Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
djgoah

Divisão de canais - Virtual DJ

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

Eu sou DJ aqui onde eu moro e to com um problema...

Eu tenho um mixer aqui configurado com divisão de canais, pra eu poder mixar e tal, até agora eu não tive problemas com isso, a divisão acontece na saida de som e tal, tudo perfeitamente, mas quando decidi gravar um set aqui, sai tudo misturado mesmo com o canal fechado, na saida de som sai dividido os canais, mas na gravação mistura tudo, antes eu conseguia gravar perfeitamente, não sei se estou sendo claro, senão postem ae que eu tento explicar melhor. Se alguem souber da solução, por favor poste. =)

Obs: Possuo o cabeamento necessário para divisão de canais e minha placa de som é de 8 canais, propria da P5KPL - AM da Asus.

Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você está usando qual versão do virtual Dj?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
você está usando qual versão do virtual Dj?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro faça essa configuração na sua placa de som....

Se a placa de som for realtek, configurar alto-falantes quadrifônicos para sua placa de som... Lembrando que nesse caso, eu estou considerando que você tem o seu áudio um software instalado do mesmo, com um gerenciador de saídas de áudio, caso não tenha, é bom, informar... para tentarmos de outra forma...

Bom, aqui, de cara, você deverá conectar 2 pares de alto-falantes, sendo um par em cada saída traseira da sua placa de som, ou então um par de caixas de som e um fone de ouvido, utilizando os plugues azul e verde, lembrando que dependendo do modelo de sua placa de som, ela faz o reconhecimento quando há plugs de áudio conectados em suas saídas... Isso claro, sua placa tendo o software de gerenciamento de áudio...

Então, você deve localizar no painel de controle o gerenciador da sua placa, como mostra a figura abaixo.

computador%20tati_realtek%20AC97%20audio_pnl%20cont.jpg

Menu Iniciar, painel de controle, gerenciamento de efeitos sonoros

Alguns efeitos sonoros de simulação de ambiente reproduzem parte do áudio da saída traseira nos alto-falantes frontais e vice-versa. Isso provoca um vazamento de áudio da saída MASTER pra saída HEADPHONES (ou do DECK1 no DECK2 no caso de mixer externo), ou o contrário. Para evitar este vazamento, acesse a guia “efeito sonoro”, e certifique-se que não haja nenhum efeito selecionado.

computador%20tati_realtek%20AC97%20audio_sim_amb.jpg

FIGURA 2

Agora, iremos configurar os alto falantes. Você deverá certificar-se que ambos painéis de conexões de sua placa de som estão habilitados. Isso, pois alguns computadores desktop possuem tanto plugues na parte frontal do gabinete, quanto na parte traseira. Verifique na guia “Geral” se todos estão habilitados.

Acesse então a guia “Configuração de alto-falante”. No quadro “num. de alto-falantes” marque a opção “modo de 4 canais para saída de 4 alto-falantes”, e no quadro “Interruptor do conector do fone”, clique sobre a descrição do interruptor até que o plugue azul fique definido como “saída do alto-falante traseiro” e o plugue verde, “saída do alto-falante frontal”. Não é necessário alterar a descrição do plugue rosa.

computador%20tati_realtek%20AC97%20audio_config_af.jpg

Figura 03

Um bom procedimento após alterar a configuração é realizar um teste dos alto-falantes. Acesse a guia “Teste de alto-falantes” e após certificar-se que a figura corresponde exatamente ao sistema de 4 alto-falantes, clique sobre cada um deles e certifique-se que haja áudio em todas as saídas, tanto no canal esquerdo quanto no direito.

computador%20tati_realtek%20AC97%20audio_teste_af.jpg

Figura 4

Após certificar-se que as caixas estão funcionando perfeitamente, passe então ao tutorial de configuração do programa, clicando aqui para PRÉ-ESCUTA, ou aqui no caso de MIXER EXTERNO.

Desta vez, iremos ensinar a configurar o programa em separação monofônica para uso de pré-escuta, ou uso de decks separados e mixer externo. Somente precisamos configurar o programa, pois TODA E QUALQUER placa de som, tanto on-board quando off-board, permite este recurso.

O conceito é simples. Considerando que toda e qualquer placa de som possui ao menos uma saída analógica com 2 canais (esquerdo e direito) para estéreo, o virtualDJ condensa o sinal estéreo das saídas MASTER e HEADPHONES (ou DECK1 e DECK2 para mixer externo) em somente um canal monofônico, e utiliza os dois canais do estéreo da saída analógica para que, no caso de pré-escuta, em um canal tenhamos a saída MASTER e no outro canal, a saída para FONES DE OUVIDO; e no caso de mixer externo em um canal tenhamos a saída DECK1 e no outro canal, a saída para DECK2.

Lembrando: ao configurar o áudio do VirtualDJ, SEMPRE use nos menus drop-down as opções referentes aos drivers de sua placa. NUNCA utilize a opção driver de som primário, o uso desta opção pode levar a mau funcionamento no áudio. O driver da IDT monstrado nas figuras é SOMENTE ILUSTRATIVO. Use o driver da sua placa de som.

Para PRÉ-ESCUTA, abra o programa e configure exatamente como mostra a figura abaixo.

monoseparated.jpg

Configurando programa para Pré-escuta usando separação monofônica.

Para MIXER EXTERNO, abra o programa e configure exatamente como mostra a figura abaixo.

monoseparated_mixer.jpg

Configurando programa para mixer externo usando separação monofônica.

A próxima figura mostra um dos vários modos de conectar seu sistema monofônico e usar pré escuta. Para mixer externo, clique aqui para verificar conexões.

Caso você queira ver a fiugura abaixo em tamanho natural, faça o download aqui.

monoseparated_cables.jpg

Nota: este recurso sacrifica a qualidade estéreo, ou seja, ao invés de 2 canais o ouvinte passa a perceber apenas um canal. Para seu uso, cabe levar em conta se há necessidade ou não de que o público alvo em seu ambiente sonorizado tenha ou não percepção sonora espacial. Este é o único problema do sistema de separação monofônica. A qualidade sonora (no que se refere a ouvir todos os elementos que compõem o som) não é afetada.

Só lembrando que essa informação está explicada de melhor forma na comunidade do Virtual Dj Software... mas creio que através dessas explicações, você conseguirá, realizar a configuração desejada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu gerenciador de audio é "VIA Audio Driver V6" e meu Windows é o 7, interface um pouco diferente, mas vou tentar fazer as configurações que você mensionou ali.

Vou detalhar o que eu tenho plugado no meu mixer (Behringer DX626), para uma eventual correção:

img?s=MLB&f=87082769_9497.jpg&v=O

*1 em cada line do mixer(2 no total).

1764AF_1.jpg

*1 desses, com a ponta macho no conector femea do adaptador rca, plugado no front(verde) da placa de som.

cabop2rca2rca.jpg

*1 desse no master do mixer ligada a minha caixa amplificada.

Você disse que o som sai com uma qualidade inferior teria como eu fazer essa adaptação sem perda de qualidade, se sim me informe cabeamento ou hardware necessario para tal.

Desde já Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentei seguir ao máximo o que você explicou ali, mas como eu falei o gerenciador da minha placa é bem diferente. Mas o meu Virtual DJ esta com as configurações corretas.

Ta difícil arruma essa bagaça. hehe =)

Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, você está usando o HD ÁUDIO, da via, seria isso??? No caso do som via, é mais complicado um pouquinho, você pode ter a opção, de rodar o mesmo, com duas placas de som, seriam mais fáceis, do que dividir o canal de apenas, uma, será que não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm...

Eu tava afim de bota duas placas de som no meu pc, mas no momento eu teria q me vira com essa mesmo, ontem fiz de tudo, tentei varias configurações e a gravação continuasaindo com os canais misturados. =s

Acho q vou volta a usa o 5.2, nele nao dava problema q eu me lembre.

Se você tiver mais alguma ideia de como fazer isso funcionar poste ae, senão vou aguarda um pouco e compra outra placa de som. :/

obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seven é mais complicado, isso, porque os drivers e programas referentes a drivers não evoluíram, ao ponto de ter as mesmas características e opções disnobipilizadas em versões tipo XP, se estivesse usando o XP, já teria conseguido fazer o mesmo funcionar...

Mas de qualquer forma, vou postar aqui, o link da comunidade oficial do virtual dj, lá, você poderá ter melhor ajuda no seu caso...

Espero que consiga melhor ajuda nele:

http://fr.virtualdj.com/forums/

Detalhe, que á um fórum em português nessa comunidade, então, é bom dar uma procurada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Queria que me ajudassem pois estou  tendo problemas com meu virtual dj 7 quando vou dividir para external mix , mesmo dividido ele continua como se não estivesse dividido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!