a uns dois anos meu irmão acabou comprando uma HD 2600 pro (AGP logico), e claro na época bombava placas infinitamente melhores, mas o que eu podia comprar era algo mas enconta do que trocar todo o computador já que não dava para aproveitar quase nada, como parece o seu caso, no seu lugar eu compraria a 4890 sem ter medo de ser feliz :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, meu amigo tinha um pequeno estúdio na casa dele e segundo ele me disse para renderização o processador é mais importante disparado, a melhora fazendo um cross fire acho q não sera tão grande. N precisa trocar a plataforma, troque apenas o processador Q9650 ou no mínimo Q9550. Ou então invista um pouco mais e compre um Phenom x6 1055T.

Só pra você ver uma noção de quanto ficaria você trocar de plataforma

Processador amd phenom x6 1055t 2.8ghz 9mb am3 R$ 469,00

2x memória 2 gb ddr3 1333mhz pc3-10600 kingston - R$ 252,00

MB ASUS p/ AMD M4A785TD-M EVO HDMI AM3 Box R$ 373,91

R$1094,91

você pode pegar uma placa mãe mais barata pra diminuir custos claro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...