Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de ventilador de teto ultilizando sistema three way


diegosoares

Posts recomendados

Boas galeras estou com essa duvida,

Como seria uma ligação de um ventilador de teto só que em three way, utilizando os interruptores do ventilador mesmo.

Podendo desligar e ligar de um ponto ou de outro, ou então aumentar e diminuir a velocidade ou mudar ele para ventilação/exaustão.

Será que é possível? Alguém já fez algo parecido?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba, diegosoares.

É o seguinte:

A lâmpada do ventilador dá para você fazer o "three way", ou ligação em paralelo.

Quanto ao controle do ventilador (sistema de exaustão e ventilação/ liga e desliga), não há dispositivos a disposição no mercado, a não ser se comprar e adaptar controle remoto para ventilador.

Aqui em casa tenho num ventilador instalado, sai em torno de uns R$80,00 (se não me engano é da forceline, dê uma pesquisada), é super funcional além de ligar e desligar a lâmpada também pode controlar o brilho luminoso, além do controle do ventilador (exaustão e ventilação, liga desliga e controle de velocidade).

É de fácil instalação.

dê uma olhada:

o ML existe diversos modelos e preços.

http://www.forceline.com.br/novosite/Detalhe.aspx?Id_Linha=5&Id_Produto=3446

abraços.

JA:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é rapaz o three way com lampada eu sei fazer e tal, mais eu tava querendo esse esquema que tinha falado.

Eu não sei se entendi errado, é porque to fazendo o técnico em eletrotécnica, e o professor falou algo parecido e pediu para a galera tentar fazer o esquema.

Já quebrei a cabeça e não consigo montar. Usando interrupto paralelo eu consigo ligar e desligar ele em dois pontos diferentes, mas pelo que entendi ele quer com o interruptor do ventilador controlar o ventilador de dois pontos.

Ou então eu não entendi o que ele pediu, hehe.

Se ninguém souber, essa semana eu tiro essa duvida ai qualquer coisa eu posto aqui.

Mais a ideia é interessante, mas como tu falou ai do controle, já não fica tão interessante assim rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que você quer é tentar fazer um paralelo do ventilador.

Eu já havia tentado com relé, dá para fazer, tem de usar relés comandados por interruptores paralelo para cada função (ou utilizar a eletrônica no auxílio).

Agora se o ventilador for somente de uma velocidade e uma rotação ai fica fácil claro.

Quando estava tentando desenvolver o paralelo do ventilador, veio na cabeça o famoso 4017, ou seja a cada pulso nos botões altera as saídas.

Deixa tentar explicar melhor:

Digamos que queiras mudar a velocidade em 2 pontos diferentes. Usaria um botão NA em cada ponto de comando ligados em paralelo.

Quando pulsar estes botões (seja no ponto A ou no B) você teria um pulso no 4017.

Utilizando as saídas (3,2,4,7, etc)você poderia chavear com transistores para acionar relés.

Nestes relés poderia instalar os capacitores para fazer o controle de velocidade.

No caso da rotação (esquerda e direita) poderia utilizar o mesmo esquema utilizando apenas duas saidas do 4017, ou seja interligando o pino 4 ao pino 15, com isto a cada pulso no pino 14, mudaria o estado da saída (para alto) sendo que ao chegar na 3ª saída ele retorna a primeira.

São idéias, o circuito poderia ficar monstruoso, mais é funcional.

Uma outra ideia e que, com certeza irão postar aqui, seria utilizar PIC, mais como você mesmo falou ainda não tem ideia de como começar, aconselharia ir pelo caminho menos complicado, para entender as lógicas e depois quando estiver mais avançado entrar no mundo dos CIs programados, Ok.

Valeu

JA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é assim eu tenho um profissionalizante e tal, to fazendo o técnico agora, são que sou meio fraco nessa parte rs, saco mais a parte predial, instalação e tal, mais coisa de pião mesmo hehe, agora essa parte de comando, to tento uma visão melhor agora.

Mas valeu ai pela ajuda, caso eu consiga montar eu posto aqui, as vezes pode ser duvida de alguém mais .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Em 1 de novembro de 2010 às 01:38, diegosoares disse:

Pois é rapaz o three way com lampada eu sei fazer e tal, mais eu tava querendo esse esquema que tinha falado.

Eu não sei se entendi errado, é porque to fazendo o técnico em eletrotécnica, e o professor falou algo parecido e pediu para a galera tentar fazer o esquema.

Já quebrei a cabeça e não consigo montar. Usando interrupto paralelo eu consigo ligar e desligar ele em dois pontos diferentes, mas pelo que entendi ele quer com o interruptor do ventilador controlar o ventilador de dois pontos.

Ou então eu não entendi o que ele pediu, hehe.

Se ninguém souber, essa semana eu tiro essa duvida ai qualquer coisa eu posto aqui.

Mais a ideia é interessante, mas como tu falou ai do controle, já não fica tão interessante assim rs

 

Boa noite, diegosoares.

 

Acredito que possa me ajudar. Estou pensando em comprar um controle remoto de ventilador de teto que além de controlar o ventilador, controle também a luz do ventilador. Não tenho muito conhecimento, mas gostaria de instalar o controle junto a um interruptor 3-way, isto é, eu só controlaria o ventilador pelo controle remoto mas poderia ligar e desligar a luz tanto pelo controle quanto pelo interruptor.


O que já vi em alguns lugares é que usando um interruptor simples, eu teria que deixar o interruptor na posição "ligado" sempre para que eu pudesse usar o controle para a luz. Não é isso que gostaria. 

 

Pode me ajudar?

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal,

 

O tópico é um pouco antigo, mas pode ser que ajude mais pessoas.

Queria fazer isso para um cliente, para o casal ter o mesmo comando de um lado e de outro da cama, um capricho.

Como não encontrei nada pronto, depois de muito quebrar a cabeça, pensei na forma da figura.

 

Deve funcionar.

Caso alguém tenha alguma dúvida ou saiba de um ponto de falha, só falar que tento corrigir.

 

A ideia:

Luz: comanda da porta, ou de qualquer um dos lados da cama.

Ventilador: você assume o controle, e comanda. só vi como fazer para dois comandos, logo comandar da porta ficou de fora.

O módulo de dimmer do ventilador que possuo já tem uma chave liga/ desliga integrada, é só girar.

 

Abraço.

 

controle duplo ventilador.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luciano Biscardi disse:

Pessoal,

 

O tópico é um pouco antigo, mas pode ser que ajude mais pessoas.

Queria fazer isso para um cliente, para o casal ter o mesmo comando de um lado e de outro da cama, um capricho.

Como não encontrei nada pronto, depois de muito quebrar a cabeça, pensei na forma da figura.

 

Deve funcionar.

Caso alguém tenha alguma dúvida ou saiba de um ponto de falha, só falar que tento corrigir.

 

A ideia:

Luz: comanda da porta, ou de qualquer um dos lados da cama.

Ventilador: você assume o controle, e comanda. só vi como fazer para dois comandos, logo comandar da porta ficou de fora.

O módulo de dimmer do ventilador que possuo já tem uma chave liga/ desliga integrada, é só girar.

 

Abraço.

 

controle duplo ventilador.png

Se achar que deve pode colocar outro interruptor intermediário em série, só não sei se vai caber no espelho já que ocupa o espaço de dois comuns. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...