Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon - Overclock Por Software & Bios


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP

Há um tempo atrás muita gente perguntava como fazer OC numa Radeon, quais eram os melhores programas, como modificar os BIOSes, etc... Arranjei um tempinho para auxiliá-los nestas dúvidas, comentários e/ou sugestões podem ser feitos posteriormente para complementar o tópico. Vamos lá...

Edição do BIOS

Muitos, assim como eu, mantêm um overclock cotidiano, testado exaustivamente, afim d c obter bons rendimentos mas sem prejudicar a qualidade gráfica, como corrompimento das texturas ou até mesmo superaquecimento nos chips d memória e no processador gráfico. Então, porquê usar programas nestes casos c podemos configurar diretamente o BIOS para tais valores?

No caso das placas PBA (Powered by ATI), ou seja, fabricadas por terceiros mas q levam o mesmo processador gráfico, os programas necessários são o Radedit 1.1D e o Flash Utility(FlashROM v2.37), ambos disponíveis aqui.(Atualizado!)

Primeiramente precisamos do BIOS a ser modificado, para tal usaremos o Flash Utility, coloquem os arquivos desta pasta num disco d boot. Já no prompt d comando digitem backup, isto fará uma cópia do BIOS no disquete. D volta ao Windows executem o programa Radedit e deêm um "load" naquele BIOS q salvamos. Vou exemplificar o resto do procedimento com a minha Radeon 9100...

A tela seguinte será parecida com esta:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://usuarios.lycos.es/phoenyx/overclock_ATI/bioseditor1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Bom, no meu caso sincronizei o valor das memórias para 250MHz(DDR500), e aproveitei para editar a identificação do fabricante:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://usuarios.lycos.es/phoenyx/overclock_ATI/bioseditor2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Existem outros recursos interessantes a serem modificados, por exemplo, o formato da saída d vídeo. A maioria das placas ATI vem pré-configuradas no padrão Europeu, portanto, os formatos PAL-M e NTSC só estarão disponíveis pela configuração do Catalyst. Mas já q podemos transformá-la em "Tupiniquin" desde o boot porque não fazê-lo? B)

Habilitem a aba Enable unsupported TV standard e escolham o formato preferido:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://usuarios.lycos.es/phoenyx/overclock_ATI/bioseditor3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Outras coisas podem ser feitas, como mudança nas fontes q serão apresentadas no ambiente DOS, resoluções primárias d tela, etc... Há também a seleção do CAS Latence (Memory timings), mas nas Radeon's 9100/8500/LE não surte efeito. Tenham cuidado com isto, uma alteração mal sucedida poderá fazer com q a sua placa não ligue mais!

Em contrução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Link concertado. Mas já aviso, dependendo da sua PV (geração R9600 em diante) talvez estes programas não funcionem corretamente, terão q procurar as últimas versões...

Quando acabar este tópico (eu sei, eu sei, tô enrolando faz tempo já) atualizarei tudo.

PS: vocês estão conseguindo ver as screens?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Phoenyx, a título de informação, na minha 9800PRO usei o programa flashrom 2.37 para gravação e o ATI Bios Editor 1.1D para edição, e deu tudo certo, quer dizer, com as novas placas também funcionam.

Não funcionou a edição com o programa BiosEdit, até aparecem as opções de mudança, mas quando tentamos editar as frequências elas vão para o máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou pensando em adquirir uma 9600 XT .

Primeiro qual marca devo adquirir a original Radeon ou outra que utiliza os mesmos componentes.

Outra duvida qual a melhor com 128 ou 256

pode-se conseguir um melhor rendimento com esta placa utilizando overclock.

Vou utiliza-la para reprodução de DVD, escolhi este modelo pois parece que oferece saida video componente através de adaptador.

Segundo dados a mesma possui saida digital SPDIF, o que para mim pode ser util para liga-la ao Home Theater.

São muitas as duvidas, pois esta será minha primeira placa. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nautilus, sem querer ser chato, mas este tópico aqui é para o processo de modificação de clocks via BIOS, portanto, o seu post estaria melhor colocado se estivesse na seção Placas de Vídeo.

Mas é normal no seu caso, reparei que foi sua primeira mensagem aqui, seja bem vindo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

No over por software é exigido que o mesmo esteja sendo executado a fim de que os clocks alterados funcionem corretamente, ou seja, é um programa a mais rodando junto com o sistema operacional.

Over via BIOS não precisa do soft, portanto não precisa ter programa sendo executado para tal.

Eu particularmente uso soft mesmo, já até usei underclock via BIOS na minha placa de vídeo, mas voltei aos clocks padrões e quando faço algum over uso o Riva Tuner.

Porgramas de overclock em geral são bem leves, de modo que quando estão em execução não influenciam em praticamente nada no desempenho geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Sombra_XXI!

tentei fazer over aqui com o ATI Tool mas não deu certo. Aconteceu algo muito estranho, tipo, eu coloquei para colocar o clok maximo suportado e ele começou testando o clock q já estava e deu erro mesmo assim!!! :muro:

Estou usando o driver q veio com a vga, pode ser isso? ouvi dizer q tem drivers "travados". você acha o riva tuner melhor? onde acha-lo?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:muro: Comigo também não gerou o .BIN pelo backup.bat no inicio.....

:P Mas fui ver o problema é Beem Besta....é so você editar o BackUp.bat...

Essa e a Linha de comando Original..... "FLASHROM -S 0 BACKUP.BIN"

para resolver é so mudar o -S para -s ...Simples né,.....eheheheh

ou se você quiser nem precisa editar o Backup.bat....

e so digitar a linha de comando, so que com o -s...

entendeu???

Ficaria assim oh:

FLASHROM -s 0 BACKUP.BIN

Eu consegui fazer na minha 9200SE 128MB da ECS :palmas:

aí Phoenyx!!

Otima Dica essa ai!!! :joia:

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leonardolora@14 jul 2004, 15:01

tá, eu faco tudo o que você disse ali em cima,.... no "ATI BIOS editor" fica tudo como eu quero , mas como eu faco para salvar essas configuracoes na bios da placa?

obrigado aê desde já!  :P

B) é so usar agora o FLASH.BAT...

mas novamente precisa fazer as alterações.....

DE

"FLASHROM -P 0 BACKUP.BIN"

PARA

"FLASHROM -p 0 BACKUP.BIN"

falou!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Problema corrigido 205XSi, valeu pelo toque(eu sempre fiz por linha de comando, por isso não tinha percebido).

Atualizado também a versão do FlashROM para a 2.37, compatível com praticamente todas as Radeons(não sei quanto a série X800).

Adicionei mais um programinha na lista, é o RaBiT(Radeon BIOS Tuner). Ele é semelhante ao Radedit 1.1D, mas com o diferencial de manipular completamente os timings de memória, além de suportar mais placas. Tenham cuidado!

Provavelmente irei refazer este tutorial em cima dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...