Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pino torto ou quebrado? "Famosa" Técnica do alfinete para ressucitar processadores.


greatfinale

Posts recomendados

Pois então galera, utilizo-me do forum há anos, mas só hoje resolvi criar vergonha na cara e me cadastrar, devido a mais uma grande ajuda encontrada nos foruns por aqui.

COmprei há alguns dias um cooler master V10, um monstro (estava entre o true e ele), e fui trocar como de costume o cooler (era a 1a vez NESSE meu pc atual). Para a minha surpresa, desmontei e montei tudo com a MAXIMA cautela, mas tive grande dificuldade (mesmo fazendo com muita sutileza) de retirar o cooler box da AMD do meu phenon II X4 965 BE (tava EXTREME grudado). Tudo bem lindo, fui ligar meu computador e ele nao dava sinal de vida. Parece meio precoce, mas na minha mente estava escrito = detonei meu processador.

FUi avaliar, com mais cautela, e tinham dois pinos estranhos. Sei das coisas terriveis que acontecem com esses tpos de processadores - viram chaveiros...

Entretanto, nao desisti. Usei uma lapiseira 0,5 e em alguns momentos a 0,3, pinças agulhas e alfinetes. Uma eu recuperei, TOTAL, e encaixou soberbamente. A outra... QUEBROU... caras, quase chorei.

Bem, no desespero corri pra net, e achei a estão falada teoria do alfinete no "lugar do pino quebrado."

POR ALGUNS, considerada um absurdo, por outros a chance final. Bem, como ele nao tinha mais chance mesmo, antes de virar chaveiro eu ia tentar de todo (que nao prejudicasse mais o resto do sistema, convenhamos).

Peguei um alicate de unha e um alfinete, cortei a ponta com mais ou menos o tamanho dos pinos. Aih a porcaria foi grande: a minha placa-mãe asus m4a785-m tem um socket branco (onde o processador fixa seus pinos) e o alfinete era pequeno e grosso de mais - ficou ENTERRADO la dentro -> agora alem do processador, inutilizei a mother board...

COmo sou teimoso, fucei fucei até que puxando a paradinha de metal do soquete, usando a gravidade e umas batidinhas, a parada cedeu um pouco e eu retirei (teoricamente ele é feito para sair passivamente). Nao obstante repeti o processo, DESSA vez com tamanhos maiores de alfinete cortado. No acerto/erro cheguei a um ponto onde o processador interrou o alfinete (quero ver pra tirar depois de novo) e se fixou bem. Liguei novamente o pc e... acreditem...

FUNCIONOU.

faz 12 dias ja, fiz mtos testes de stress, desde software até algumas belas sacudidelas e nada. perfecto. funcionando NORMALLLLL

Sei que nao é algo q se deva indicar para todos. Mas sou novato na questao FAÇA você MESMO, e consegui. Acho q se for pra perder de qualquer maneira, da pra seguir esse conselho. Espero que alguem com esse problema possa se beneficiar do que aconteceu cmg.

Tenho uma duvida ainda.

Caso no socket o pino/alfinete NAO resolva mais sair, existe alguma maneira de arrancar (a parada branca onde os pinos encaixam), sem danificar a motherb e alem disso facilitar a retida do mesmo??

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100% trash isso aí, mas parabéns pela audácia.

De duas, uma: ou você conseguiu este milagre ou o pino não era funcional. você testou apenas com o desentortado?

Isto que ocorreu é devido ao composto térmico original, que tem a característica de tornar-se sólido quando frio e pastoso quando aquecido.

Dica:

Para soltar o dissipador/cooler do processador o ideal é ligar o computador, deixá-lo esquentar, desligar e logo em seguida retirar o mesmo, sem soltar o processador do slot, claro, tudo com extremo cuidado. Caso o PC não esteja funcionando pode-se usar um secador de cabelos ou soprador térmico(muito, muito cuidado c/ este) sobre o cooler, apenas o suficiente para amolecer, tendo bom senso para não derreter o PC inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então Cenir, eu admito, COM CERTEZA jamais indicaria alguem a fazer isso. Entretanto, quando as circunstancias não ajudam, e agente se sente apto a fazer (pratica e tal) e é a ULTIMA tentativa -> vale a pena.

Eu tentei liga-lo varias vezes antes da ideia do alfinete vir até minha mente.

Mas admito que provavelmente deveria se tratar de um pino não tão importante (mas SEM ELE o pc NAO funcionava...).

Ja realizei varios testes de stress e tudo mais: PC 100% =D

to muito feliz =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então Cenir, eu admito, COM CERTEZA jamais indicaria alguem a fazer isso. Entretanto, quando as circunstancias não ajudam, e agente se sente apto a fazer (pratica e tal) e é a ULTIMA tentativa -> vale a pena.

Eu tentei liga-lo varias vezes antes da ideia do alfinete vir até minha mente.

Mas admito que provavelmente deveria se tratar de um pino não tão importante (mas SEM ELE o pc NAO funcionava...).

Ja realizei varios testes de stress e tudo mais: PC 100% =D

to muito feliz =P

voce pode tentar remover o pino com um imã. mas cuidado voce pode acabar com mais coisas no seu pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então galera, utilizo-me do forum há anos, mas só hoje resolvi criar vergonha na cara e me cadastrar, devido a mais uma grande ajuda encontrada nos foruns por aqui.

COmprei há alguns dias um cooler master V10, um monstro (estava entre o true e ele), e fui trocar como de costume o cooler (era a 1a vez NESSE meu pc atual). Para a minha surpresa, desmontei e montei tudo com a MAXIMA cautela, mas tive grande dificuldade (mesmo fazendo com muita sutileza) de retirar o cooler box da AMD do meu phenon II X4 965 BE (tava EXTREME grudado). Tudo bem lindo, fui ligar meu computador e ele nao dava sinal de vida. Parece meio precoce, mas na minha mente estava escrito = detonei meu processador.

FUi avaliar, com mais cautela, e tinham dois pinos estranhos. Sei das coisas terriveis que acontecem com esses tpos de processadores - viram chaveiros...

Entretanto, nao desisti. Usei uma lapiseira 0,5 e em alguns momentos a 0,3, pinças agulhas e alfinetes. Uma eu recuperei, TOTAL, e encaixou soberbamente. A outra... QUEBROU... caras, quase chorei.

Bem, no desespero corri pra net, e achei a estão falada teoria do alfinete no "lugar do pino quebrado."

POR ALGUNS, considerada um absurdo, por outros a chance final. Bem, como ele nao tinha mais chance mesmo, antes de virar chaveiro eu ia tentar de todo (que nao prejudicasse mais o resto do sistema, convenhamos).

Peguei um alicate de unha e um alfinete, cortei a ponta com mais ou menos o tamanho dos pinos. Aih a porcaria foi grande: a minha placa-mãe asus m4a785-m tem um socket branco (onde o processador fixa seus pinos) e o alfinete era pequeno e grosso de mais - ficou ENTERRADO la dentro -> agora alem do processador, inutilizei a mother board...

COmo sou teimoso, fucei fucei até que puxando a paradinha de metal do soquete, usando a gravidade e umas batidinhas, a parada cedeu um pouco e eu retirei (teoricamente ele é feito para sair passivamente). Nao obstante repeti o processo, DESSA vez com tamanhos maiores de alfinete cortado. No acerto/erro cheguei a um ponto onde o processador interrou o alfinete (quero ver pra tirar depois de novo) e se fixou bem. Liguei novamente o pc e... acreditem...

FUNCIONOU.

faz 12 dias ja, fiz mtos testes de stress, desde software até algumas belas sacudidelas e nada. perfecto. funcionando NORMALLLLL

Sei que nao é algo q se deva indicar para todos. Mas sou novato na questao FAÇA você MESMO, e consegui. Acho q se for pra perder de qualquer maneira, da pra seguir esse conselho. Espero que alguem com esse problema possa se beneficiar do que aconteceu cmg.

Tenho uma duvida ainda.

Caso no socket o pino/alfinete NAO resolva mais sair, existe alguma maneira de arrancar (a parada branca onde os pinos encaixam), sem danificar a motherb e alem disso facilitar a retida do mesmo??

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já entortei 2 fileiras quase que enteiras pois puxei com força o processador sem destravar o chipset!

Usei um bisturi de cirurgia simples e até hoje ele funciona 100%. Alguns minutos depois de desentortar os pinos parti pra overclock! Recomendo esta técnica também, caso necessário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAUAHUAHAUHAUAHA ja aconteceu coisa parecida comigo... Quando fiz meu curso de hardware eu e meu colega de classe demontamos um K6-II. Não é que na hora de recolocar o processador no soquete o *** do meu colega forçou o processador contra o soquete ao invés de ir ajeitando ele até encaixar... resultado: entortou a pinagem toda hauahuahauahuaha. Sorte que o professor não estava na classe, o jeito foi pegar um alicate e desentortar os pinos um a um. Tensão na hora de ligar o pc depois mais foi de boa :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha, show de bola! Gambiarra FTW!

Em 2006, o meu guerreiro Athlon 64 3200+ ficou grudado no dissipador também. Um camarada tentou retirá-lo com o maior cuidado usando uma chave de fenda, mas de repente... pluft... o bixão deu um rasante até o outro lado da sala. Infelizmente, não tive a sagacidade de procurar sobre possíveis gambiarras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

auheuaheuaheue isso é uma boa ideia ( para último caso mesmo), e também para que pensa em não fazer mais upgrade de processador. Uma vez eu fui tirar meu processador e entortou os pinos também, mas consegui desentortar sem problemas. Nunca que iria pensar em uma gambiarra dessas. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

nossa! incrivel ou digo melhor audacioso fazer algo assim!! rs

acho q como num post anterior... melhor esquertar o processador antes de tirar...

esses dias, fiz um upgrade... e para tirar o cooler sem forcar, eu so girava um pouco pa direita e pa esquerda devagar... uma hora amoleceu e saiu fácil....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu recebi um phenom 1 9600 black com trocentos pinos tortos, alguns dobrados quase no meio, só não entendo como conseguiram quebrar os pinos, eu consegui desentortar tudo com uma pinça de retirar pelos (o desenho dela é péssimo para a função original, mas ótimo para desentortar pinos, kkk) sem quebrar nenhum, foi só ligar e pronto.

Recomendo quando quebrar, se for um processador que valha a pena peçam orçamento de reparo em empresas especializadas, não vou citar nenhuma, mas sei que eles consertam isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...