Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
clapinto

Qual Filmadora Digital Voce Indicaria ?

Recommended Posts

Devido a dificuldade em conseguir uma filmadora que grave diretamente em DVD, disponivel apenas no exterior, gostaria de saber qual a melhor opcao que vocês indicariam.

MiniDV? Digital8? ou Cartao?

Alguem poderia sugerir o melhor modelo defilmadora digital com as seguintes caracteristicas:

- Faixa de preco ate 3 mil reais

- Excelente imagem

- Boa imagem em ambiente escuro (se possivel, com infravermelho para gravar com 0 lux)

- Fotografia digital com boa resolucao para impressao

- Recursos de edicao que permita, por exemplo, excluir trechos gravados indesejados.

- Permita intercambiar as operacoes de REC e PLAY sem risco de sobrepor o que já foi gravado

- Porta USB para editar e gravar em DVD num PC.

- Permita digitalizar antigas VHS para edita-las na propria filmadora (ou no PC) e gravar em DVD

- Recurso de a-dub (sobrepor uma trilha sonora sobre o som original)

- Recurso de insercao de texto sobre a imagem

- Se possivel, boa variedade de efeitos especiais

Uma ultima pergunta: A entrada USB é suficiente para transferir a filmagem para o PC a fim de editar e gravar em DVD, ou precisarei comprar, por exemplo, o DeLuxe ?

Obrigado

Claudio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo Mini-DV pela qualidade, mas também tenho uma Hi8 da SONY que tem uma belíssima qualidade de imagem. Tem outras opções como o Digital Hi8 que é digital mas utiliza uma fita Hi8 comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Wellington,

O MiniDV permite intercambiar REC e PLAY sem risco de sobrepor o que já foi gravado (buscando sempre um espaco vazio para gravar) ou ele grava sequencialmente como uma fita VHS ?

você indicaria algum modelo de MiniDV que atenda (ao menos a maioria) das caracteristicas que citei ?

Valeu irmão.

Pinto.

Luxemburgo não fica na Europa.

Luxemburgo fica nas Laranjeiras !

Compartilhar este post

Link para o post

Não mini-DV não oferece este tipo d função que você precisa, essa função só é alcançada com equipamentos utilizados em estúdios de TV e empresas profissionais de vídeo, um aparelho que faça isso custa mais do que dois carros populares zero.

O DV grava como uma fita VHS, se você gravar algo em cima você perde, sem falar que em mini-DV ou Digital8 você tem que gravar a fita inteira antes de removê-la da filmadora por causa do timelime que é sincronizado, depois quando você for editar isso em um premiere você verá as perdas de sincronismo.

Nenhuma das opções que você quer, você vai conseguir encontrar por menos de R3.000,00 e sim o dobro disso.

1- Impossível.

2- VX-2000, Canon XL-S1 etc (pesquise nos sites das marcas mais famosas)

3- VX-2000, DSRPD-150...?

4- Idem 2/3.

5- Idem 4.

6- A maioria das câmeras digitais oferecem tal função.

7- Nenhuma acessível para pessoas comuns.

8- Não existe ainda câmeras de tal porte em USB para editar no PC, usa-se USB-2 ou Firewire.

9- Algumas oferecem tal função, desconheço quais são.

10- A maioria das câmeras digitais oferecem tal função.

11- A maioria das câmeras digitais oferecem tal função.

USB tem baixa taxa de transferência para editar no PC, usa-se USB-2 ou Firewire, acompanhado da maior quantidade de memória que você conseguir, e de preferência HDD SCSI ou RAID. E se possível DUAL PROCESSOR caso você venha a renderizar no computador para acelerar a renderização dos efeitos.

A fim de editar e fazer DVD, eu uso Adobe Premiere/After Effects/Photoshop 7 para converter para MPEG-2 eu uso TMPGenc Plus.

Compartilhar este post

Link para o post

Completando um pouco a resposta do Wellington...

- Para revelar fotos é aconselhado uma resolução de pelo menos 1.2MP (formato 10x15) mas seria bom que a resolução fosse de pelo menos 2MP. Tem que ver qual a resolução de fotos da filmadora.

- Para passar suas fitas VHS comum para formato digital pode-se usar uma placa de captura de video (as mais baratas custam +- 170 reais, as mais caras custam 2000 reais ou mais). Ai é só ligar um video cassete ou filmadora analógia na placa e gravar no computador.

- Recursos de edição de video (trilha sonora, texto,...) pode ser feitos via software, não precisa ser pela filmadora direto.

Para uso amador é possível encontrar filmadoras digitais por menos de 3000 e que possua algum dos recursos que você citou, talvez não todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Wellington e Carvalho

Agradeco os esclarecimentos, pois estou colhendo informações para fazer a melhor compra possivel.

Wellington, você disse que não ha camera com porta USB para passar pro PC, mas sim USB-2. USB-2 seria a porta USB numa versao mais recente?

Quanto a possibilidade de intercambiar REC e PLAY eu já vi numa maquina de US$ 900 (menos de R$ 4000,00 com impostos inclusos). Me refiro a VDR-M30 da Panasonic:

http://www.panasonic.com/consumer_electron...dcamcorders.asp

que era a filmadora que desejava, pois grava diretamente em DVD. E em 15 de abril vão lancar a VDR-M70, segundo a Amazon.com. Infelizmente, a Panasonic informou que não comercializa este produto no Brasil (no Brasil ainda não chegaram as filmadoras que gravam diretamente em DVD). Os recursos disponiveis desta filmadora me encheu os olhos (foi amor a primeira vista), mas receio importar uma maquina e não ter assistencia tecnica especializada nem pecas de reposicao aqui no Brasil, encarecendo demais (ou mesmo inviabilizando) possiveis manutencoes no futuro.

Como eu não sabia exatamente o que era um MiniDV ou um Digital8, pensei que pudessem ser um pequeno disco com acesso aleatorio. Mas sendo uma fita, com acesso sequencial, realmente é impossivel intercambiar sem sobrepor.

porém, acho que existem filmadoras que gravam diretamente em cartao. Acho que sao os cartoes MMD (multimidia), não é isso? Neste caso, o acesso não é sequencial e creio que ali seja possivel oferecer o recurso de intercambiar sem sobrepor.

Existem mesmo filmadoras que gravam em cartao? Ou cartoes so sao usados para armazenar fotos? E, se existem, saberia indicar algum modelo?

Valeu. Agradeco muito os esclarecimentos.

Pinto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que você precisa analisar o seguinte:

1- Eu preciso realmente de todos esses recursos?

2- Para quê eu vou utilizar a câmera?

3- Qual a freqüência de uso que farei dela?

Digo isso, porque querer eu quero também um monte de coisas, mas eu analizo bem se eu vou realmente precisar e se vou tirar proveito dela, eu mesmo ganhei uma VX-1000 em 1998 é um Sra de uma câmera, mas não uso nem 1% das funções dela. Assim como as outras filmadoras que tenho e o GV-D900 que um deck de miniDV, eu não uso nem 10% das funções.

Programas de edição de vídeo existe para isso, você faz a gravação master e depois edita removendo o que você não quer, coloca fundo musical, voz, efeitos de transição etc.

Querer tudo em uma câmera só é complicado, você encontra algumas funções em uma, outras funções em outra. Digo isso porque é jogar dinheiro fora investir pesado em uma coisa que você não vai usar, uma filmadora você usa no máximo 10x por ano senão menos, no começo com a empolgação de ter uma câmera nova você quer gravar tudo que vê pela frente, passa um tempo você vai enjoando dela e deixando de usar cada vez mais e só usando em casos muito especiais como casamentos, aniversários encontros com amigos etc.

Por isso pense bem em comprar uma câmera que atenda os seus requisitos de qualidade (Mini-DV, Digital8, Hi8) do que investir em uma câmera cara que você vai deixar a maior parte do tempo encostada.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Wellington

Sua mensagem me chamou a atencao para uma nova solucao.

Eu vinha pensando numa filmadora com alta capacidade de edicao, porque queria tentar resolver meus problemas sem lancar mao do PC (ou usa-lo o minimo possivel). Porque? Porque PC para video normalmente é um parto. Tem a lentidao de passar o video para o PC, a lentidao para editar o video no PC, e a lentidao para gravar no DVD. Sem falar que eu ainda teria que comprar uma placa de captura, software de edicao, gravador de DVD, e talvez precisasse fazer upgrade de alguns itens de hardware. E ficar torcendo para não haver problemas de incompatibilidade aqui ou ali... Se eu pudesse não usar o PC, ou usa-lo o minimo possivel (so para gravar no DVD, obtendo a imagem via USB) me parecia algo bem mais pratico. Veja so a configuração do meu PC:

Win 2000

Pentium III descrito como x86 Family 6 Model 11 Stepping 1 GenuineIntel ~1138 Mhz

256 Mb de Memoria RAM

Placa de Video: NVIDIA GeForce2 MX 100/200

HD MAXTOR 4D040h2 de 38Gb com 32Gb livres (não é SCSI)

CD-ROM: LG CRD-8521B

Placa de Som: CMI8738/C3DX PCI

Mas quando voce disse: "Programas de edição de vídeo existe para isso...", não sei se você quis falar em edicao em PC, mas na hora me liguei que um gravador de DVD de mesa porderia ter recursos de edicao. Entrei no site da Panasonic (sessao Gravador de DVD) e eles falam realmente em recursos de edicao. não sei se sao recursos poderosos (a-dub, efeitos especiais, texto sobre imagem, etc.), mas pelo menos permitem excluir trechos indesejaveis e alterar a ordem formando playlist. Neste caso, eu poderia esquecer o PC, e trabalhar apenas com uma filmadora mais simples (MiniDV, por exemplo), mas de boa qualidade de imagem e um gravador de DVD, onde editaria o video e gravaria em DVD.

você saberia dizer se gravador de DVD tem recursos poderosos de edicao (ao menos o recurso a-dub) ou apenas o básico?

Qual a melhor empresa no ramo de gravadores de DVD de mesa? Panasonic? Philips? Sony?

Valeu Wellington. você tem me ajudado bastante.

Um abracao

Pinto.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando disse que "Programas de edição de vídeo existe para isso..." estava me referindo a edição em computador, tanto PC como Machintosh. Edição de vídeo em PC é um parto, mas é muito relativo ao que você pretende fazer pois uma placa de edição em "Real Time" resolve boa parte dos problemas de conversão e renderização, você usaria o computador apenas para organizar as coisas e gravar o seu DVD.

Sobre esses gravadores eu não tenho nenhum, mas pelo que pude conversar com quem tem, a edição desses aparelhos é bem simples e não sei se tem as funções que você necessita.

Compartilhar este post

Link para o post

O que voce chama de placa de edição em "Real Time" ? Seria o studio DeLuxe, por exemplo?

Com um PC tendo a minha configuração, esta placa e mais um gravador de DVD da para trabalhar bem sem muita lentidao?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma placa "Real Time" captura em formato DVD (MPEG-2) por exemplo, trabalha em conjunto com o Premiere ou qualquer outro programa compatível com ela, fazendo transição, tratamento em tempo real, que faz com que você não perca tempo renderizando pois essas placas possuem um processador dedicado para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Wellington,

Eu li que o Studio DeLuxe (creio que o pacote DeLuxe deve incluir esta placa) passa para o PC uma imagem mais pobre (e tambem bem menor) para facilitar a edicao. Uma vez editado, na hora de gravar, ele grava no DVD a imagem com a alta qualidade original. é isto que voce chama de "renderizacao" ?

Meu PC com a configuração que eu apresentei é suficiente para trabalhar (editar e gravar em DVD) sem muita lentidao com esta placa de "Real Time"?

Compartilhar este post

Link para o post

Renderizar é o ato de se aplicar um efeito, modificação em uma composição, por exemplo, você aplicou um efeito de transição que a imagem quebra como se fosse um vidro, um placa que trabalhe em tempo real faz o efeito na hora. Placas de captura sem essa opção precisam que a CPU do computador calcule e aplique os efeitos no vídeo o que consome muito mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais