Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre a Radeon HD 6850


Posts recomendados

Beleza meu caro! Acredito não ter sido interpretado da melhor forma ou ainda não me expressei da melhor forma, a questão é que no meu caso sempre tive esse problema com drivers da ATI, tb sou fã das VGAs da ATI, desde a linha 9600 XT, um pouco antes das X1600. O fato é que estava usando CF de HD 4850 e o problema tb acontecia (no CF e single com menor frequência).

Lembro ainda que que fiz menção a ótima qualidade de imagem, isso é realidade, bem como o problema que tenho com os drivers, enfim, vou mudar alguma config na BIOS, no Catalyst e ver o que acontece.

Estou torcendo pro 10.11 sair logo pra série 68XX.

Abraços e me desculpem se me expressei mal quando mencionei "tranqueira".rs.

Seu texto não foi mal interpretado, ele está claro, você disse que tem problemas desanimadores com os drivers, e que isso era comum desde a serie 4000.

Então se eu comprar uma vga da serie 6800 posso ficar despreocupado com problemas nos drivers?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Akatuka, se você chegou a trocar de VGA e os problemas continuaram, você não acha que pode ser outra coisa não?

Digo isso porque são muitos fatores de causam um reset na GPU, desde problemas de alimentação até jogos desatualizados, drivers de chipset desatualizados, BIOS, overclock/underclock/clocks instáveis...

E claro, nenhum programa é 100% e em algum momento seu driver vai falhar, mas falhar constantemente independente da versão não é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akatuka

Para a série 6800 somente o 10.12 no final de dezembro.

Olha só uso o mesmo Win7 64 bits que você. O AvP o problema de crash para o desktop foi solucionado com o 10.10e, agora qual são os jogos que você tem jogado?

Embaixo um link que pode ser util caso alguem queira saber os procedimentos para instalar ou desinstalar os drivers amd/ati

http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/737-20870HowtoInstallYourATIProduct.aspx#header2

Poxa também tive uma power color 9600xt! Mas a minha deu artefatos logo que eu comprei, ai troquei por uma xfx Nvidia 5200ultra...HAHA pior negocio q eu fiz. Lembro q na época dela existia os omegas drivers da vida, porq os drivers da ati tinham muitas incompatibilidades.

Então meu caro ostiwhite2, engoli as tais formigas tb :lol:, passei o fds testando config e depois de muito tentar lembrei de uma outra vga que apresentou problemas semelhantes no Crysis, tenho até um post falando sobre isso, acredite, reduzi o brilho no prórpio Catalyst (zero para -15) e o problema até o momento não voltou a ocorrer!

Acredito que algo exista de relação, porque a cada teste retornava para default e alterava um outro item e apenas quando alterei o brilho o problema até o momento não ocorreu mais.

De certa forma agradeço a ajuda, talvez nem tivesse tentado outras configs, ainda sim acredito que a AMD/ATI precisa trabalhar melhor o desenvolvimento dos drivers, o 10.10 vai até o hotfix "E", são 5 versões de um mesmo driver e lançadas num curto espaço de tempo.

Abraços

Akatuka, se você chegou a trocar de VGA e os problemas continuaram, você não acha que pode ser outra coisa não?

Digo isso porque são muitos fatores de causam um reset na GPU, desde problemas de alimentação até jogos desatualizados, drivers de chipset desatualizados, BIOS, overclock/underclock/clocks instáveis...

E claro, nenhum programa é 100% e em algum momento seu driver vai falhar, mas falhar constantemente independente da versão não é normal.

Amigo, não tinha visto seu questionamento, após horas testando configs encontrei algo aparentemente salvador, fico até chateado com isso, a galera é só elogios para VGA e eu roendo o osso, mas agora acredito que as coisas entram nos eixos, já não é a primeira vez que diminuo "brilho default" do prórpio driver e o problema para de acontecer.

Abraço

Seu texto não foi mal interpretado, ele está claro, você disse que tem problemas desanimadores com os drivers, e que isso era comum desde a serie 4000.

Então se eu comprar uma vga da serie 6800 posso ficar despreocupado com problemas nos drivers?

Pois é amigo, como tentei deixar claro, "eu" sempre tive alguma dificuldade com VGAs ATI, embora goste da marca e até prefira pela configuração dos meus micros, acredito que vale a pena, depois que o problema aparentemente foi solucionado me animei até pra pegar outra e usar em cross, mas vou aguardar mais um pouquinho.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,, comprei a 6850 esse mes,,, ela é muito silenciosa,, nem da pra escutar nada, e a temperatura fica sempre na marca dos 40º em Iddle, e quando eu jogo sobe pra uns 60 e poucos no maximo... tb comprei preocupado com a temperatura, pois minha fonte nao era das mais potentes ( seventeam 550) ... então escolhi ela ao invés da 460 ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal! Acabo de comprar uma Sapphire HD6850, dentro de um upgrade geral do meu PC. Vai chegar no meio da semana que entra (dia 15, por aí), juntamente com um novo Phenom II X6 1090T, e aí vou fazer uma montagem caprichada, gabinete novo (CM 690), tudo bonitinho.

Foi uma decisão de compra muito mais qualitativa do que quantitativa. Não gosto de jogos, minha recreação envolve outras formas de lazer, e portanto não estou nem aí para quantas frames ela dá no Crysis ou quantos shaders ela tem. Uma 5450 fuleirinha já daria e sobraria para minhas necessidades atuais; já para as futuras, não sei, porque posso não jogar, mas adoro vídeo e multimídia e estou indo cada vez mais fundo nessa área - por enquanto, apenas como hobby, mas no futuro, não sei. Infelizmente, se eu quiser levar para casa os últimos recursos e as tendências de futuro, não há como deixar de levar também essa potência toda de que não preciso, já que ainda não lançaram nenhuma placa menos potente que os tenha.

Meu último PC durou cinco anos, até setembro passado (estou agora com uma configuração provisória, tapa-buraco, que tive que montar numa emergência). Não sei se este PC de agora durará tanto, mas a ideia continua sendo montar uma configuração que aguente minhas pontas por um prazo bem longo. Estou com disponibilidade financeira agora por uma conjunção astral feliz no trabalho, mas não sei quanto ao futuro e meu estado normal é uma dureza de dar dó. E o PC para mim é vital: uso-o no meu trabalho, não posso ficar sem ele (vocês deviam ver minha neura com os backups), nem precisar de uma atualização quando não puder fazê-la. Por isto tenho mesmo que superdimensionar tudo, pensando no futuro, para minimizar o risco de precisar mexer no bolso quando não puder. Por isto é bom ter uma boa folga. E "boa folga", no meu caso, não é 30% ou 50%: é 200%, 300%.

---

Cogitei de alguma coisa da Nvidia, cujas placas sempre usei até hoje, e até acho que para meu tipo de uso as placas atuais dela seriam melhores, porque a Nvidia parece ter uma tecnologia melhor e com mais suporte para processamento paralelo (CUDA), 3D e tudo mais. Mas a Nvidia foi desclassificada por causa da sua sovinice quanto às conexões da placa (vejam como a decisão foi mesmo qualitativa, não quantitativa: ou seja, não quantas frames ela dá, e sim quais recursos são oferecidos e que tipo de coisas eles podem me proporcionar; o que poderei fazer que não poderia de outra forma).

Isso mesmo: o Eyefinity ganhou a parada para a AMD no meu caso, porque não sei o que vou querer fazer no futuro nas minhas experiências com mídia e não quero ficar limitado a apenas duas saídas (de cara, já pretendo ressuscitar um monitor velho e usar dois, só para ficar com dois documentos maximizados e melhorar minha produtividade no trabalho). Muito menos quero ter que gastar num SLI só para ter mais saídas (se uma placa dessas já é um exagero de potência para mim, imaginem duas!). Na Nvidia, eu teria que fazer isso.

E comigo a ideia é essa: já que no momento estou podendo, quero no futuro ter a liberdade de poder fazer o que me der na telha, sem me preocupar se aguenta, se suporta isso ou aquilo (ouvi alguém mencionar DirectX 11?) etc. - e sem ter que trocar tudo e jogar fora o que já investi. Se eu tiver pecado por excesso agora e gasto mais do que precisava, paciência. Melhor ter esse prejuízo agora, quando posso me dar ao luxo de tê-lo, do que ficar de mãos atadas depois, quando não puder gastar.

---

Então, estou escrevendo para me apresentar e também para contar um detalhe que descobri. É possível que me mandem a trabalho para os EUA no ano que vem, e se for mesmo, é lógico que, como bom brasileiro, vou às compras. É claro que tudo lá é muito mais barato e tudo é tentador comprar, mas pensei e acho que o que vale a pena mesmo comprar lá são coisas que ou não se acham aqui, ou se acham com muita dificuldade ou não com a mesma qualidade. O resto pode até custar mais aqui, mas a gente consegue e não deve ter a mesma prioridade. (Minha mentalidade qualitativa de novo em ação...)

Por isto resolvi esperar para investir na parte de áudio, por exemplo, porque essa é uma área em que simplesmente não temos aqui as coisas que eles têm lá. Edifier é ótima, mas se você quiser mesmo qualidade, vá procurar um conjunto de caixinhas Altec Lansing ou JBL, ou um headphone Sennheiser ou Koss que seja surround, sem fio e peso-pluma ao mesmo tempo... Onde, na Kabum??? Na Santa Efigênia??? Acho que não...

Mas mesmo sabendo que dificilmente compraria um monitor, dei uma olhada nos monitores de 120 Hz, para 3D. Até vi alguns abaixo dos 300 dólares, que além de baratos, ainda caberiam na quota da alfândega, dependendo do que mais eu trouxesse. Mas notei que todos eles tinham resolução máxima de 1680x1050, até mesmo os de 24". Nenhum era full HD, e a maioria nem era de LED, era LCD comum. Vocês estão a par disso?

A conclusão a que cheguei com isso é que essa tecnologia ainda está imatura. Mas há grandes chances de que, quando amadurecer, a 6850 esteja pronta para ela - o que vem a calhar para quem compra pensando no futuro, como eu, e que não quer ter que trocar de placa de vídeo tão cedo. Acho que eu não conseguiria coisa melhor pelo meu dinheiro atualmente, e como tem que ser agora ou cale-se - não para sempre, mas pelo menos por um bom tempo -, acho que fiz um bom negócio, por menos que pareça... Vou saber mesmo na hora em que for renderizar um vídeo HD gigantesco usando o Adobe Premiere Pro CS5 de 64 bits com os 8 GB de RAM que já tenho, um Phenom II X6 e uma 6850 fazendo APP. Quem sabe eu não tenha uma boa surpresa?

Estão vendo como há todo tipo de usuários, com as mais diferentes prioridades e fatores a considerar? No meu caso, apesar do exagero de potência (que eu dispensaria, se pudesse, juntamente com as centenas de reais a mais que ela exige), cheguei à conclusão de que só a 6850 me daria tudo o que eu queria ou poderia vir a precisar. E não resta dúvida: em todos os sentidos, a 6850 é uma placa para quem sabe o que está comprando e usa bem os processadores maciçamente paralelos que tem entre as orelhas... :)

Abraços a todos! :bye:

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sapphire HD6850... comprada na Kabum

Amigao.. qual foram os acessorios que vieram com a Sapphire? To querendo uma dessas e queria muito saber?

Desculpa a inorancia, mas valeria a pena comprar um cabo HDMI / HDMI (se nao vier junto com a placa) para ligar a 6850 ao monitor? Muda muita coisa? (pois já tenho um cabo do monitor - DVI - HDMI).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigao.. qual foram os acessorios que vieram com a Sapphire? To querendo uma dessas e queria muito saber?

Desculpa a inorancia, mas valeria a pena comprar um cabo HDMI / HDMI (se nao vier junto com a placa) para ligar a 6850 ao monitor? Muda muita coisa? (pois já tenho um cabo do monitor - DVI - HDMI).

Não, a qualidade gráfica será exatamente a mesma. O DVI é apenas um HDMI que não transmite áudio. Falando de imagem, é a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigao.. qual foram os acessorios que vieram com a Sapphire? To querendo uma dessas e queria muito saber?

Desculpa a inorancia, mas valeria a pena comprar um cabo HDMI / HDMI (se nao vier junto com a placa) para ligar a 6850 ao monitor? Muda muita coisa? (pois já tenho um cabo do monitor - DVI - HDMI).

Não, a qualidade gráfica será exatamente a mesma. O DVI é apenas um HDMI que não transmite áudio. Falando de imagem, é a mesma coisa.

Exato, e não é só isso: como praticamente só monitores têm conexão DVI, mas HDMI um monte de TVs, receivers e outros aparelhos aceitam, na minha opinião HDMI é uma conexão nobre, que deve ser preservada para você ligar outra coisa mais tarde.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom na verdade ja li em artigos q cabos HDMI transmitem imagem digital das versões 1.3 e 1.4,,, e DVI envia apenas até a versao 1.2 ,e por isso a imagem via cabo hdmi seria levemente melhor q Dvi...porém testei aqui minha Saphire 6850 ligada em uma tv lcd, e a imagem fica identica tanto hdmi-hdmi, quanto DVi-hdmi

e a respeito da Sapphire, nao veio com cabo hdmi não... apenas um conector vga-dvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom na verdade ja li em artigos q cabos HDMI transmitem imagem digital das versões 1.3 e 1.4,,, e DVI envia apenas até a versao 1.2 ,e por isso a imagem via cabo hdmi seria levemente melhor q Dvi...porém testei aqui minha Saphire 6850 ligada em uma tv lcd, e a imagem fica identica tanto hdmi-hdmi, quanto DVi-hdmi

Da Wikipédia em inglês - http://en.wikipedia.org/wiki/HDMI :

Compatibility with DVI

A DVI signal is electrically compatible with the video part of an HDMI signal; no signal conversion is required when an adapter or asymmetric cable is used, and consequently no loss in video quality occurs. As such, HDMI is with single-link digital video (DVI-D or DVI-I, but not DVI-A) as used on modern computer monitors and graphics cards. This means that a single-link DVI-D source can drive an HDMI monitor, or vice versa, by means of a suitable adapter or cable. However, the audio and remote-control features of HDMI will not be available unless the output supports HDMI via a DVI plug (e.g., and video cards). Additionally, not all devices with DVI input support (HDCP). Without such support by the device, an HDCP-enabled signal source will suppress output and so prevent the device from receiving HDCP-protected content. All HDMI devices must support sRGB encoding.

Ou seja, você perde o áudio e funções de controle remoto, e também pode ter problemas se executar conteúdo protegido por HDCP (basicamente, Blu-Ray e filmes baixados da iTunes Store, Zune, etc.), mas de resto HDMI e single-link DVI (como no segundo conector da 6850) são a mesma coisa.

Agora, a comparação entre as versões do HDMI, no mesmo artigo (há uma tabela que aqui vai ficar difícil de ler; procure a versão original do artigo para ver melhor):

Version comparison

Note that a given product may choose to implement a subset of the given HDMI version. Certain features such as Deep Color and xvYCC support are optional.

HDMI version 1.0–1.2a 1.3 1.4 Maximum clock rate () 165 340 340Maximum ) including 8b/10b overhead throughput per channel ( 1.65 3.40 3.40 Maximum total ) including 8b/10b overhead4.95 10.2 10.2 Maximum throughput (Gbit/s) with 8b/10b overhead removed 3.96 8.16 8.16 Maximum audio throughput ()36.86 36.86 36.86 Maximum color depth (bit/px) 24 48 48 Maximum resolution over single link at 1920×1200p60 2560×1600p754096×2160p24 Maximum resolution over single link at N/A2560×1600p60 4096×2160p24 Maximum resolution over single link at N/A 1920×1200p75 4096×2160p24 Maximum resolution over single link at N/A 1920×1200p60 1920×1200p60 throughput (

Portanto, a menos que você vá usar resolução superior a 1920x1200 em um só monitor e profundidade de cor de mais de 24 bits, que são os únicos acréscimos significativos do HDMI 1.3 e 1.4 em relação ao 1.2, não faz a menor diferença, mesmo.

Era de se esperar. Cabos HDMI são caros e seria difícil para a Sapphire (ou qualquer outro fabricante) incluir um sem reduzir drasticamente ou mesmo eliminar a margem de lucro, ou então cobrar mais, reduzindo a competitividade da placa no mercado.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizardos proprietário da VGA Sapphire HD6850, pelo que li ela é bem silenciosa, seu cooler fica travado de fábrica em quantos %? E o minimo pelo driver da ATI é quanto?

obrigado.

Ae beleza,

Sim é silenciosa e fica nos 50% de padrão.

Bom saber. A minha chega amanhã. Até o fim da semana devo estar com o PC montado. Aí dou minhas impressões, embora sem jogos eu não deva ter muita coisa interessante para contar para vocês por enquanto. Como eu disse, para mim a 6850 é um investimento para o futuro e acredito que a curto prazo eu não deva notar nenhuma diferença.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha saphire 6850 fica com o cooler travado em 30% quando está apenas executando atividades normais no windows,,, e a temperatura fica em torno de 40º...

dai em jogos ou videos HD o cooler sobe a rotaçao a medida q a temperatura aumenta,,, mas nunca vi passar dos 55º...

Lembrando q essas placas ficam com seu processador rodadando a 100 Mhz e as memorias a 300 MHz quando esta apenas rodando aplicativos do win....

Daí sobem pra 775 Mhz e 1 Ghz quando abre os jogos ... bom demais isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal..

Tenho uma duvida aqui, eu instalei a plaquinha e o sistema reconheceu direto, porém estou na duvida se preciso "desativar" a onboard na Bios ou se realmente é automatico?! Obs: nao achei a opção de desativar na bios..

Outra duvida é com relação ao catalyst, qual a melhor versao que vocês ja testaram?

É minha primeira ATI e estou surpreso com o resultado, porém cheio de duvidas aqui!

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal..

Tenho uma duvida aqui, eu instalei a plaquinha e o sistema reconheceu direto, porém estou na duvida se preciso "desativar" a onboard na Bios ou se realmente é automatico?! Obs: nao achei a opção de desativar na bios.

Depende da placa-mãe. Há algumas que isolam bem as duas coisas, outras que não. De toda forma, o vídeo on-board, se ativo, deve estar roubando RAM sua. Na dúvida, mesmo que você não esteja percebendo nenhum problema agora, é melhor desativar, sim.

Você deve estar procurando o parâmetro errado no BIOS. Pode não ser algo dizendo "Enable On-board VGA (Yes/No)", e sim alguma coisa do tipo "Default VGA" ou "VGA at Boot" e a opção de entrar com "on-board" ou o nome do chipset e "PCI Express" ou "PCI-E", devendo ser marcada esta última.

Quanto ao driver, também gostaria de saber. Ainda não montei o novo PC com a 6850, mas devo fazer isto de hoje para amanhã; por enquanto, estou no velho PC com a plaquinha Nvidia mais velha ainda. Já baixei o Catalyst 10.12, que é o último, mas se houver alguma contraindicação, pego algum mais antigo. (Nisso, já estou com saudades da Nvidia: nela, você deve sempre pegar o mais novo, e nas raras ocasiões em que um driver dá algum problema, a própria Nvidia tira o driver do download e faz um "recall" para quem já o instalou.)

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, semana passada a minha chegou, da HIS, comprei na MM por 650 reais, malei hein!

Excelente placa, estou rodando TUDO no máximo sem lag!

Alguns jogos que tenho aqui que irei tirar umas prints:

Assassins Creed 2

Battlefield Bad Company 2

Call of Duty Black Ops

Call of Duty Modern Warfare

Call of Duty Modern Warfare 2

Call of Juarez: Bound in Blood

Crysis Warhead

F1 2010

GRID

Medal of Honor 2010

Star Wars The Force Unleashed 2

Mafia 2

Aos poucos vou postando!

Agora um dúvida, alguém já fez overclock nela?

Será que se eu aumentar o clock de 775 pra 825 fica muito?

Vou colocar 3 fans no gabinete, talvez coloque um jogando ar frio em cima da placa, aí melhora né?

Valeuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, semana passada a minha chegou, da HIS, comprei na MM por 650 reais, malei hein!

Excelente placa, estou rodando TUDO no máximo sem lag!

(...)

Agora um dúvida, alguém já fez overclock nela?

Será que se eu aumentar o clock de 775 pra 825 fica muito?

Vou colocar 3 fans no gabinete, talvez coloque um jogando ar frio em cima da placa, aí melhora né?

Valeuu

Se você já está rodando tudo no máximo sem lag agora, para que vai querer fazer overclock? O que você vai ganhar com isso? Vai gastar com mais energia, mais refrigeração e (pelo menos teoricamente) com menos vida útil da sua placa, para não ter nenhum benefício real - a não ser o duvidoso benefício de poder contar vantagem de que tem uma placa superpotente que dá tantos mil pontos no 3Dmark Vantage. Mas sua experiência de uso e de jogo não vai mudar nada.

Sei lá, a placa é sua, o dinheiro também e você é quem sabe, mas eu deixaria para só fazer overclock quando sentisse realmente necessidade disso e fosse ter algum benefício palpável (exemplo: um jogo mais pesado do que esses em que já desse para sentir alguma lentidão, ou um novo monitor do tamanho - e do preço - de um apartamento). Processador é diferente, com um overclock sempre se percebe mais rapidez em tarefas variadas e sempre há benefícios palpáveis, mas uma placa de vídeo é 100% interativa e chega um certo ponto em que tanto faz o quanto dá nos benchmarks - seu olho e seu cérebro não registram mais do que um certo limite, que ao que parece já foi atingido aí.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...