Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda 7 64 bits: 4GB RAM - 2,75GB UTILIZAVEL


marcelofonseca

Posts recomendados

Placa Mãe: Foxconn G31MX-K

Processador: QuadCore Intel Core 2 Quad Q6600, 2400 MHz (9 x 267)

Chipset da Placa Mãe: Intel Bearlake G31

Versão da BIOS iG31M Series 773D4S24 032009

Tipo de BIOS Award Phoenix - AwardBIOS v6.00PG

RAM: 4gb

HD: 300gb

VGA: Gt 240 512mb 128bits DDR5

Gente, na verdade, achei muitas pessoas com o mesmo problema e algumas resolvendo ele.. Vi milhões de tópicos, mas no meu caso, nenhum adiantou!

print:

http://img692.imageshack.us/i/memorq.jpg/

O caso é.. Instalei todos drivers da placa mãe para o SO 64 bits, mas tá dando o mesmo problema que dava no XP, fica somente 2,75gb para usar..

Só que no caso do Seven, onde 700mb vão pro Sistema Operacional.. Sobram só 1,5gb~2gb para usar no computador..

Tentei arrumar isso no MSCONFIG, não adiantou.. Na bios, diz que tem 4096 instalada, mas não tem NADA semelhante à MEMORY REMAP, somente MEMORY AT HOLE 15m~16m, o que também não adiantou..

E o estranho foi isso que vi nas configurações da nvidia:

Memória total de gráficos disponível: 1663 MB

Memória de vídeo dedicada: 512 MB GDDR5

Memória de vídeo dedicada: 0 MB

Memória compartilhada do sistema: 1151 MB

O sistema tá compartilhando 1,1gb ao Video, não sei como arrumar isso, o que posso fazer para liberar os 4gb de RAM e deixar somente os 512mb de memória dedicada na placa de vídeo??!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb tenho esse problema de memoria, tenho 4 GB de ram, porém o notebook nao tem essa opção no setup, e o windows so mostra 2,75GB de ram utilizaveis.

Até hoje (faz quase 1 ano ja) nao consegui uma resposta ou solução para resovler isso, nem do proprio suporte da fabricante eles tem uma solução para isso no notebook.

:eek::eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei nos tópicos resolvidos já, fiz tudo o que dizia, e nenhum resolve meu problema..

Minha BIOS não tem a tal "MEMORY REMAP" e nem algo semelhante.. O que eu acho é que ela tá configurada pra 32 bits, não sei deixar para 64..

Aliás, minha VRAM é de 512mb dedicada.. Agora fui ver num jogo e tava 480mb.. Não to entendendo mais nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Memória da Placa de Vídeo não tem nada a ver como o sistema, esta memória é exclusiva da placa de vídeo mesmo.

Não adianta nem procurar Memory Remap isso só funciona em Placa Gigabyte com chipset G31, aliás, G31 é de 32Bits, portanto não indexa mais que 4GB de RAM, o que complica mesmo usando O.S x64, a limitação será 4GB, deste é retirado parte para indexar Hardwares e dentre eles um comilão PCI-E que precisa de pelo menos 512MB para funcionar.

Para resolver seu problema você precisa de uma Placa com suporte a 8GB de RAM ou mais ou com chips como G33, 975i, x38 ou superiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esta placa tem problema na leitura das placas de memoria, ate parece aquelas placas antigas onde tinha que ser colocado duas placa de memoria gemeas, ou seja as placas tem ser gemeas em numero, frequencia, e local de fabricação, esplico tem placa que tem tudo para ser gemeas, mas uma e fabricada em Singapura a outra em Thaiwan , ai tem problema, por incrivel .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, incrível mesmo, pois é uma placa "nova"...

Um amigo meu tem o mesmo 2 Quad e o mesmo G31 numa placa Gigabyte conseguiu reconhecer os 4gb normalmente.. Por isso achei muito estranho!

Não há nada que posso fazer? Atualizar a BIOS, tentar configurar pra 64 bits, nada?! Aliás, a BIOS mostra que tem 4096 instaladas.. oO

E quanto à placa de vídeo, no XP mostrava 512mb certinho, já no Seven tá mostrando 480mb, parece que algo tá roubando 32mb dela.. Muito estranho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há nada que posso fazer? Atualizar a BIOS, tentar configurar pra 64 bits, nada?! Aliás, a BIOS mostra que tem 4096 instaladas.. oO

.. Muito estranho!

Infelizmente não. Por motivos alheios ao meu conhecimento a G31M da Gigabyte disponibiliza certinho os 4GB de RAM, certamente por usar outro chip como o G33 que é da mesma linha ou usar recursos de memória instalado na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decepcionante, mas valeu pela ajuda amigo!

E por quê o Seven está reconhecendo só 480mb da VGA? Aparece 512mb nas configurações da Nvidia mas a tal de "Total Memory" é de 474mb, outra coisa que não to entendendo..

Na bios da placa, quanto de RAM você está disponibilizando para a VGA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bios tá em default, vinha com VGA onboard de 128mb, então comprei essa offboard faz 2 semanas..

tá aí uma foto da BIOS: http://img20.imageshack.us/i/bios1u.jpg/

não sei se a onboard tá "ligada"..

Pra ter como exemplo, no XP o settings do PES 2010 dizia VRAM: 512mb, o que é normal.. Então agora reparei que no Seven mostra VRAM: 480mb, o que me deixou mais confuso ainda..

Não sei se algo está roubando memória ou se eu estraguei algum contato da placa ao tirar ela do slot, antes de instalar o Seven, seria possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Revivendo o topico, tenho a mesma placa e o mesmo problema...

nas pesquisas que fiz sempre vi que ela funciona em 64bits, até nos programas de scan Everest entre outros...

Atualizei a BIOS a opção remap não tem realmente, utilizei tambem o memory hole e nada, tenho uma placa de video off geforce evga de 512mb, com a onboard desligada na BIOS.

Fiz todas configurações tambem que encontrava as pessoas falando e de nada adiantou, queria saber se alguem tem alguma informação de como melhorar isto, não precisaria nem chegar as 4gb, mas que pelo menos fosse maior do que 2,75gb.

Estou procurando mais informações sobre o chipset g31...

Espero que alguem possa me ajudar, pois queria colocar um processador melhor, mas se não conseguir mudar a memoria utilizavel acho que nem compensaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...