Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Especificações e dúvidas frequentes em conjuntos (kit's) para PC!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Resolvi tentar contribuir com os amigos que ficam com dúvidas referentes as especificações dos conjuntos de som para PC.

Qualquer sugestão/melhoria/opinião/críticas construtivas serão bem vindas.

De forma geral, tentarei explicar cada parâmetro de um conjunto.

Resposta em frequência:

O ouvido humano consegue ouvir frequências de 20 a 20000 Hz (Hz = Hertz), e quanto melhor o conjunto, mais próximo ele consegue abrangir este range.

Exemplo: Um conjunto que apresenta uma resposta de 30-18000Hz é superior a um com 40-16000Hz.

Frequências baixas, chamadas graves e sub-graves, são reproduzidas por um subwoofer, que possui um intervalo muito variável dependendo de marca/modelo. Podendo se iniciar em frequências abaixo de 20Hz até 300Hz ou mais.

Frequências graves e um range para frequências médias são reproduzidas por um woofer, que também possui um intervalo muito variável dependendo de marca/modelo. Geralmente se iniciando em 40~50Hz e podendo chegar até 4500Hz em casos mais extremos.

Frequências médias são reproduzidas por um midrange, geralmente entre 300Hz e 5000Hz.

Frequências altas, chamadas agudos, pelos tweeters, geralmente em frequências de 5000Hz e acima.

Existem alto-falantes com outras prospostas, como por exemplo um mid-bass, que busca ser um intermediário entre o woofer e o midrange.

Alto-falantes do tipo fullrange são aqueles que reproduzem em todo espectro de frequência audível (ou pelo menos é uma tentativa). De modo geral, apresentam uma pior qualidade de áudio e resposta em frequência do que conjuntos feitos com mais de um alto-falantes (Woofer+midrange por exemplo).

Olhando apenas este aspecto:

Conjuntos 2.0 (2 caixas satélites): Os conjuntos mais simples tem apenas um alto-falante fullrange e os mais elaborados um midrange ou woofer e um tweeter.

Conjuntos 2.1 (2 caixas satélites + 1 sub-woofer ou woofer): Conjuntos mais simples tem em cada satélite um alto-falante midrange e os mais elaborados um midrange e um tweeter.

Conjuntos 5.1 (5 satélites + 1 sub-woofer ou woofer): O mesmo que os conjuntos 2.1, diferindo apenas o número de satélites.

Conclusão: Quanto maior a resposta em frequência melhor. MAS se atente ao fato de que alto-falantes são usados pelo conjunto.

Relação Sinal-Ruído (S/N ou SNR):

Resumidamente, é a comparação do nível do sinal que se deseja reproduzir (jogo, música, filme etc...) com o nível do ruído de fundo.

Quanto mais alto este valor, melhor. Atualmente, levando em consideração o que há no mercado, um conjunto com SNR de 80dBA ou superior é considerado um bom custoxbenefício vendo qualidadexpreço.

Potência:

Dada em Watts (W), deve ser verificada a potência RMS (quadrática), podendo ser identificada como nominal. Sendo quanto maior o valor, melhor, mais "volume" terá.

Especificação de potência de pico (PMPO) não segue nenhum padrão/norma ficando complicado confiar na mesma. Vemos no mercado um conjunto com 9W RMS com 2000W PMPO e outros de 15W com 200W PMPO.

Apesar da potência RMS ser a correta a ser verificada, algumas vezes acontece de não estar totalmente correta. Um item simples que pode ser usado é verificar o consumo do conjunto.

Por exemplo: Um conjunto com consumo de 20W não pode oferecer mais do que isto de potência de saída. Em um sistema ideal (sem perdas), o máximo que ele poderá oferecer são os próprios 20W.

Depende da eficiência do amplificador, mas teremos valores um pouco menores do que este.

Isto não garante que o conjunto realmente oferece a potência especificada, mas já é um ponto positivo para o fabricante em sua especificação.

Sensibilidade de entrada:

É o nível de sinal de entrada (dado em volt) necessário para que o amplificador do conjunto apresente sua máxima potência sem distorção.

Valores muito baixos são mais suscetíveis a ocorrência de ruídos.

Valores muito altos irão exigir mais da saída do amplificador.

Amplificadores mais elaborados "monitoram" este valor impedindo que o mesmo seja ultrassado.

Valores típicos em conjuntos pra PC são próximos de 0,5V.

Magneticamente protegido:

Um conjunto, pode ser suscetível a interferências eletromagnéticas, vindas de um celular ou monitor por exemplo, geralmente geram ruídos típicos ou estalos. Sendo assim, foram lançadas caixas magneticamente protegidas, que é uma proteção a essas interferências.

Atualmente, a maioria dos conjuntos tem esta proteção.

Caixas de plástico ou madeira:

Caixas de madeira (geralmente construídas de MDF) é a melhor opção entre as duas, apresenta menos reverberação. Caixas mais elaboradas são revestidas internamente com espumas especias para esta atenuação.

Na caixa do subwoofer é mais crítico este efeito. Então, vale atentar a caixa principalmente do subwoofer.

Impedância de entrada:

Este item, por si só, não é um indicador de qualidade de um conjunto. É um especificação do ampificador do mesmo.

Esta impedância, é a carga que o amplificador apresenta para o sinal de entrada (geralmente proveniente da placa de som). A sua impedância deve ser maior que a impedância do aparelho que fornece o sinal.

De modo geral, as maioria (se não todos) são preparados para as nossas placas de som.

Valores acima de 10 Kilo OHMS possuem mais probabilidades de captar ruído eletrostático.

Impedância dos alto-falantes:

Em conjuntos prontos, não há o que se preocupar com esta especificação, visto que esta impedância é considerada no projeto do amplificador.

No caso de alguém quer montar seu próprio conjunto, comprando separado os satélites + woofer + amplificador, deve-se atentar impedância rotulada das saídas do amplificador, para que a impedância do alto-falante não seja menor do que esta.

Esta impedância em que foi projetado o amplificador, garante que ele funcione de forma segura.

Exemplo: Se um amplificador está rotulado como oferecendo 20W RMS em um canal (saída) em 4 ohms, se ligar um alto-falante de 4 ohms, ele irá oferecer 20W RMS para o mesmo. No caso de ligar um alto falante de 8 ohms, não há problema, mas ele irá oferecer apenas 10W RMS para o alto falante. Agora, no caso de um alto falante de 2 ohms, ele irá exigir uma potência ao qual não foi preparado, podendo queimar sua saída (ou entrar em proteção em amplificadores melhores), além de distorções.

Taxa de distorção harmônica (THD):

Toda sinal quando passa pelo amplificador sofre modificações, a esta modificação se dá o nome de taxa de distorção harmônica. É o modo de sabermos o nível de distorção introduzido no sinal em comparação com o sinal de entrada.

Um amplificador oferece a melhor THD quando próximo de sua potência máxima. Quanto menor este valor melhor.

Atualmente, em kit's para PC, valores iguais ou menores que 10% são considerados bons.

Algumas dúvidas que sempre vemos:

- Posso ligar as caixas do meu micro-system (caixa de home theater etc...) no PC?

Diretamente não. A sinal que saí da placa de som não é amplificado (não tem potência adequada). Assim, você tem que adquirir um amplificador ou ligar no aparelho do micro-system em sua entrada auxiliar (se houver) para que o mesmo amplifique o sinal e somente depois envie para as caixas. É por isso que os conjuntos pra PC são ligados a tomada, para alimentá-los e conseguir fornecer a potência rotulada.

- Como usar minha saída S/PDIF, via conexão optica ou coaxial (envio de áudio digital) para meu conjunto?

A maioria dos conjuntos encontrados no mercado hoje, possuem exclusivamente entradas analógicas (via conexão P2, sendo esta mais comum e iguais a da maioria das placas de som, mas também podem ser RCA), porém, existem conjuntos no mercado que possuem esta entrada, assim a conversão do sinal de áudio de digital para analógico será feita no próprio conjunto de som, e isto pode influenciar positiva ou negativamente na qualidade do som, dependendo da qualidade do dispositivo fazendo a conversão, além da qualidade da placa de som utilizada, entretanto estes conjuntos são mais caros. Se for este o caso e você possuir esta entrada digital, apenas adquira um cabo optico (comercialmente muitas vezes chamado TOSLINK) ou um cabo coaxial, dependendo o tipo de saída que sua placa de som oferece.

Se o seu conjunto não possui esta entrada, você pode ter duas opções:

- Usar um Receiver (solução extremamente cara)

- Usar um decoder (um pouco difícil de achar, mas mais barato que um receiver)

- Como aproveitar o áudio enviado pela saída HDMI da minha placa de vídeo para o meu conjunto?

Você pode ter 3 opções:

- Usar um receiver

- Se sua TV ou monitor tiver entrada HDMI e saída S/PDIF (optica ou coaxial) você pode enviar o áudio pra a TV/monitor e usar um decoder ligado a saída optica/coaxial da TV/monitor.

- Se sua TV ou monitor tiver entrada HDMI e saída de áudio stereo (L/R) via conexão RCA ou P2, você pode mandar o áudio para a TV e ligar seu conjunto as saídas da TV (esta apenas pra conjuntos 2.0 ou 2.1).

Até agora, não existem conjuntos com entrada HDMI.

- No caso de caixas que são ligadas a porta USB, o que acontece?

Neste caso, a própria potência é retirada da porta em 5V, e como uma porta USB (por concentrador) atualmente pode oferecer no máximo 500mA (miliamperes), podemos ter no máximo (em um sistema sem perdas) 2,5W, o que geralmente não agrada a maioria dos usuários.

- Conjuntos 5.1 são melhores que 2.1? Qual devo dar preferência?

Conjuntos 5.1 (ou 7.1) são para efeito surround (sensação de ambientação/envolvimento). Então se você pode distribuir as caixas corretamente em suas posições, joga games 5.1 e assiste filmes, é uma boa escolha.

Se você não pode distribuir as caixas, ou se usa mais o conjunto para música, vale mais investir em conjuntos 2.1.

Pra quem gosta de assistir filmes, vale observar a potência da caixa central, é por ela que em filmes com áudio surround são reproduzidas as falas, então é preferível que esta tenha mais potência que as outras.

- Preciso instalar drivers no PC para a conjunto funcionar?

Não. Quem precisa de drivers instalados para o áudio funcionar é sua placa de som.

- Onde fica o amplificador do meu conjunto?

Geralmente, ficam dentro da caixa do subwoofer. Dá para notar isto, vendo que as conexões são feitas nesta caixa. Porém, existem exceções, em alguns casos o amplificador é um dispositivo separado de todas as caixas.

Em conjuntos 2.0, perceba que sempre é feita a conxão com o PC e/ou tomada através de uma caixa, e é nela que está o amplificador.

É sempre bom antes de adquirir um conjunto ir a uma loja e ouvi-lo, por mais que opiniões sejam boas, cada um tem um ouvido e um gosto.

Abraços

Edit: Informação adicionada conforme sugestão do amigo guigle, créditos ao mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renf, parabéns pelo tópico e pelas informações, com certeza vai ajudar muitos usuários do fórum.

A única coisa que eu acrescentaria na parte da conexão SPDIF é que a conversão do sinal de áudio de digital para analógico será feita no próprio conjunto de som/receiver. E que isto pode influenciar positiva ou negativamente na qualidade do som, dependendo da qualidade do dispositivo fazendo a conversão e da qualidade da placa de som utilizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graaande Renf! Mais um belo tópico!!! Tomara que ajude muita gente.

Acho que, na parte que você discute os Watts RMS, poderia ter discutido um pouco mais a polêmica dos Watts RMS Versus o Consumo de alguns aparelhos. Ou até colocar um subtópico como os que você fez em negrito só pra isso.

Afinal, sabemos que hoje em dia o RMS também virou mais um item de Marketing que um medidor confiável da potência dos aparelhos. Aquela velha história do aparelho que consome 50 Watts, e consta a potência como 300~400 Watts RMS. Talvez explicar a velha receita da Lei da Conservação da Energia (Watts consumidos = Watts produzidos no som). Tenho visto aqui mesmo no fórum usuários que pensam em dispensar bons conjuntos por que eles marcam poucos Watts RMS, e idolatrar conjuntos que marcam 500~600 Watts, sendo que são números ilusórios.

Mais uma vez parabéns pela inciciativa.

Falooouuu!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Realmente muito bom renf!

O único problema que temos é a mentira vindo dos próprios fabricantes.

Não duvido que em uma caixa clone deve falar assim:

Frequencia: 20hz~20000hz

THD: 1%

SNR: 90dB

Isso mata quem não tem ideia do que é uma Edifier ou uma Multilaser.

Uma "boa dica" é deixar claro que não existe milagre no áudio.

95% das vezes o mais caro será melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renf, parabens pelo tópico e muito obrigado, foi de grande ajuda...

gostaria muito de um help seu se possível.

tenho a MB Asus Crosshair IV Formula, que traz o som onboard com as seguintes definições:

- SupremeFX X-Fi built-in 8-Canais de áudio de alta definição

- EAX® Advanced™ HD 4.0

- X-Fi CMSS®-3D

- X-Fi Crystalizer™

- Creative ALchemy

- Suporta Blu-ray audio layer content protection

- Suporta 1x saída óptica S/PDIF no painel traseiro de I/O

- Suporta 1x saída S/PDIF out

- Suporta Jack-detection, Multi-streaming, Jack-retasking no painel frontal

...............................

eu baixo filmes em formato blu-ray original (cerca de 40gb cada um) e eles normalmente tem várias opções para rodar tanto o audio quanto o vídeo. eu uso o ArcSoft TotalMedia Theater Platinum 5.0.1.80 que da suporte até ao DTS Master Audio (porém não TrueHD)

...............................

eu to pra comprar um receiver e um jogo de caixas 7.1, vou gastar uns 2,5 a 3 paus nessa brincadeira

por favor Renf, qual seria a solução mais barata pra mim rodar os filmes em TrueHD... pelo que li, no seu post nem adianta pensar em ligar as caixas direto nos jacks da MB... qual o melhor conjunto 5.1 e 7.1 pra pc que existe?

aproveitando o tópico, você sabe de um player de blu-ray pra pc (software) que roda TrueHd?

não sei se é relevante (acredito que não) mas se ajudar aí está a configuração completa que tenho:

Placa Mãe - Asus Crosshair Iv Formula Am3 Amd 890fx Sata 6gb/s Usb 3.0

Processador - Amd Phenom 2 X6 1090t 3,2ghz 9mb Cache Am3

Placa de Vídeo - 2 Placas De Vídeo Ati Radeon Hd5850 em CrossFire X

Hard Drive - 4 Wd Sata 3 1Tb Caviar Black 6gb/S 64mb Buffer 7.200rpm em RAID 0

Memória - G.SKILL Flare [ FL ] F3-16000CL9D-8GBFL 2000 (o.c) (4Gbx2)

Gabinete - Cooler Master HAF 922

Fonte - Cooler Master Silent Pro Gold 1000w

Gravador de Dvd-RW Sony Ad-7240s Sata

Monitor LED FullHd 46" 120Hz HDMi 1.3

enfim, obrigado a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

jrjaguar, não sei exatamente como "discutir" isto referente a potência, porque pra saber a real mesmo, só seria medindo antes de comprar! Alguma sugestão de como tratar isto?

Obrigado BC.

eduardogege, valeu. Bom, tentei ser imparcial sem falar sobre marcas. Talvez possa adicionar ali sua última frase!

ProfEdesio, você realmente me deixou horas lendo a respeito... e percebi como tem informação errada por aí quando se trata de áudio HD. Quer saber mesmo? Porque vou acabar tendo que escrever muita coisa! E se realmente estiver interessado faço. Se quiser a solução mais simples sem gastar tanto:

Asus Xonar HDAV 1.3 Deluxe

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=QY0Ud4MG0DMfXNiQ&templete=2

Qualquer coisa estamos aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Muito bom renf. Bem explicado e fácil de entender, até para os mais leigos como eu, que até pouco tempo tava fuçando por aqui para comprar o meu conjunto de som.

São dicas que ajudam a saber o que "olhar" enquanto se pesquisa. A grande "sacanagem" é a maneira como os fabricantes divulgam seus produtos, com informações nem sempre confiáveis, como já foi citado pelo eduardogege.

Seria bom um tópico fazendo uma relação de fabricantes, trazendo uns 3 produtos de cada, com suas especificações, comparadas às medições reais de cada produto. Fica a dica para alguém que tenha a manha pra isso.

Neste segmento, de tudo que li, as 3 grandes marcas são Edifier, Logitech e Creative.

Parabéns pelo ótimo trabalho.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

estou comprando o Edifier x100 Black,

só que a tensão aqui é 220 V, e pelo que vi a caixa é 110V, terei que usar um transformador.

tenho dúvida com relação ao encaixe do edifer no PC, ele já vem com o encaixe para o computador?

ou seria necessário comprar algum cabo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa tarde galera,

Gostaria da ajuda dos colegas para escolher um kit de caixas acusticas para PC/TV/DVD/celular.

Como uso em casa meu celular (Sony Xperia ArcS) como tocador de mp3 e rádio queria conecta-lo a uma caixa dessa para melhorar o audio. Alguém já testou conectar o celular a uma caixa de som e ter resultado positivo?

Desde já agradeço a colaboração dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo a todos lerem esse artigo no blog do meu amigo Leonardo:

Interpretando as Especificações de Fones de Ouvido

http://mindtheheadphone.wordpress.com/2011/12/27/231/

Para quem quer um som de qualidade, leia esse artigo tambem sobre DAC's e amplificadores:

Amplificadores e DACs

http://mindtheheadphone.wordpress.com/2011/02/08/amplificadores-e-dacs/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

Gostaria da ajuda dos colegas para escolher um kit de caixas acusticas para PC/TV/DVD/celular.

Como uso em casa meu celular (Sony Xperia ArcS) como tocador de mp3 e rádio queria conecta-lo a uma caixa dessa para melhorar o audio. Alguém já testou conectar o celular a uma caixa de som e ter resultado positivo?

Desde já agradeço a colaboração dos colegas.

Vagner,

vai funcionar normal, como fosse um ipod. O resultado é positivo sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...