Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenon II X6 1090t + temperatura


vippergts

Posts recomendados

Dae galera, é o seguinte, estou tendo um pequeno (grande) problema com meu Phenom II X6 1090t, na real ele está esquentando demais, tanto em over quanto em Stock, e é este fator que tem me chamado mais a atenção.

Minha configuração é a seguinte:

Gabinete HAF 922 com todos os fans

Processador Phenom II 1090t com pasta térmica Artic MX-3

Placa mãe Asus Crosshair IV Formula

HD Seagate de 1.5 Tb

Fonte Corsair TX950w

Cooler CNPS 10X Extreme da Zalman

8Gb de memória DDR3 de 1600 Mhz com temporização 9-9-9-24 da marca Corsair modelo TR3X6G1600C9 1,65v

Placa de Video 5970BE da XFX

Em over utilizando as seguintes voltagens e frequencias a 4.0ghz

- CPu voltage em 1,42 em idle e em full com LLC ativado fica na casa de 1,46 - 1,45 com eventuais picos a 1,47

- CPU multiplier 20x

- Bus Speed 200

- Nb frequency 2800 com 1,25v indo até 1,29 com LLC

Já o restante das opções tudo em tensão padrão, mas setadas manualmente.

Ou seja, com os parâmetros citados acima, a principio o pc ficou bem estável, mesmo rodando o prime por cerca de 3 horas, o problema é a temperatura, mesmo com 1 cooler cavalar como o CNPS 10X Extreme, tanto com over como sem over ou seja, em stock, o pc está aquecendo demais. Com o over de 4.0 e a temperatura ambiente em 22º ele fica em Idle na casa de 37º, já rodando o Prime 95 64 bits a temperatura pula rapidamente para cerca de 60º se mantendo neste patamar mesmo com a velocidae do Fan do cooler no máximo, tudo isto monitorado pelo Asus Probe II.

Costumo executar o AMD Overdrive ao mesmo tempo que executo o prime para monitorar o uso dos cores a a temperatura dos mesmos, e ae que mora o detalhe, pelo AMD Overdrive os cores não chegam a passar de 48° em full já a temperatura do CPU em si está na casa de 60°em full, tendo em vista que a temp máxima recomendada pela AMD para este processador é de 62º, estou com um problemão em mãos.

Quando paro de executar o prime 95, pelo que pude perceber, a temp dos cores rapidamente cai para bem próximo da temp ambiente, já a do CPU começa a cair mas beeeeeeeeem devagar dos 60º atér os 37° + ou - leva na casa de 5 min.

Já reapliquei pasta térmica, testei o processadoer e o cooler em outra placa mãe mas o problema persiste, não consigo chegar a 1 entendimento do que pode estar acontecendo, do porque o processador esquentar tanto, sendo que a temperatura em over e em stock é praticamente a mesma, e tendo em vista que meu gabinete é muito bem ventilado além de vários tópicos salientarem que o X6 é 1 processador relativamente frio.

Nas real, alguma sugestão do que posso fazer para tentar resolver este problema? será algum bug em identificar a real temperatura do processador? devo levar em consideração a temp dos cores ou a temperatura do CPU? Obrigado.

Abaixo uma foto demonstrando a temperatura do CPU próximo dos 60º, com temperatura ambiente de cerca de 22ºc.

over402800.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de fazer overclock você deve verificar se existe uma bios nova no site do fabricante q pode resolver alguns problemas, utilize as instruções deles e os softw indicados pelo mesmo

overclock somente do proce-ssador não tem graça porque você força somente a cpu podendo ainda elevar outros parametros q ajudam a subir o clock e ainda aumentam o desempenho de outros componentes como memoria, p exemplo, praticamente dá pra chegar no mesmo patamar usando um 1055t

bom, a aplicação da pasta térmica é em camada fina, o ideal é passar na base do cooler justamente na região onde há contato com o proce-ssador, use uma espátula ou siga as instruções do manual da pasta q tem, nao precisa lapidar nada porque a pasta tem a função de melhorar a troca de calor entre as peças e as irregularidades ajudam no espalhamento correto.

um camarada nesta sala está testando um 1055T, certamente as config são identicas, então você pode ir imitando ele e trocando dicas

pra maquina ficar rápida você tem q balancear o desempenho de todos os componentes: proce-ssador, memorias, hd, PV, etc. nao adianta deixar o proces no talo com memorias lentas e mesmo q o aumento do clock de outro componente reduza as chances de overclocks maiores, muitas vezes o desempenho ficará melhor do q somente forcar o proce-ssador sozinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...