Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Dica] CPU/GPU - Identificando Gargalos


USER115

Posts recomendados

Como saber se o se sua GPU está causando gargalo na sua CPU. Se o seu jogo não está rodando bem geralmente é a culpa da CPU ou da GPU, ou você tem uma placa

de vídeo muito rápida pro processador que está usando, não aproveitando o máximo da GPU ou você tem uma GPU muito fraca que o jogo consome todos recursos

dela de vez. Afinal, como saber onde está o gargalo?! Porque não vai adiantar você comprar uma placa de vídeo mais rápida do que a você tem aí se seu processador

não consegue aproveitar ela 100%. Se você tem uma 9500GT e não consegue aproveitar 100% dela, não vai mudar em praticamente nada o desempenho no seu jogo se

você comprar uma GTX 580 e continuar utilizando o mesmo processador lento.

Para descobrir onde está o gargalo:

Minhas configurações são as seguintes:

Placa-mãe: GA-VM900M (rev 2.0)

CPU: Intel Celeron D 356 @ 3.33GHz (É uma porcaria de CPU, pra jogo não dá)

GPU: Zotac GeForce 9500GT 512MB DDR2

Memória RAM: 1,5GB DDR2 RAM @ 533MHz

HD: SeaGate 160GB 7200rpm

OS.: Windows 7 Ultimate x86 English Version (Tenho até a tradução em português mas em inglês tá melhor pra mim)

Nvidia GeForce Driver Version: 260.99

============================

Programas que foram utilizados:

Fraps 3.2.2 - Você pode encontrar a última versão no site http://www.fraps.com

GPU-Z 0.4.7 - Você pode baixar a última versão gratuitamente no site http://techpowerup.com/

Windows Task Manager (Gerenciador de Tarefas do Windows) - Você pode encontrá-lo no Windows teclando CTRL+ALT+DEL ou simplesmente clicar com o botão

direito na barra de tarefas e selecionar a opção correspondente no menu que se abrirá.

============================

Teste 01 - Prince of Persia T2T

As configurações do jogo são as seguintes:

Resolução: 1280x720 pixels

Filtering: Trilinear

V-Sync: Enabled (isso não é um benchmark)

Special Effects: High

Shadow Effects: High

Anti-Aliasing: None (Quando ativa-se o "anti-aliasing" neste jogo com este driver de vídeo dá um "bug" muito estranho)

Durante o jogo medimos o seguinte:

FPS:

Tivemos uma média de 53.718FPS (60FPS boa parte do tempo, o que limita o trabalho da CPU e da GPU também)

Uso de CPU:

Como pode ver no gráfico abaixo o uso de CPU durante o jogo alcançou os 100% em muitas ocasiões, as partes que não estavam a 100% eu estava a 60FPS.

pop3cpuload.gif

Uso de GPU:

Como pode ver no gráfico abaixo o uso de GPU não foi muito, totalizando 50% na média durante o jogo, e não chegou a 100% em nenhum momento, nem mesmo

quando o jogo precisava porque a CPU já estava no seu limite e não tinha como ir mais rápido. Em outras palavras, uma CPU mais rápida rodaria este jogo com mais

eficiência em algumas partes, utilizando até 100% da GPU e aproveitando ela ao máximo, o que não aconteceu. Mas neste jogo, até mesmo com um pouco de gargalo

da CPU, é jogável do começo ao fim.

pop3gpuload.gif

============================

Teste 02: Prince of Persia: Prodigy (4)

Primeiramente quero dizer que este jogo requer, no mínimo, um Pentium Dual Core de 2.6GHz ou um Core2 Duo de 2.2GHz, ou seja, meu pobre Celeron D 356 de

3.33GHz nunca vai dar conta do recado.

As configurações do jogo foram as seguintes:

Screen Resolution: 1280x720 pixels

Vertical Sync: Enabled (isso não é um benchmark)

Anti-aliasing: None ("Anti-alias" ativado ou desativado neste jogo não faz a mínima de diferença, pelo menos com minha CPU e GPU)

Graphics Quality: High

High Resolution Textures: Enabled

pop4config.gif

Durante o jogo medimos tudo igual no jogo POP3 acima:

Passamos pelo jogo salvo "Coronation Hall #2" até chegar na mulher e paramos ali.

FPS:

Mínimo: 3 Máximo: 15 Média: 8.985 (É isso mesmo o que você está vendo, quase 9 FPS na média, meu amigo. E eu ainda zerei o jogo jogando nestas condições)

Uso de CPU:

Como já era esperado o uso de CPU durante o Jogo foi a 100% do começo ao fim, só caiu um pouco ali no meio mas foi por causa de um "travadão" inesperado no

jogo, aí a CPU parou um pouco pra respirar. E como pode ver também o consumo de memória física chegou a 70%, o jogo é até leve tratando-se de memória.

pop4cpuload.gif

Uso de GPU:

Olha o uso de GPU agora durante o jogo, o uso de memória tá baixo porque eu tirei "print" disso quando tinha fechado o jogo mas como pode ver estava mais alto, o

uso de memória de vídeo máximo nestas configurações foi de 192MB. O uso de GPU mínimo durante o jogo foi de 25% e o uso máximo foi de 69%, isso por 1 segundo

apenas e uma média de 52% mais ou menos. E um detalhe, quando a GPU estava com muito mais poder de fogo e performance para oferecer, pois o seu uso estava

sendo baixo demais, não foi usado por causa da CPU que estava limitando, e muito, a sua performance. Ou, seja, se eu comprar uma GeForce GTX 580 e instalar ela com

a mesma CPU e vou continuar nesse "lag" impressionante, mas se eu comprar uma CPU mais potente e conseguir rodar esse jogo sem problemas, ela conseguirá extrair

todo o potencial desta GPU, a GPU dará seu máximo e, se não for suficiente terei que comprar uma GPU mais potente para conseguir mais "frames" por segundo.

pop4gpuload.gif

Então, é isso, o gargalo está na minha CPU, sem dúvida. A 9500GT é capaz de rodar este jogo nestas configurações com mais eficiência do que agora, mas a CPU não

deixa ter um desempenho satisfatório e extrair todo o seu potencial. Não vai adiantar eu comprar uma GeForce GTX 580 porque vai continuar a mesma porcaria.

Quando eu fiz o teste com um jogo DirectX 8 do ano de 2002 o uso de CPU não chegava nos 50% e o de GPU ficava a 12% no máximo e eu estava fazendo 75FPS, v-sync

ativado, resolução de 800x600 @ 75Hz, neste jogo pobre não tinha gargalo em lugar nenhum estava rodando muito bem, sem dúvida.

Uma maneira simples e rápida que descobri para identificar gargalos no sistema.

Se eu estiver errado me corrijam. Informações que vieram da minha cabeça.

Espero ter ajudado, eu só quero ajudar por isso passei horas e com muito prazer escrevendo e revisando isso tudo.

Obrigado à todos e Feliz Natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...