Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre matemática para eletrônica.


darkhulk

Posts recomendados

Olá, estou com duvidas pois comprei o curso de eletronica daquele instituto universal brasileiro, estou gostando, só que estou com duvida com algumas coisas. Eu quero aprender só eletronica analogica, a digital eu não quero.

Ai eu queria saber tipo se eu preciso saber fazer equação do segundo grau para fazer uns projetinhos e algumas coisinhas?

Pois o que sei fazer é no maximo equação do primeiro grau, regra de tres e expressões, o resto já esqueci tudo pois tem um tempo que não estudo.

Obrigado galera e aguardo respostas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo vai depender do aprofundamento que desejas.. É muito difícil de te dizer o quanto vais necessitar sem saber o que desejas fazer, aonde queres chegar. Às vezes o domínio de Ln (logarítmo natural), para calcular tempo em circuitos com capacitor, e um bom entendimento da eletrônica básica podem te levar muito longe... De posse do formulário que necessitas para o que desejas fazer mais uma máquina de calcular científica te ajuda bastante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo vai depender do aprofundamento que desejas.. É muito difícil de te dizer o quanto vais necessitar sem saber o que desejas fazer, aonde queres chegar. Às vezes o domínio de Ln (logarítmo natural), para calcular tempo em circuitos com capacitor, e um bom entendimento da eletrônica básica podem te levar muito longe... De posse do formulário que necessitas para o que desejas fazer mais uma máquina de calcular científica te ajuda bastante..

Então os projetos que quero fazer é mais para hobbie, nada muito complexo, tipo fazer um radio, pegar uma tv analogica e fazer algumas modificações e montar uns transmissores para teste.

parece que não vou ultilizar essas contas que o rapaz de cima falou, eu não sei extamente.

E se precisar teria como vocês especificarem quais contas, operações devo saber?

Obrigado:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logarítmo é base para Capacitor como disse o colega Faller , para saber logaritmo tem que saber exponencial , para sabe exponencial tem que saber equação de segundo grau e assim por diante .

Uma coisa leva a outra , te aconselho estudar a matematica do 1° ano do ensino médio , vais usar bastante .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Logarítmo é base para Capacitor como disse o colega Faller , para saber logaritmo tem que saber exponencial , para sabe exponencial tem que saber equação de segundo grau e assim por diante .

Uma coisa leva a outra , te aconselho estudar a matematica do 1° ano do ensino médio , vais usar bastante .

Tudo é muito relativo.. Boa parte do conhecimento que se aprende na escola às vezes nos é passado de uma maneira ou enfadonha, ou mística e, arrisco a dizer, sem a real interpretação por parte do professor, daquilo que realmente interessa. Não me crucifiquem os professores (fui um deles por longa data, na cadeira de eletrônica) mas às vezes o mestre segue a cartilha e mostra a teoria na seca, sem nenhum contorno, sem nenhum macete, sem nenhum atalho, que na vida real se usa e usa muito.

Como exemplo, muito, mas muito simples, vou me ater no cálculo do tempo de carga de um capacitor, por exemplo...

Para isso criemos um problema só para entender...

Imaginemos que estamos fazendo um temporizador usando um circuito que vá monitorar a tensão sobre um capacitor a se carregar via um resistor a partir da fonte Vcc. Essa tensão do capacitor deverá sair de zero Volts... Necessitamos saber com qual tempo ele chegará a atingir digamos um valor vou = 4 Volts..

Sabe-se:

Valor da alimentação: 12 Volts

Valor do capacitor: 100 uF

Valor do resistor: 220 kohms

A fórmula que será utilizada é a seguinte:

tob = RC ln [ (Vf-Vi) / (Vf-Vob)]

onde..

tob= tempo objetivo (aquele que desejamos calcular) [segundos]

R = valor do resistor pelo qual o capacitor se carregará [ohms]

C = Valor do capacitor que será usado na constante de tempo [Farads]

ln = Logarítmo natural ( não é necessário que se entenda essa operação, mas sim é necessário que se tenha uma máquina de calcular científica e dai com 3 toques se tem o resultado)

Vf = A tensão final que o capacitor atingiria se o deixarmos infinito tempo se carregando (no caso, 12 Volts que é a tensão da fonte) [Volts]

Vi = Tensão inicial no capacitor (por definição nossa, no problema, zero Volts) [Volts]

Vob = Tensão objetivo (a tensão no capacitor no exato tempo tob, no caso do problema = 4 Volts) [Volts]

Mãos a obra...

tob = 220.000 x 0,0001 ln [ (12-0) / (12-4) ] Note que para entrar na fórmula o resistor foi passado para ohms e o capacitor para Farads

tob = 22 x ln [ 12/8 ]

tob = 22 x ln 1,5

Se colocarmos na máquina 1,5 e pressionarmos a tecla ln o resultado será 0,405465

Então:

tob = 22 x 0,405465

Finalmente tob = 8,92 segundos...

Resposta: Nas condições dadas o tempo que a tensão do capacitor vai levar para sair de zero volts e atingir 4 volts é de 8,92 segundos

Sem saber o que é logaritmo, sem saber equações do segundo grau, mas sim sabendo a correta fórmula a usar e calculando na máquina científica aqueles valores dos quais não necessitamos saber de sua gênese ou regra de formação..

Quando professor sempre procurei mostrar a teoria bem como as corretas e adequadas fórmulas e equações a usar para cálculos práticos. Essa fórmula dai serve tanto para carga quanto para descarga do capacitor indistintamente e pode o capacitor tem carga inicial ou não. Se ao contrário do tempo necessitássemos saber o valor do resistor ou mesmo do capacitor, para cumprir um determinado tempo tob, a fórmula seria exatamente a mesma, isolando a variável desconhecida...

Assim são muitos dos conceitos da eletrônica. Se alguém só quer usar para dimensionamento, para projeto sem se preocupar em saber das razões de uso de determinada fórmula, a coisa pode ficar bem simples até...

Siga em frente sempre usando o bom senso, buscando saber o modo correto de como calcular as variáveis e vais te dar muito bem. A maioria das vezes os cálculos, e desse modo o dimensionamento, não sai correto não pela deficiência em matemática mas sim pelo errado entendimento do problema, ou por não conhecer os parâmetros corretos ou assumir erronea interpretações do problema...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá faller, então você acha que eu consigo aprender tranquilo?

Porque assim, no curso meu do instituto ensina muitas formulas, e igual você falou as vezes tem um macete que a gente pode usar.

E assim como você faz para tipo montar a formula, qual metodo você usa.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Porque assim, no curso meu do instituto ensina muitas formulas, e igual você falou as vezes tem um macete que a gente pode usar.

E assim como você faz para tipo montar a formula, qual metodo você usa.

Se você quiser realmente saber de onde vem a fórmula, como se deduz a mesma, entender a mecânica que existe por trás dela, ai sim a matemática vai pegar feio.. Mas nada impede você, de posse da formula, aplicar a mesma usando de matemática quase que da escola primária..

Nesse exemplo que te dei tenho certeza de que saberias calcular o tempo em um novo problema, com novos valores de contorno. Seria só aplicar a fórmula..

Como obter uma coleção de fórmulas?

Literatura amigo.. E hoje é tudo muito fácil, com a internet. No tempo em que estudei isso só tinha nos livros.

Procure entender o problema que se apresenta e pesquise a solução... Daqui a pouco aparece a fórmula...

Essa fórmula dai foi originada da fórmula geral da constante de tempo, que se vê na figura, só que foi rearranjada para evidenciar o tempo t...

Constantedetempo.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quiser realmente saber de onde vem a fórmula, como se deduz a mesma, entender a mecânica que existe por trás dela, ai sim a matemática vai pegar feio.. Mas nada impede você, de posse da formula, aplicar a mesma usando de matemática quase que da escola primária..

Nesse exemplo que te dei tenho certeza de que saberias calcular o tempo em um novo problema, com novos valores de contorno. Seria só aplicar a fórmula..

Como obter uma coleção de fórmulas?

Literatura amigo.. E hoje é tudo muito fácil, com a internet. No tempo em que estudei isso só tinha nos livros.

Procure entender o problema que se apresenta e pesquise a solução... Daqui a pouco aparece a fórmula...

Essa fórmula dai foi originada da fórmula geral da constante de tempo, que se vê na figura, só que foi rearranjada para evidenciar o tempo t...

Constantedetempo.jpg

Abraço...

Eu queria saber se o livro Eletronica Básica de VAN VALKENBURGH, é bom para pegar os fundamentos? Estou com duvida pois tenho ele aqui e é muito antigo.

Outra coisa, tenho umas 55 revistas daquela antiga revista Nova Eletronica, é uma boa para aprender, montar os projetos que tem nelas?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...