Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobre Sistemas De Arquivos


toshin

Posts recomendados

Olá!

Em breve vou adquirir um HD de 120Gb, então vou deixá-lo somente para arquivos e usar esse meu de 20Gb para os OSs...

No de 20Gb pretendo colocar 3 OSs: Win XP (NTFS), alguma distro de Linux (?) e Win98 (FAT32).

Agora as dúvidas:

1) O Win98 reconhecerá a partição NTFS? Poderei ler e gravar nela?

2) O WinXP reconhecerá a FAT32? Posso ler e gravar nela?

3) O Linux eu sei q grava e lê em FAT32, mas em NTFS, ele grava e lê?

Tenho essas dúvidas porque não sei que sistema de arquivos por no HD de 120Gb... NTFS é mais seguro, mas creio que só vou poder usá-lo no WinXP...

Bem, mais umas:

4) Se eu optar por NTFS no HD de 120, posso converter p/ FAT32 depois? Há algum mal em fazer isso?

5) A mesma pergunta acima, só que convertendo de FAT32 para NTFS

Desde já agradeço a contribuição de todos! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, não entendo muito disso mas, sei que o sistema NTFS são para HDs grandes do tipo desse que você vai adquirir, use NTFS nesse hd novo e use fat32 nos OS fat 32 é recomendado para HDs com menos de 32gb...e você poderá ler os arquivos do fat nos ntfs sem problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toshin,

Cara, parece que você esta afim de arrumar confusao pra sua cabeça!

Porque misturar tantos OS´s na mesma maquina...?

Isso é algum tipo de experiencia? Se for , tudo bem! Caso contrario te digo que você

vai pirar....rsss

O linux vai sair brigando de cara com o Win98 e o WinXp vai ficar assistindo!

Pode nos dizer qual o objetivo do seu projeto?

Abraço

Amd 750 - 160 MB RAM

Pcchips MB850

HD Fujistu 10 Gb

Ou seja, ninguém merece!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim:

Windows XP lê e escreve em NTFS e FAT32

Windows 98 só lê e escreve FAT32

Linux lÊ FAT32 e NTFS, escreve meia boca em FAT32 e não escreve em NTFS (quer dizer, escreve, mas é como pedir pra o padeiro da esquina arranca um dente teu: a operação será doída e extremamente não-confiável)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Carmelo@09 mar 2004, 10:22

Toshin,

Cara, parece que você esta afim de arrumar confusao pra sua cabeça!

Porque misturar tantos OS´s na mesma maquina...?

Isso é algum tipo de experiencia? Se for , tudo bem! Caso contrario te digo que você

vai pirar....rsss

O linux vai sair brigando de cara com o Win98 e o WinXp vai ficar assistindo!

Pode nos dizer qual o objetivo do seu projeto?

Abraço

Amd 750 - 160 MB RAM

Pcchips MB850

HD Fujistu 10 Gb

Ou seja, ninguém merece!!!

Qual seria o problema? Só se for para configurar boot, porque cada sistema fica na sua e pronto :P

WinXP vou usar como sistema principal, Linux para experiência (talvez migre para ele) e Win98 como bucha de canhão :lol: e talvez para programar nele.

A principio o decidido é:

NTFS, FAT32 e Linux no HD Master.

E NTFS no Slave.

Valeu tabgal :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por †_ÅÑЮÉ_†@08 mar 2004, 07:11

Ola, não entendo muito disso mas, sei que o sistema NTFS são para HDs grandes do tipo desse que você vai adquirir, use NTFS nesse hd novo e use fat32 nos OS fat 32 é recomendado para HDs com menos de 32gb...e você poderá ler os arquivos do fat nos ntfs sem problemas...

porque o FAT32 é recomendado para partições com menos de 32GB??? você pode formatar uma partição de até 2TB com FAT32... a única proibição q dizem é sobre os clusters q você perde espaço em uma partição muito grande...

vamos as questões

O linux vai sair brigando de cara com o Win98 e o WinXp vai ficar assistindo!

porque vão ficar brigando?? é perfeitamente normal e fácil instalar esses 3 sistemas em 1 hd...

E sobre a conversão FAT32->NTFS, NTFS->FAT32, alguém sabe se há problemas em converter?

essa conversão pode ser feita com mais tranquilidade de fat32 para ntfs, ao contário acho q ainda dá mas é muito mais arriscado.

qualquer dúvida pode postar amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se eu fosse voce excluia o W98 dessa historia toda. O Linux, enxerga e escreve na NTFS ainda mais se voce compilar o Kernel 2.6.3. Te aonselho o NTFS pra voce não perder espaço em disco. Ou então cria uma partição pequena mesmo pro W98, mas saiba que o XP não erá enxerguado pelo 98. Agora o resto fica tudo certo...

[ ]´s

Sk4D1nh4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a ficar desperdiçando espaço no hd grande por causa do FAT32, não vai ser tão grande porque a grande maioria dele vai ser ocupado por arquivos grandes.

No HD que uso atualmente para OS, de 4Gb, quando faltam uns 400Mb ele já acusa HD cheio. No outro HD de 20Gb que só tem MP3 e videos, ele passa dos 150Mb antes de dar aviso de cheio.

Win98 eu vou deixar só uns 1,5Gb... Só para testar programas, usar programas mais antigos e tbem pra quando eu precisar trabalhar no PC (porque se eu tô no PC com música, video e jogos, não consigo produzir nada :wacko: )

Agora tive outra ideia, deixar uns 5Gb de FAT32 no HD slave para poder usar os arquivos que lá estiverem em diferentes plataformas! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, usa todos os Windows em fat32......e uma vez eu fiz a bizarrice de instalar ruin95, 98, me, xp, server 2003 e o conectiva 9......95 não rodou, 98 não achou a placa de video e o resto ficou na boa.....não tem muito problema em instalar varios SO no hd......mas você deveria instalar o linux por ultimo porque o Windows apaga o linux do boot.....e o linux reconhece tudo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...