Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fórmula para cálculo de temperatura com termistor em PIC


CeDahmer

Posts recomendados

Boa noite...

Desculpem minha ignorância, mas estou precisando modificar um projeto, onde uso como sensor de temperatura o LM35, e estou pensando em utilizar um termitor NTC, mas o problema é que o mesmo não é linear, e apesar de várias horas de pesquisa na internet não consegui encontrar uma forma de anexar a fórmula do termistor no programa do pic.

Encontrei a seguinte fórmula: R(T) = R(T0) * [ 1 + a(T - T0) ]

Precissaria da ajuda para entender como montá-la. Eu utilizo o microprocessador PIC 16F877A, na linguagem C com o compilador CCS.

Aproveitando o tópico, como o produto do termistor é resistência, é possível conectá-lo no pic, da mesma forma que o LM35? Colocando uma ponta no +5V e a outra diretamente no PIC?

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos com calma,

O que vais fazer com o NTC, sera exatamente o que sera feito com o LM35, com um diferença que você acabou de citar, o mesmo nao é linear, da realmente para calcular a resistencia conforme a formula que você citou, mas haja conta.

Eu sugiro uma tabela de linearização, como fazer isso?

Coloque o NTC em um divisor de tensão, e meça a tensão em cima dele, para varias temperaturas dentro de um range que você quer medir,

em seguida calcule o valor do ADC correspondente a tal tensão pela formula:

Vin = ADC* 5/255 (para modo 8bits) ou Vin = ADC*5/1023 (para modo 10bits)

A partir dai no seu codigo monte uma tabela onde cada valor do ADC corresponda um valor de temperatura.

Acho que assim sera muito mais fácil do que fazer calculos desnecessarios.

Duvidas, estamos ai!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Por que trocar o LM35 por um NTC? O monitoramento da temperatura em tempo real é realmente crucial?

 

O NTC varia sua resistência interna de acordo com sua temperatura. Já o LM35, recebe alimentação e fornece a saida diretamente proporcional à faixa de temperatura em que opera. Ou seja, lhe o valor pronto, basta fazer uma regra de 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...