Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedi Seagate E Veio Samsung

Øbnitor

Posts recomendados

Camaradas, vejam só q triste história...

Encomendei o modelo:

http://www.seagate.com/cda/products/discsa...081,572,00.html

E o figura me trouxe este:

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDr...ies_SP1203N.htm

Quer dizer, além de vir uma outra marca totalmente diferente, o da Samsung é de 2Mb de buffer contra 8 do Seagate.

Se por acaso ele trouxer outro Samsung mas de 8Mb, devo aceitar? Ou esperar pelo Seagate mesmo?

Aliás, tem muita diferença em desempenho ou velocidade entre esses dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também ouvi falar bem pra caramba dos Samsung, e aquele q me veio é Spinpoint também. Mas entre esse de 2mb e o Seagate velho conhecido e ainda de 8mb e quase o mesmo preço (!) prefiro a segunda opção.

Aliás, sou leigo nesse assunto de capacidade de buffer dos novos HDs, alguém sabe um link pra eu estudar um pouco ou pode dar uma breve luz neste assunto por aqui?

Obrigado a todos!!

Link para o comentário

O buffer do HD funciona da seguinte forma quando o Ultra DMA esta ativada chipset passa comandar os pedios de dados ao HD deixando o processador livre desta tarefa, então quando e feito um pedido de informações pro HD ele lê e passa pra cache (buffer como preferir) tornando a transferencia de dados entre o HD e a memira RAM mais rapida então quanto mais chache mais dados podem ser armazendados e transferidos de uma unica vez tronando o tempo de espera do processador por estes dados menor.

Imagine da seguinte forma o processador solicita um arquivo de 8MB em um hd com 8MB de cahche ele ira ler este aquivo num unico giro do disco e passar para a chache (de 8MB) que apos um ciclo de clock do processador transfere para RAM.

Agora imagine em um HD de 2MB seriam necessarios quatro giros transferindo 2MB para a cache do HD mais o tempo de de quatro cilcos de clock do processador até que o processo seja concluido.

Em tesse seria mais ou menos isso.

Link para o comentário

Valeu ccs, sanou a minha dúvida.

Agora, apareceu um outro porém aqui...

Infelizmente não tem mais Seagate do modelo q eu quero, talvez precise ficar mesmo com o Samsung. Apesar dos pesares esse Spinpoint parece ser de confiança, o que vocês acham do preço de R$ 340 por ele? Compensa ou melhor esperar mais uns dias (sabe se lá quantos) e um valor de uns R$ 30 a mais pelo Seagate?

Link para o comentário

A velho... se voce tem um ai pra ir quebrando o galho enquanto isso, espere, mas se voce ta com o micro parado e doido pra jogar ou sei la o que... fique com ele mesmo e tome uma cerveija depois pra ficar feliz!! :-BEER

Edit: no caso de ficar com o Samsung, tem que ter o 8MB tambem ne!

Link para o comentário

Tem samsung com 8Mb de cache sim:

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/index.htm

Mas o meu é o SP1203N

Que, pelo visto só difere do outro por ter 2Mb de buffer enquanto o 1213N tem 8.

E agora? Eu estou com a máquina parada faz tempo, nem é pra jogar q faz tempo não instalo nada, mas sim pelo tempo q estou sem fazer minhas coisas. Compensaria ou não ficar com um de 2mb pouca coisa mais barato q o Seagate de 8?? :(

Link para o comentário

A Seagate está dando 1 ano de garantia, a Samsung, 2 mesmo. Mas eu nunca tive problemas com Seagate e Samsung não conheço os HDs. O problema é q passou mais uns dias e nada de chegar o Seagate, acho q vou ter q ficar com o Samsung mesmo.

Ah, obrigado pela ajuda, mas por ora estou me virando com o PC do escritório mesmo, só fico chateado desses Seagate terem desaparecido das lojas por aqui... :(

Link para o comentário

Amigo depois de visitar varios foruns, acabei comprando uma hd Seagate modelo ST380024a com 8mb de buffer. não gostei nem um pouco desta hd (apesar de ter ouvido falar muito bem dela) alem de esquentar demais (media de 42 graus medidas pelo speedfan), tambem pude comprovar que ela teve um desempenho muito baixo apesar de ter 8mb de buffer (media de 32mb por segundo, medidos pelo hd_speed). Troquei por uma Samsung Spinpoint SP0802N, quanta diferenca. Temperatura não passando de 29 graus, e desempenho na media de 50 mb por segundo (apesar de ter apenas 2mb de buffer). já tinha uma SP6003H de 60gb, que já completou 2 anos de nunca me deu dor de cabeca, agora adquiri esta de 80gb que estou achando uma maravilha. Hds que não seja Samsung nunca mais, quero esclarecer que esta e a minha opiniao, claro que tera pessoas que discordarao de mim. Estou tentando apenas ajudar, contando minha esperiencia.

Link para o comentário

Opa, valeu venicius.

Eu já tinha ouvido falar vagamente nos HDs Samsung e o q eu tenho em mãos é justamente um Spinpoint mas com 2mb de buffer.

Parece q além de rápidos são silenciosos e ainda por cima aquecem pouco, acho q vou acabar arriscando a ficar com esse mesmo.

O q eu esperava era algo assim mesmo como você fez, um relatório de experiência de quem usou mesmo o produto e não sabe apenas por ouvir falar, como eu.

Obrigado!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!