Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtros E Lentidão


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom já vi alguns reclamarem que quando o filtro AA é ativado no NSF Underground o desempenho cai pela metade (inclusive comigo), mas creio que o game deva ser programado para receber tais filtros, ou seja, que possamos configurar através dele o uso ou não do recurso.

Posso dar o exemplo do Max Payne 2, que mesmo se eu colocar 6x de AA e 16x de AF, ainda assim o jogo permanece com uma boa taxa de frames (cerca de 60 a 75, caindo às vezes para 35).

Mas claro que também tem o fator velocidade, pois no NFS Underground o gráfico vai passando como um foguete, e creio que a correção do serrilhado do cenário pelo AA não seja tão rápida como velocidade em que ele vai aparecendo.

Outro jogo que posso citar é o Mafia, que acho bem pesado mas oferece a opção de usar o AA em seu próprio menu de configurações 3D, e aceita muito bem o AA 4x.

Alguém mais pensa como eu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na casa de um colega meu ele roda NFSU perfeito sem filtros com uma FX 5200. Porém quando ele liga os filtros.. nem precisa ser no máximo só até a metade. O jogo já fica uma lenda! Parece em camera lenta.. 

nesse caso o drive vai bem em FX, aqui em casa NFSU tá no talo em tudo, e filtros no máximo e tá rodando beleza. Tem uns legs de drive, mas esses só trocando o HD por um mais rápido e maior cache.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@07 mar 2004, 12:06

Bom já vi alguns reclamarem que quando o filtro AA é ativado no NSF Underground o desempenho cai pela metade (inclusive comigo), mas creio que o game deva ser programado para receber tais filtros, ou seja, que possamos configurar através dele o uso ou não do recurso.

Verdade, o game precisa ser programado pro recurso. Um exemplo é halo, que a própria bungie diz que o AA trava o jogo, pois o antialiasing age no framebuffer de renderização. Mas alguns efeitos do Halo usam os dados do framebuffer, por isso pode ocorrer corrupção na imagem do jogo.

Posso dar o exemplo do Max Payne 2, que mesmo se eu colocar 6x de AA e 16x de AF, ainda assim o jogo permanece com uma boa taxa de frames (cerca de 60 a 75, caindo às vezes para 35).

Realmente o desempenho do jogo não é tão afetado. Mas leve em conta que ele possui menos efeitos na tela que o NFSU.

Mas claro que também tem o fator velocidade, pois no NFS Underground o gráfico vai passando como um foguete, e creio que a correção do serrilhado do cenário pelo AA não seja tão rápida como velocidade em que ele vai aparecendo.

Pode ser isso. Mas também pode ser que o NFSU tenha um número muito grande de polígonos na tela...a compelxidade dos objetos deve influenciar no desempenho com antialiasing pois ele age nas bordas dos objetos na tela. Objetos mais complexos deve significar mais trabalho da placa...e degradação de performance...

Outro jogo que posso citar é o Mafia, que acho bem pesado mas oferece a opção de usar o AA em seu próprio menu de configurações 3D, e aceita muito bem o AA 4x.

O mesmo caso do Max Payne 2, o número de polígonos não deve ser grande a ponto de influenciar no desempenho com AA.

Alguém mais pensa como eu?

Faz sentido o que você disse! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ichigeki@07 mar 2004, 12:47

Faz sentido o que você disse!  :lol:

:lol: Pelo menos isso.

Bom, realmente, quanto ao número de polígonos e complexidade eu penso o seguinte:

Em alguns jogos, a quantidade de polígonos é tanta que eu não vejo a real necessidade de utilizarmos o Anti-Aliasing, como exemplo posso dar o próprio NFS Underground, eu particularmente já fiz testes aqui ativando e desativando o AA, claro que o desempenho ia pro ralo, mas era só pra fazer uma comparação visual, e sinceramente, pelo menos nesse jogo eu não vi lá muita diferença não (existe, mas é pouca), em outros é bem visível, como nos da série Fifa por exemplo.

Quer dizer, se já tem polígonos suficientes pra preencher os espaços, pra quê colocar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jogos muito rápidos, como o NFSU, nem vejo muita diferença com filtros ativados. Com a velocidade que os poligonos passam mal dá para perceber o serrilhado ou qualquer coisa.

Agora discordo de Fifa... Já liguei todos os filtros no máximo e o que senti diferença, pra valer, foi no caso do Anisotropic. O AA em 2x em diante não vejo mudança significativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem mais isso mesmo red viper, sobre os jogos rápidos, ia comentar aqui mas esqueci.

Como disse o red, pra quê ligar o AA em jogos de alta velocidade?

A gente mal pode perceber se o que passou do nosso lado foi uma placa de pare ou de permitido estacionar, é muita rapidez para nossos olhos acompanharem, portanto, de nada adianta melhorar o que já está bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...