Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito que imita um resistor variável de 10kOhms


pfalves

Posts recomendados

Pessoal, tenho um torno para trabalhos com cerâmica (fazer vasos, por exemplo).

Ele tem um circuito eletrônico controla a rotação do motor, que utiliza para isso um potenciômetro de 10KOhms, comandado por um pedal, no chão.

Como aqui é muito úmido, estou tendo problemas constantes com esse potenciômetro.

Pretendo substituí-lo por um potenciômetro 'eletrônico', ou seja, um circuito que, com dois botões de contato simples, a cada toque num deles, essa resistência mude um pouco (500kOhms, por exemplo). Um dos botões é para aumentar a resistência e o outro para diminuir.

Por acaso alguém já viu alguma coisa parecida ou pode me orientar a respeito.

Valeu!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este potenciometro trabalha como divisor de tensão.

Creio que seja um pouco difícil conseguir um circuito simples para substituir ele em toda sua escala.

É hora de microcontrolar o negócio e com conversor D/A.

Mas tem uma solução se puder no caso usar velocidades predefinidas.

Pense em um contador UP/Down de 8 ou 10 canais. Colocando resistores de valor fixo, você terá 8 ou 10 velocidades fixas.

Veja qual seria a melhor solução.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Matheus e todo mundo, mas acho que induzi todos num erro.

Na verdade, esse potenciômetro se insere no circuito com os 3 pinos, ou seja, não é simplesmente um resistor variável.

O Matheus até mandou um circuito interessante, onde aparece um circuito com um resistor c/ derivação central.

Mas, devido às minhas (grandes) limitações em eletrônica, acho que vou tentar usar um motor de passo, que gire nos dois sentidos, e ligá-lo direto no potenciômetro. Acho que vai dar certo...

Sou filho de português, mas sem grilos, assim me parece que essa nova solução é como a do controle remoto de televisão do português, que na verdade botou a TV sobre um carrinho e, toda vez que que mexer em algum controle, aciona o motor do carrinho, que traz a TV para perto dele (he he he...). Simples!

abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...