Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faculdade Pra Games


Pluged.

Posts recomendados

Além de mim tenho certeza que muitos dos membros desse fórum são jovens sonhadores que desejam que um dia o assunto no fórum seja algum game maravilhoso feito por ele. :rolleyes:

Claro que muitos de nós fizemos/conhecemos alguém que faz joguinhos pra computador (eu mesmo tenho um site deles, eu e um amigo fizemos 100% dos jogos! Visite: www.plugames.2x.com.br) :-BEER Mas a meta final é mesmo ser um game designer.

Então, esses jovens sonhadores ambiciosos devem ter descoberto a dificuldade que é pra encontrar uma "faculdade" de games. Se for no Brasil pior ainda!

Mas é sabido que a melhor faculdade declarada de games é a Digipen, em Washington estado. Mas como poucos de nós podemos pagar algo tão caro quanto estudar no exterior ficamos aqui chupando dedo. :(

Eu soube que fazer vestibuar pra design industrial é uma saída. E uma informação mais animadora ainda é de um curso de modelagem 3D no Senac-SP. E também há um curso de pós-graduação no Sul (foi mal mas não lembro de qual estado! :muro: ).

Como esse é mais ou menos o máximo de informação a respeito do assunto que eu sei. Postem aqui para contribuir com informação mais precisas ou dar sua opinião. :)

Valeu e tchau!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem esse Morumbi e tem tambem tem uma no sul, mas eu pensei que fossem pos e na graduacao... Estranho ehehehe. Aqui tem eu e um colega meu, que estamos sonhando em criar um MMORPG heehehe. Bom, eu gostaria de atuar principalmente no desenvolvimento de engine ehehe ^^. então, boa sorte aos que pretendem seguir esta carreira como eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gustabolo@08 mar 2004, 17:03

Quem quiser mais algumas informações e ler entrevistas com quem enriqueceu nos games, a EGM Brasil deste mês (# 24) está muito boa.

falou

Sim, aquele cara enriqueceu fazendo música pra games.

Mas games são extensos e complexos de se fazer. Há vários setores envolvidos:

programação, modelagem, planejamento, direção artística, testing.... e por aí vai.

Eu gostaria de no futuro poder ser o "planejador dos games", vulgo game designer. Mas cada um contribui para essa indústria como pode, fazendo o que gosta. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que Uniban, Unicid, Uninove, etc? Bom, esse curso só tem lá... Ouvi dizer que a Unicamp ou a USP estavam implantando pós ou especialização em games, mas não sei muito disso.

Eu vi uma menina que passou lá na Anhembi e outra que passou na Unip, curso fraco é o que eu imagino, o vestibular além de ser curtíssimo é banal. Os assuntos mais complicados eles nem colocam no vestibular e tem umas questões muito idiotas com nível de quinta série....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Pluged_15+08 mar 2004, 17:20-->
Gustabolo@08 mar 2004, 17:03

Quem quiser mais algumas informações e ler entrevistas com quem enriqueceu nos games, a EGM Brasil deste mês (# 24) está muito boa.

falou

Sim, aquele cara enriqueceu fazendo música pra games.

Mas games são extensos e complexos de se fazer. Há vários setores envolvidos:

programação, modelagem, planejamento, direção artística, testing.... e por aí vai.

Eu gostaria de no futuro poder ser o "planejador dos games", vulgo game designer. Mas cada um contribui para essa indústria como pode, fazendo o que gosta. ^_^

Corretíssima essa sua opinião! Eu nunca sonhei em ser Designer ou Programador, mas definitivamente quero trabalhar com games! Minha opção foi atacar em Jornalismo, a opção menos difícil (como se ainda fosse fácil) de alcançar o sonho da maioria por aqui. Ganhar dinheiro para jogar. Luto para conseguir isso um dia! Quem sabe a EGM Brasil daqui a uns 3 anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por red viper@09 mar 2004, 00:43

Ganhar dinheiro para jogar. Luto para conseguir isso um dia! Quem sabe a EGM Brasil daqui a uns 3 anos?

Bom, como leitor assíduo da EGM espero que você consiga isso. Agente só faz ler e ficar pensando: "Meu... Esses caras são os manos mais felizes da Terra"

Pequena observação: Vê se quando chegar lá substitui a vaga do Erik "de" Araki. <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, encontrei uma "Escola Profissionalizante de Computação Gráfica" brasileira! :bandeira:

Chama-se Alpha Channel, é em www.alphachannel.com.br

Parece que a sede é em Santo André, SP. É reconhecida pelo MEC.

Pra mim pareceu interessante (mas tinha que ser em SP né?! Por que tão longe?!)

mas eu não tive tempo de explorar a página toda. Quem puder ou tiver paciência por favor dê uma analisada na página que é bem interessante e poste aqui para podermos todos saber mais sobre o assunto. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, como ninguém se candidatou a postar aqui sobre a página deixa que eu posto. <_< Lá vai:

Curso técnico:

TRÊS CERTIFICADOS + DIPLOMA

O curso Técnico para Computação Gráfica é dividido em três módulos independentes:

MÓDULO I

Teoria: Fundamentos de computação - 45h; Fundamentos de redes e Internet - 45h; Fundamentos de computação gráfica - 45h; Síntese de imagens (renderização) I - 32h.

Laboratório: Aplicativos para tratamento de imagens e editoração - 47h; Aplicativo 3D para ambiente de produção de computação gráfica, renderização e animação I - 70h; Aplicativo CAD 3D para modelagem de sólida de objetos - 30h; Trabalho final: catálogo de produto completo - 20h.

Carga horária: 334 horas aula, 50% de teoria e 50% em laboratório. Duração aproximada de 4 meses.

Estágio: 70 horas, em empresa de qualquer um dos ramos abordados no curso.

Enfoque: Fundamentos de computação, computação gráfica e redes/internet. Familiarização com programas para tratamento de imagens e ambiente 3D, com princípios de modelação e renderização.

Certificado de Qualificação: ASSISTENTE de computação Gráfica. Profissional apto para trabalhar na elaboração de imagens 2D e 3D, manipulação de arquivos gráficos e apoio à computação gráfica em geral. Reconhecido pelo MEC.

MÓDULO II

Teoria: Matemática para computação gráfica I - 35h; Física para computação gráfica I - 35h; Síntese de imagens (renderização) II - 22h; Modelagem geométrica I - 25h; Animação por computador I - 25h; Técnicas de Internet I - 25h.

Laboratório: Aplicativo 3D para ambiente de produção de computação gráfica, renderização e animação II - 77h; Aplicativo CAD 2D para desenhos dimensionados - 20h; Aplicativo NURBS de modelagem avançada para design, arquitetura, personagens etc - 50h; Trabalho final: animação 3D completa - 20h

Carga horária: 334 horas aula, 50% de teoria e 50% em laboratório. Duração aproximada de 4 meses.

Estágio: 70 horas, em empresa de qualquer um dos ramos abordados no curso.

Enfoque: Modelagem Geométrica e Animação por Computador. São abordados princípios de matemática e física para renderização e manipulação de objetos, além de aprofundamento em modelagem de cenários/objetos e execução de imagens foto realísticas. Princípios de projetos de web.

Certificado de Qualificação: OPERADOR de computação Gráfica. Profissional apto para trabalhar como modelador/renderizador 3D, capacitado a fazer sub-sets de animação/games e lay-out de web sites que envolvam as aptidões anteriores. Reconhecido pelo MEC.

MÓDULO III

Teoria: Matemática para computação gráfica II - 15h; Física para computação gráfica II - 20h; Animação por computador II - 40h; Modelagem geométrica II - 40h; Técnicas de Internet II - 22h; Síntese de imagens (renderização) III - 30h.

Laboratório: Aplicativo 3D para ambiente de produção de computação gráfica, renderização e animação III - 30h; Aplicativos de pós produção, captura, fusão e edição de imagens - 40h; Ferramentas para construção de web sites - 30h; Aplicativos para games/simulação - 37h; Trabalho final: filme completo de 10min - 30h.

Carga horária: 334 horas aula, 50% de teoria e 50% em laboratório. Duração aproximada de 4 meses.

Estágio: 70 horas, em empresa de qualquer um dos ramos abordados no curso.

Enfoque: Modelagem, Animação e Edição/Composição de imagens. São abordados também princípios de matemática e física para Computação Gráfica, além de aprofundamento em modelagem/animação de personagens e efeitos especiais em 3D. Técnicas de pós produção, captura, fusão e edição de imagens para TV, vídeos, CD e DVD. Projetos de web sites complementam o currículo.

Certificado de Qualificação: PRODUTOR de computação Gráfica. Profissional apto para conduzir uma produção 3D completa, desde a modelagem, passando por renderização e animação/games, até a captura de imagens e pós-produção/edição final do projeto. Reconhecido pelo MEC.

INFORMAÇÕES GERAIS

Diploma de Habilitação Profissional : TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Será concedido a quem concluir os três módulos, em qualquer ordem, e cumprir 200 horas de estágio previstas no currículo. É o primeiro e único curso com Diploma desta modalidade a ser emitido no Brasil, reconhecido pelo MEC através da Secretaria da Educação de São Paulo e de outros Estados onde este curso vier a ser implantado.

Pré-Requisitos: Segundo grau completo ou em curso. Alunos que ainda estão cursando poderão frequentar os 3 módulos, mas receberão o Diploma de Técnico em Computação Gráfica somente após a conclusão do 2o.grau. Não há requisitos prévios em Computação ou Computação Gráfica para quem ingressar no Módulo 1, porém os alunos que pretenderem cursar os módulos mais avançados sem terem cursado os níveis anteriores serão submetidos a uma avaliação prévia.

Material Didático: Preparado com apoio da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (www.ita.br) - única Instituição de Ensino com índice AAA em todos os provões do MEC, em Convênio firmado com a Fundação Casimiro Montenegro Filho (www.fcmf.org.br).

Horários: Conforme planejamento da Escola franqueada ou licenciada. Horários sugeridos pela Escola Matriz: das 8:00 às 12:00h, das 13:30 às 17:30h, das 19:00 às 23:00h, de segunda a sexta feira, totalizando 20 horas semanais. Cursos livres de menor duração e treinamentos específicos em software podem ser ministrados aos sábados, das 8:00 às 18:00h, ou em dias e horários sob consulta.

Curso Técnico de menor duração: Cursos livres ou treinamentos de software podem ser feitos como introdução ou apanhado geral sobre o curso técnico, possibilitando aos alunos o uso imediato de alguns conceitos e ferramentas da Computação Gráfica.

Cursos a Distância: Estaremos oferecendo cursos de presença flexível e atendimento individualizado para interessados em estudar em casa ou no trabalho. O material completo será enviado em CDs, com plantão de dúvidas por e-mail, telefone, fax ou presencial. As licenças para uso pessoal dos programas utilizados deverão ser adquiridas pelos alunos a preços acadêmicos especiais. As avaliações serão realizadas somente na Escola mais próxima ou na Escola Matriz, ao final de cada módulo.

Software Utilizado: Os aplicativos utilizados nas aulas de laboratório são rigorosamente selecionados por nossa equipe para que os alunos aprendam de forma completa e imparcial COMO FUNCIONA cada ferramenta da Computação Gráfica, evitando a formação de simples usuários ou dependentes desta ou daquela empresa de Software. Nossos alunos estarão aptos a selecionar e operar o software de melhor custo/benefício para cada tipo de aplicação. Tomamos o cuidado de utilizar sempre os melhores programas de mercado, que funcionem preferencialmente em mais de um sistema operacional e que tenham preços acessíveis para os futuros profissionais. Todos os manuais de operação são totalmente traduzidos para a língua Portuguesa. Os parceiros já incluídos neste curso são: Realsoft 3D, SolidThinking, Varicad, Main Actor, Main Vision e Gimp.

Hardware/Laboratório: Sugerido pela Escola Matriz: Athlon 2.0Ghz ou superior, 512MB RAM DDR, geforce 4, Monitores tela plana de 17"de alta resolução e dp=.20, renderização em rede. Computadores com menor capacidade poderão ser usados após avaliação pela Escola Matriz.

Abrangência: É importante ressaltar que o objetivo do curso não é formar profissionais exclusivamente para determinados tipos de produção. Nossos alunos serão capacitados a discernir aplicações em áreas mais técnicas como CAD/CAM, bem como em áreas de Design e/ou de cunho mais artístico. Exemplos: Vídeo Games, Animação de Personagens, Simuladores, Design de Jóias, Filmes, Arquitetura de interiores e exteriores, Internet e Web Design, Design de Produtos, Fotografia, Vinhetas e Comerciais para TV, Pintura, Design de Veículos e outras.

Valores: Preços sugeridos pela Escola Matriz: matrícula R$ 360,00 e mensalidade R$ 360,00.

Descontos para pagamento antecipado, indicações, convênios e bolsas de estudo.

Os preços citados são apenas sugestões. Poderão ocorrer variações consideráveis em função da região do País, do porte da Escola e dos computadores utilizados.

Curso a distânciaa:

CURSOS A DISTÂNCIA

Estaremos oferecendo cursos livres para interessados em estudar em casa ou no trabalho. O curso equivalente ao técnico, neste caso, é também considerado livre e sem reconhecimento do MEC. O material completo é enviado em CDs, com plantão de dúvidas por e-mail. As licenças para uso pessoal dos programas utilizados poderão ser adquiridas pelos alunos a preços acadêmicos especiais. Os certificados de conclusão são emitidos pela própria Escola, sem necessidade de aprovação por órgãos governamentais.

PREÇOS SUGERIDOS

Os valores de matrícula, material e suporte podem ter variações consideráveis de região para região e também em função do porte da Escola e custo dos computadores utilizados. Preços de software são os mesmos para todo o Brasil.

Preços em Reais sugeridos pela Alpha Channel:

CURSO EQUIVALENTE AO TÉCNICO

Importante: Certificado não reconhecido pelo MEC, emitido pela própria escola. Somente o curso técnico presencial confere Diploma de Técnico em Computação Gráfica reconhecido pelo MEC. O material didático é o mesmo do curso técnico presencial.

Duração Material e

Cursos (horas) Matrícula Suporte Software Acadêmico (opcional)

TÉCNICO - MÓD. 1 334 R$ 180,00* 4 x R$ 180,00 R$ 960,00 (Linux) ou R$ 1.500,00 (Windows)

TÉCNICO - MÓD. 2 334 R$ 180,00* 4 x R$ 180,00 R$ 600,00

TÉCNICO - MÓD. 3 334 R$ 180,00* 4 x R$ 180,00 R$ 600,00

* A matrícula é cobrada somente uma vez para quem cursar os 3 módulos ininterruptamente.

** Valores promocionais para alunos que adquirirem software correspondente.

CURSOS LIVRES

Duração Material e

Cursos (horas) Matrícula Suporte Software Acadêmico (opcional)

CG1 - MODELAGEM E RENDERIZAÇÃO 40 isenta R$ 245,00 de R$ 600,00 à R$ 2040,00

CG2 - ANIMAÇÃO E EFEITOS 40 isenta R$245,00 de R$ 600,00 à R$ 2040,00

CG3 - EDIÇÃO E COMPOSIÇÃO DE VÍDEO 40 isenta R$ 245,00 R$ 600,00

CG4 - TRAT.DE IMAGENS E EDITORAÇÃO 40 isenta R$ 149,00 open source

** Valores promocionais para alunos que adquirirem software correspondente.

TREINAMENTO DE SOFTWARE

Duração Material e

Cursos (horas) Matrícula Suporte Software Acadêmico (opcional)

3D BÁSICO 40 isenta R$ 245,00 R$ 660,00 (Linux) ou R$ 1.200,00 (Windows)

3D AVANÇADO 40 isenta R$ 245,00 R$ 660,00 (Linux) ou R$ 1.200,00 (Windows)

DESIGN BÁSICO 40 isenta R$ 245,00 R$ 600,00

DESIGN AVANÇADO 40 isenta R$ 245,00 R$ 600,00

CAD 40 isenta R$ 245,00 R$ 300,00

EDIÇÃO DE VÍDEO 40 isenta R$ 245,00 R$ 600,00

** Valores promocionais para alunos que adquirirem software correspondente.

Esse é o fim da parte 1. Como ainda tem muita coisa, digam se querem que eu poste o resto aqui ou então é melhor entrarem na página pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, atinei prum fato hoje pessoal. Diploma de Curso técnico no Brasil hoje não vale NADA <_< . Infelizmente minha vida não será o mar de rosas que eu estava imaginando. Terminar o 2 grau, ir fazer um curso técnico, ir para a Digipen, me tronar um multimilhonário hehehe :lol: (e tudo isso sem fazer vestibular! ;) ).

Mas a realidade cruel é que vou ter que fazer vestibular pra, bem acho que ciência da computação ou é design de alguma coisa. Bem, a verdade é que eu não sei bem pra que fazer o vestiba e nem aonde (em que estado) :( .

Então por favor ajudem um adolescente desnorteado com incertezas sobre o futuro. Digam se precisa fazer o vestibular no estado em que fica a universidade com o curso de games, se na universidade em questão dão bolsa de estudos e umas informações extras feito taxas etc...

Ou então digam se eu tô sendo paranóico demais e o plano inicial no começo do texto funciona ^_^ .

Por favor dêem uma forcinha aí galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éh, eu gostaria de fazer um curso desses..

Mas infelizmente porinquanto exclusivamente direcionada a Games acho que é só a Anhembi que ainda não é boa nisso..

Quem sabe daqui a algum tempo não melhore... :unsure:

mas Pluged. só de fazer tudo isso aí já Rula ;)

Rlz mesmo seria uma escola só para jogos rpg :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CLAITOK@12 mar 2004, 00:50

Trabalhar com GAMES .. num ia presta.. deve ser uma lokura o cara fazer o seu próprio jogo e não conseguir virar depois!

Nada. Os progamadores (não é bem minha ocupação gamística) sabem tudo sobre o jogo que fazem. Imagina também: se você fez a AI dos inimigos é claro que sabe como vencê-los. Meu amigo mesmo, que programa os nossos jogos (lembre-se, visite o nosso site para vê-los)sabe como passar das fazes a nível milimétrico :blink: .

Eu não sou bom programador. Sei um mínimo, mas sou é o "artista". Ou como minha "empresa de entretenimento" só tem dois membros também sou o Co-criador, Diretor de Arte & Criação hehehe. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...