Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalente para mosfet IRF7413Z - alguém conhece?


ablacon64

Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

Estou com um notebook em bancada precisando de um mosfet canal N modelo F7413Z. O datasheet dele está aqui.

Não acho o bendito em lugar algum, nem na sucata.

Achei informações sobre este FDS6676AS e parece que ele é compativel, mas estou com medo de testar e danificar ainda mais o aparelho.

Alguém pode dizer pelos datasheets se são realmente compatíveis ou indicar algum mosfet que seja compatível com este F7413Z?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o APM4410 ele é similar ao IRF7413

Data shet do APM4410

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/115882/ANPEC/APM4416.html

eu desconheco onde tenha esses para vender o pessoal aqui compra na Farnnel quando são dificeis de achar.

ah lembrando normalmente os FETs gostam de companhia, raramente "morrem" sozinhos....

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta felipe236.

A ponte norte da placa estava com alguns pontos de solda em curto, provavelmente foi esta a causa da queima do fet. Removi o BGA, refiz a solda, mas o aparelho pisca os LEDs e desliga imediatamente. Todas as tensões estão presentes na placa mas não tenho certeza se é apenas no fet o problema, só vou saber quando trocar. Mas não consegui achar outro componente com defeito na placa (a menos que hajam capacitores com fuga).

Esse 4416 tem a "Maximum Drain Current" menor, de 8A, enquanto o original tem de 13A. Esta seria a corrente máxima que o fet suporta entre dreno e source. Não tenho certeza se é relevante mas acredito que usar maior não tem problema, menor não seria recomendado, acredito. O FDS6676AS tem de 14.5A, um pouco acima do fet original.

Tenho 4 peças do FDS6676AS aqui, novas, estou pensando em arriscar, mas antes gostaria de saber a opinião de quem tem mais experiência interpretando os datasheets.

O site da Farnell mostra que tem 10 unidades do 7413 a pronta entrega, mas liguei lá hoje e o vendedor falou que está em falta, que o site mostra o estoque errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dando seguência ao post:

Coloquei o fet no lugar e ele queimou de cara, vi no datasheet da placa que o componente que fica antes dele é um controlador ISL6236, ele estava em curto nos pinos 15 e 16, justamente os que alimentam o fet queimado. Toquei o ISL6236, coloquei um novo fet FDS6676AS e o aparelho funcionou.

Conclusão, o FDS6676AS e o F7413Z são compatíveis.

PS: Não sei colocar [Resolvido] no assunto da primeira mensagem, mandei editar mas não tem opção de mudar o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Conclusão, o FDS6676AS e o F7413Z são compatíveis."

Quem coloca "RESOLVIDO" são os é moderadores do forum amigo

hehe como sempre esses FET nunca morrem sozinhos

pelos data shet ele não tem muita diferencia mesmo digamos que ele vai 'segurar mais o tranco' mas no dia que isso pifar de novo creio que o tranco sera maior:p

ai é so consertar de novo:D

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...