Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedi Seagate E Veio Samsung

Øbnitor

Posts recomendados

Camaradas, vejam só q triste história...

Encomendei o modelo:

http://www.seagate.com/cda/products/discsa...081,572,00.html

E o figura me trouxe este:

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDr...ies_SP1203N.htm

Quer dizer, além de vir uma outra marca totalmente diferente, o da Samsung é de 2Mb de buffer contra 8 do Seagate.

Se por acaso ele trouxer outro Samsung mas de 8Mb, devo aceitar? Ou esperar pelo Seagate mesmo?

Aliás, tem muita diferença em desempenho ou velocidade entre esses dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também ouvi falar bem pra caramba dos Samsung, e aquele q me veio é Spinpoint também. Mas entre esse de 2mb e o Seagate velho conhecido e ainda de 8mb e quase o mesmo preço (!) prefiro a segunda opção.

Aliás, sou leigo nesse assunto de capacidade de buffer dos novos HDs, alguém sabe um link pra eu estudar um pouco ou pode dar uma breve luz neste assunto por aqui?

Obrigado a todos!!

Link para o comentário

O buffer do HD funciona da seguinte forma quando o Ultra DMA esta ativada chipset passa comandar os pedios de dados ao HD deixando o processador livre desta tarefa, então quando e feito um pedido de informações pro HD ele lê e passa pra cache (buffer como preferir) tornando a transferencia de dados entre o HD e a memira RAM mais rapida então quanto mais chache mais dados podem ser armazendados e transferidos de uma unica vez tronando o tempo de espera do processador por estes dados menor.

Imagine da seguinte forma o processador solicita um arquivo de 8MB em um hd com 8MB de cahche ele ira ler este aquivo num unico giro do disco e passar para a chache (de 8MB) que apos um ciclo de clock do processador transfere para RAM.

Agora imagine em um HD de 2MB seriam necessarios quatro giros transferindo 2MB para a cache do HD mais o tempo de de quatro cilcos de clock do processador até que o processo seja concluido.