Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vejam Q Coisa Esquesita!


Visitante

Posts recomendados

Oi pessoal!

Estou com um problema serissimo aqui e não tenho a minima ideia do q possa estar acontecendo.

Ha quase um ano atras eu troquei o meu p4 1.5Ghz por um athlon XP 2.4, placa-mãe ASUS A7V8X-X, 512 DDR 266Mhz, Ge Force Fx5200 128Mb, HD 40Gb Seagate. O Pc vinha funcionando perfeitamente ate então, mas de uns dias pra ca eu tenho notado q quando eu o ligo, ele entra direto na bios e já vai pra parte da freqüência da CPU. Só que os numeros de freqüência não sao compativeis com o processador q eu tenho (Freq Minima: 2500Mhz e cheganado ate 4500Mhz). então, não sabendo o q fazer, eu desligo o pc e o re ligo. então, novamente cai na tela da bios so que os numeros da freqüência da CPU já voltam ao normal (2000Mhz o minimo) e então eu coloco 2ghz e reinicio o pc e ele funciona normalmente.

So que hoje, vi q aconteceu esse mesmo problema e resolvi atualizar a bios. Atualizei pra versao 1.008 e quando reiniciei o pc, ele novamente iniciou direto na bios so que o valor minimo da freq do clock era 2250Mhz. Tentei fazer como antes (desligar/ligar) mas a freqüência minima não mudava mais (so fica nos 2250Mhz). Arrisquei e deixei assim mesmo.

Baixei o AIDA 32 e apareceu isso :

Computador

Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional

Service Pack do Sistema Operacional Service Pack 1

Internet Explorer 6.0.2800.1106 (IE 6.0 SP1)

Placa mãe

Tipo de processador AMD Athlon XP, 2200 MHz (7.75 x 284) 2700+ (Aqui é a minha duvida...não era inicialmente XP 2.4?)

Nome da Placa Mãe Asus A7V8X (6 PCI, 1 AGP, 3 DIMM)

Chipset da Placa Mãe VIA VT8377 Apollo KT400

Memória do Sistema 512 MB (PC2100 DDR SDRAM)

Tipo de BIOS Award Modular (12/29/03)

Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)

Porta de comunicação Porta de impressora ECP (LPT1)

Monitor

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce FX 5200 (128 MB)

Acelerador 3D nVIDIA GeForce FX 5200

Monitor Proview 860

Multimídia

Adaptador de som Avance Logic ALS4000 Audio Device

Adaptador de som VIA AC'97 Enhanced Audio Controller

Armazenamento

Drive de Disquete de 3 1/2 Unidade de disquete

Disco rígido ST340810A (40 GB, 5400 RPM, Ultra-ATA/100)

Drive óptico AXV CD/DVD-ROM SCSI CdRom Device (Virtual DVD-ROM)

Drive óptico HL-DT-ST CD-ROM GCR-8523B (52x CD-ROM)

Drive óptico HL-DT-ST DVDRAM GSA-4081B (DVD+RW:8x/4x, DVD-RW:4x/2x, DVD-RAM:3x, DVD-ROM:12x, CD:24x/16x/32x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)

Partições

C: (FAT32) 10724 MB (2071 MB livre)

D: (FAT32) 27413 MB (1460 MB livre)

Dispositivos de entrada

Teclado Teclado padrão com 101/102 teclas ou Microsoft Natural PS/2 Keyboard

Mouse Microsoft PS/2 Mouse

Controladores de jogos Driver de joystick para PC da M

Rede

Endereço IP principal 169.254.219.36

Endereço MAC principal 00-0C-6E-4D-DA-6F

Adaptador de Rede VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter (169.254.219.36)

Adaptador de Rede WAN (PPP/SLIP) Interface (200.165.14.242)

Modem U.S. Robotics 56K Fax Host Int

Propriedades do processador

Fabricante AuthenticAMD

Versão AMD Athlon XP

Clock externo 100 MHz

Velocidade de clock máxima 2250 MHz

Velocidade de clock atual 1800 MHz

Tipo Central Processor

tensão 1.6 V

Estado Ativado

Identificação do soquete soquete A

não acreditando muito, peguei o cbId pra ver qual era o processador e no resultado deu:

Central Processor: AMD Athlon 2.17 Ghz processor

soquete a 462 pin

Family: 6 model: 8 stepping: 1

Clock speed: 2200,04Mhz XP Rating: 2700+

Host Bus Clock: 100Mhz FSB Speed: 200Mhz

Clock ratio: 22 Voltage: apagado

Extended Information :

CPU String : Athlon XP

OPN Number: AXDA2700DKV3D

Processor Core: T Bred

Generation: 7 Model:8 stepping: 1

então, fica ai a minha pergunta? O que sera q esta acontecendo? O meu processdor é 2.4 ou 2.7? Seria esse fato todo de ficar entrando na bios e depois "virar" 2.7. seria um problema na placa-mãe ou no processador? Agora fiquei preocupado com isso, pois terei que leva- lo à loja onde comprei o mais rápido possivel, pois a garantia esta quase acabando. E por isso eu deixo essa pergunta aqui pra vocês, colegas. Gostaria q dessem a opiniao de vocês.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Willie

Pelo Aida32 o fsb tá em 142. O normal seria 133. Isto é overclock e o sitema pode endoidar todo se não suportar.

Vamos devagar, suas memos são 266(133DDR);

Se o setup tiver ajustado para trabalhar em sincronia, as memos e o fsb vão ser ajustados para o mesmo valor e isto é que tá pegando.

fsb =284/2 = 142MHz a memória tá em 142MHz só que ela é 133MHz. Então o sistema tá pirando porque não tá aguentando o clock elevado. Sua placa deve ter ajuste no setup ou jamper para trabalhar em 100-133-166-200(este não sei) se você tá usando um processador que tem barramento de 133, este ajuste deve estar em 133 pois caso contrario, dá rolo. Leia o manual e poste como estão ajustados o multiplicador, fsb e configurações de memória. Deve tá configurado errado.

No setup, coloque para carregar valores default e diga quais valores foram apresentados durante o boot.

Post todos os itens do setup que se refiram ao processador e memória.

XP2400 não trabalha à 2.4GHz e sim 2.0GHz se não me engano.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, obrigado por responder, mas é aquele negocio... eu não tentei fazer overclock aqui. Simplesmente parece q "da na telha" do pc e ele vira um XP 2.7.

O engraçado q depois q eu coloquei essa mensagem aqui, eu o desliguei. hoje cedo quando eu liguei, la foi pra bios novamente e estava la CPU freq: 2000Mhz e o fsb 133, etc (tudo do jeito q veio da loja). Agora, das 3 vezes q eu liguei/desliguei, ele faz o boot sem entrar na bios (e funcionando a 2000Mhz)

Tipo, essa "crise de identidade" (eheh) do meu PC é caso de problemas no Processador ou seria da placa-mãe? Estou procurando me informar antes pra q eu leve na loja e vendedores não vendo com "argumentos", já que ele ainda esta na garantia.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser o processador mas tbem pode ser a bios que não tá legal. Agora, se não tá legal, alguma coisa tá provocando isto. Teria como testar com outro processador? Como tá na garantia não é aconselhável mexer muito. As tensões que oscilam tbem podem causar vários defeitos e instabilidades.

Meio ***** pra descobrir. Continua nos informando sobre o que conseguir, valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...