Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador Bifásico-Monofásico


doValle

Posts recomendados

Srs., estou com um problema elétrico, não encontrei outra sessão no fórum que se aproximasse mais disto do que esta, se estiver enganado por favor me corrijam e eu posto no lugar correto.

É o seguinte, eu preciso ligar uma máquina em uma rede 230Vac monofásica. Para isto, meu eletricista disse que eu precisaria de um transformador, portanto comprei um transformador que, teóricamente, deveria transformar duas fases de 127V defasadas de 180 graus (220V bifásico, padrão residencial) em uma fase de 230V + neutro(0 volt). Liguei o tal transformador e com um osciloscópio verifiquei que entre a fase1 do trafo e o terra existe uma tensão de 110Vrms, e entre a fase2 e o terra existe uma tensão de 140Vrms. Entre fases aparece uma tensão de 240Vrms, porém uma senóide oscila próximo ao zero volt, com valor em torno de 40V, e a outra oscila com intensidade bem maior (não lembro o valor). As duas fases estão defasadas de 180 graus. Penso que, tendo uma fase neutra e outra de 230Vac, o que deveria aparecer no osciloscópio seriam duas fases em fase, com as senóides oscilando na mesma intensidade e tempo. Pelo menos foi isto que encontrei no Proteus simulando estas condições.

Alguém aí sabe se este transformador está realmente cumprindo o que promete? É possível transformar duas fases em uma através de um transformador? Caso não, qual seria a solução?

Agradeço desde já.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite doValle, só pra constar as fases são defasadas em 120 graus e não em 180, como o círculo trigonométrico é dividido em 360 graus e temos circuitos trifásicos (3 fases) temos portanto 360/3 = 120 graus de defasagem, mas se a sua máquina funciona em 230 Vca e você tem uma rede 127 Vca, significa que duas fases terão 220 Vca (127 * SQR(3)~220), o que significa que não haveria necessidade do tal transformador, a não ser que tu querias isolar da rede o equipamento, e isso deve ser feito com um transformador e não um autotransformador, pois são máquinas diferentes nas suas construções, e quanto ao sintoma do seu transformador, que aparenta é ser um autotransformador pois uma tensão continua praticamente igual (pois a fase passa direto ) e a outra menor (pois passa pelo enrolamento), tente ligar o equipamento sem o trafo, ele não fara falta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...